O que não falta em Coringa é polêmica. Mesmo ganhador do festival de Veneza e quebrador de recordes na bilheteria em sua primeira semana, o filme é cercado de críticas por incitar violência e gerou até um alerta entre policiais. Nada mais natural que sua trilha sonora também seja alvo de controvérsias, já que o filme de Todd Phillips usou a faixa "Rock & Roll Part 2", composta por Gary Glitter, condenado por pedofilia, em uma cena icônica.
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A seleção de faixas que compõe a jornada do Coringa é admirável, indo de "Smile", composta por Charles Chaplin a "White Room" do Cream, passando por muitas outras. Confira e ouça abaixo as músicas mais marcantes de Coringa:
"Everybody Plays the Fool"
Um dos modos mais claros de mostrar a transformação em espírito de Coringa é através de sua trilha sonora, com as canções do começo sendo totalmente diferentes do fim. Uma das primeiras músicas da trilha sonora é "Everybody Plays the Fool", que toca quando o personagem está em seu camarim no trabalho.
A faixa foi composta por J.R. Bailey, Rudy Clark e Ken Williams e toca em Coringa sua versão mais famosa pelo The Main Ingredient.
"Slap That Bass"
Outra cena marcante de Coringa que tem uma música chamativa é quando Arthur está manuseando sua arma e acidentalmente atira na parede. No momento, o personagem aumenta a televisão ao volume máximo, preenchendo a tela com "Slap That Bass".
A faixa foi composta por George e Ira Gershwin, para o musical Vamos Dançar? de 1937.
"Send In The Clowns"
"Send In The Clowns", composta por Stephen Sondheim para o musical A Little Night Music, é perfeita para Coringa. Apesar de não ter nada a ver com palhaços - exceto pelo título - a faixa fala sobre uma desilusão grandiosa com amor e com vida.
Apesar de ser romântica, frases como "fazendo minha entrada novamente, com elegância, convicto de minhas falas, e ninguém estava lá", combinam muito bem com o personagem.
Já gravada por diversos artistas, a faixa de 1973 toca na voz de Frank Sinatra nos créditos de Coringa, e é recitada pelos três homens que confrontam Arthur Fleck no metrô.
"Smile"
"Smile", composta por Charles Chaplin para o filme Tempos Modernos, é a música que mais combina com a versão do Coringa de Joaquin Phoenix. A faixa composta em 1936 ganhou letra por John Turner e Geoffrey Parsons em 54, e segue uma filosofia parecida com a de Arthur Fleck, ensinada por sua mãe: "Sorria mesmo se coração está doendo, sorria mesmo se estiver quebrando".
"That’s Life" - Frank Sinatra
Outra faixa que estabelece um clima retrô de Coringa é "That's Life", que embala a transformação do personagem em sua casa, quando ele pinta o cabelo e dança de cueca. A canção, composta em 63 por Dean Kay e Kelly Gordon também vem na voz de Frank Sinatra.
"Rock 'N' Roll (Part 2)"
A controversa faixa "Rock 'N' Roll (Part 2)" marca um dos momentos mais musicais de Coringa, quando o personagem está em sua formação completa e desce uma longa escada dançando. Composta pelo músico inglês Gary Glitter, a faixa foi lançada em 1972 no álbum Glitter.
A polêmica em relação ao uso da faixa seria o enriquecimento de seu compositor, já que o músico foi condenado a 16 anos de prisão em 2015, já tendo servido tempo na cadeia no Vietnã em 2006. Glitter foi acusado de pedofilia e estupro de uma garota de 13 anos, mas já havia sido condenado por relações com vítimas de 10 a 15 anos de idade, além de posse de pornografia infantil.
Apesar das polêmicas com Coringa, "Rock N' Roll (Part 2)" já tocou em episódios de The Office e South Park, e marcou também trilhas de Boyhood: Da Infância à Juventude, Entrando numa Fria Maior Ainda e muito mais. Outras faixas de Glitter também podem ser ouvidas em séries como Glee, Elementary e Gotham.
[Atualização em 15.10: A Snapper Music, gravadora inglesa, declarou que o artista não recebe royalties da execução de suas músicas, já que a gravadora tem o direito total das músicas atualmente. A empresa disse que Glitter vendeu as masters de suas faixas "há decadas"]
"White Room"
Do começo ao fim do filme, existe uma transição sonora clara em Coringa. Enquanto as primeiras músicas são marcadas por um clima mais sentimental e antigo, quando Arthur Fleck transita para um momento mais violento de sua vida, a guitarra se torna muito mais presente. Depois de "Rock 'N' Roll (Part 2)", o filme cresce com a adição de "White Room" do Cream, que toca quando Gotham é dominada pelo caos.
Composta pelo baixista do Cream, Jack Bruce, e com letra de seu frequente colaborador Pete Brown, "White Room" foi lançada em 1968 no álbum Wheels of Fire.