Nesta segunda-feira (11), o mundo chora a morte de David Bowie, mas também relembra diversas faixas de uma prolífica carreira, que durou mais de 40 anos, rendeu 25 discos de estúdio e incontáveis músicas. Nesta lista, nós lembramos algumas das melhores canções de Bowie que não são tão conhecidas como hits do calibre de "Space Oddity", "Fame", "Heroes" e "Ashes to Ashes", mas também são fascinantes. Confira:
"Cat People (Putting Out Fire)"
Composta para o filme A Marca da Pantera (1982), com produção de Giorgio Moroder, a música acabou ficando ainda famosa por outro longa: Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. No filme, ela foi usada na cena em que Shoshanna se prepara para a estreia do filme nazista em seu cinema.
"Queen Bitch"
Em 1971, Bowie prestou diversos tributos a seus artistas favoritos no disco Hunky Dory. "Queen Bitch" é uma homenagem a Lou Reed e ao Velvet Underground, uma das várias influências do Camaleão do Rock.
"Song for Bob Dylan"
Outra homenagem mais literal de Hunky Dory é feita a Bob Dylan. A primeira frase da faixa - "Ouça isso, Robert Zimmerman (nome de batismo de Bob Dylan), escrevi uma música para você" - parafraseia "Song to Woody", de Dylan, na qual o trovador abre com "Ei, ei, Woody Guthrie, escrevi uma música para você".
"Rubber Band"
Um dos singles dos primeiros anos da carreira de Bowie, "Rubber Band" marcou o início do contrato do artista com a Deram, sua primeira gravadora, que também lançou seu álbum de estreia, David Bowie.
"Do Anything You Say"
Outro single do início da carreira de Bowie, e foi o primeiro a ser creditado unicamente ao nome do cantor.
"Speed of Life"
Em "Speed of Life", Bowie introduz Low - o primeiro disco da trilogia de Berlim do cantor - com sintetizadores e sem letra, já antecipando mais uma mudança de estilo musical.
"Little Wonder"
Influenciado pelo Nine Inch Nails, com quem fez turnê em 1997, Bowie utilizou a batida de rock industrial e a colagem de camadas musicais como conceito, que acabou se expandido pra a letra (com os nomes dos sete anões e frases sem sentido) ao videoclipe (com alienígenas em uma montagem frenética).
"Stay"
Single de Station To Station (1975), "Stay" é um dos melhores exemplos da progressão de Bowie para o soul, já que a faixa tem estruturas similares as de "John, I'm Only Dancing (Again)" - que, por sua vez, é uma releitura soul de "John, I'm Only Dancing".
Qual a sua música favorita de David Bowie? Deixe o seu comentário.