Não é segredo para ninguém que o diretor argentino Andy Muschietti é declaradamente fã dos originais que adapta para o cinema. Aliás, se It: A Coisa e sua continuação provaram algo é que sua paixão pela obra de Stephen King desde a infância não só se traduziu bem na tela, como foi importante para atrair nomes como James McAvoy para o elenco. Logo, vê-lo comandando The Flash soa, no mínimo, como um bom presságio, principalmente considerando que ele foi um dos responsáveis pelo retorno de Michael Keaton ao papel de Batman — justamente ele, uma criança dos anos 1970, que foi aos cinemas assistir à estreia do astro como Homem-Morcego depois de passar quase uma década lendo quadrinhos da DC.
“Obviamente rolou muita antecipação”, o diretor admitiu ao Omelete sobre o primeiro encontro com Keaton. No entanto, isso não quer dizer que ele tenha ficado tímido, seja para apresentar ao ídolo sua ideia para o filme, seja para efetivamente dirigi-lo no set. “Especialmente em um caso como esse, no qual um ator está reprisando um papel, você precisa se conectar com ele de um jeito muito humano. Então, você precisa conhecê-lo o máximo possível e tentar ser amigo, porque no final do dia tudo se resume à confiança. E foi isso que aconteceu”.
Ao lado da irmã, a também produtora Barbara Muschietti, Andy teve seu primeiro encontro com o ator em um restaurante italiano. Foi uma hora e meia de papo descontraído sobre o personagem, seu arco e a trama de Flash, e mesmo assim Keaton não deu um “sim” imediato. “Dei argumentos convincentes”, riu Muschietti. “E ele parecia bastante satisfeito. [Mas] o ‘sim’ só veio dois dias depois. Daí em diante, nossas conversas foram focadas sobretudo em onde e como encontramos Bruce Wayne depois de 30 anos”.
“Fui bem direto”, continuou. “Disse que tinha muito respeito por ele e que obviamente ele tinha criado o personagem. Então não daria pitaco sobre como interpretar nem Bruce Wayne, nem Batman. Porém, eu precisava que ele passasse por uma transformação. [...] Existe uma razão para que ele tenha parado de ser o Batman, uma razão forte. Passado isso, foi só relaxar e assisti-lo”.
- [Opinião] Depois de The Flash, podemos esquecer o Barry?
- [Crítica] The Flash encara a crise de frente e com bom humor
- Entenda todas as acusações contra Ezra Miller
O retorno de Keaton como herói da DC foi apenas um dos assuntos dessa entrevista com Andy Muschietti; assista:
The Flash tem estreia marcada para 15 de junho no Brasil.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.