O reboot da DC Comics não só continua no topo das listas de mais vendidos nos EUA, como ajudou o mercado de quadrinhos dos EUA a ter crescimento significativo neste final de ano. É a análise do site ICV2, com base nos dados da distribuidora Diamond Comics.
jla
Entre outubro e novembro, a DC conseguiu repetir exatamente o top quatro de mais vendidos: as séries Justice League, Batman, Action Comics e Green Lantern, nesta ordem. Todas passam das 120 mil unidades, sendo que as duas primeiras passam das 150 mil - números bem raros nos últimos anos.
A Marvel contra-atacou. O especial Point One, grande preview do 2012 da editora, teve metade de suas cópias distribuídas de graça para as comic shops. As séries Avenging Spider-Man e a nova Uncanny X-Men estrearam em novembro com várias capas alternativas, inflando os números.
Nas coletâneas e graphic novels, deu DC de novo com Batman: Nöel, graphic novel original por Lee Bermejo - com um Bat-conto de Natal. Em um mês de lançamento de coletâneas de Hellboy e The Walking Dead, que vendem melhor em encadernado do que mensalmente, a Marvel mal deu as caras nessa lista.
A concorrência rendeu. A DC saiu ganhando em arrecadação (34,69% do mercado) e exemplares (39,66%), contra respectivamente 33,3% e 37,84% da Marvel. Mas o grande resultado foi para o mercado como um todo, que cresceu 19,44% em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo o ICV2, se a tendência se manter, será o primeiro ano de crescimento no mercado de HQs dos EUA desde 2007.
Nos links abaixo, as listas completas:
Revistas mensais mais vendidas | Graphic novels mais vendidas