Apesar de ter recebido críticas negativas, o Esquadrão Suicida, filme de David Ayer, de 2016, não apenas foi um sucesso comercial como marcou a primeira vitória da DC no Oscar, levando a estatueta por melhor maquiagem. Por isso, nada mais natural que a Warner Bros. retorne com a adaptação para uma sequência.
Para marcar uma nova fase, a DC escalou James Gunn, de Guardiões da Galáxia, para o roteiro e direção do novo longa, para levar a franquia para uma nova direção com praticamente um novo elenco e diferentes personagens, e ainda uma inspiração em outra fase dos quadrinhos. No megaevento da DC, DC FanDome, o diretor apareceu com o elenco para anunciar diversas novidades da sequência.
Para ficar em dia com a nova produção da DC, confira abaixo tudo que sabemos sobre o próximo Esquadrão Suicida:
Título
O título da sequência de James Gunn ainda não foi revelado, mas o diretor já avisou que o filme não se chamará "Esquadrão Suicida 2". O título de produção do filme (nome provisório utilizado nos bastidores), que geralmente indica algo da trama, é "El Dorado", uma referência à lendária cidade, o que aponta para a busca da equipe por algo ou alguém.
Reboot ou sequência?
Espera-se que o filme seja algo entre um reboot e uma sequência, mas Gunn fez questão de não deixar claro qual dos dois será. Na DC FanDome, o diretor explicou que o filme é como uma sequência dos quadrinhos da fase clássica da HQ: "Não vejo esse filme como uma adaptação de Jon Ostrander, mas uma sequência de seus quadrinhos. O que ele estaria fazendo com estes personagens, 30 anos depois?" - leia mais.
Elenco
O elenco da sequência de Esquadrão Suicida, assim como seus personagens, foi revelado totalmente durante a DC FanDome, com um vídeo especial que mostra o visual de cada um dos atores em seus papeis - veja aqui. A lista de elenco será:
- Idris Elba - Sanguinário (Bloodsport)
- John Cena - Pacificador (Peacemaker)
- David Dastmalchian - Bolinha (Polka-Dot Man)
- Nathan Fillion - TDK
- Flula Borg - Dardo (Javelin)
- Daniela Melchior - Caça-Ratos 2 (Ratcatcher 2)
- Pete Davidson - Blackguard
- Mayling Ng - Mongal
- Michael Rooker - Sábio (Savant)
- Peter Capaldi - Pensador (Thinker)
- Sean Gunn - Doninha (Weasel)
- Steve Agee - Tubarão-Rei (King Shark)
- Alice Braga - Solsoria
- Juan Diego Botto - General Presidente Luna
Os vilões
Baseado nas escalações do elenco, já ficam reveladas as presenças de Caça-Ratos, Tubarão Rei e Polka-Dot Man.
Caça-Ratos, que terá seu gênero invertido sendo interpretado por Daniela Melchior, é conhecido como um dos vários inimigos do Batman. Conhecido como Otis Flannegan, o personagem começou como um exterminador em Gotham antes de se dedicar a uma vida de crimes, onde comanda um exército de pequenos roedores que pode se comunicar e controlar, além de usar um gás venenoso para atacar seus rivais.
Tubarão-Rei, por sua vez, é um dos principais super-vilões do Aquaman, um tubarão humanoide que quase apareceu no primeiro filme do Esquadrão Suicida. Acredita-se que ele é descendente do Tubarão-Deus e sua pele lhe protege de ataques marítimos e físicos. Sua principal arma são seus dentes, que são tão poderosos quanto a de um tubarão real.
Polka-Dot Man é um dos vilões mais bizarros da história do Batman. Ele conta com um traje com bolinhas coloridas em seu corpo que ele pode transformar em bolas de fogo e outras armas. O detalhe principal é que ele fica sem graça com seu poder.
Inspiração na fase clássica
Especulações já apontavam que a sequência de Esquadrão Suicida seria inspirada na fase clássica quando James Gunn basicamente confirmou os boatos publicando uma imagem dos quadrinhos de John Ostrander.
A fase clássica contou com desenhos de Kim Yale e foi publicada nos anos 80. Aparentemente, a ideia é se distanciar da HQ dos Novos 52, que foi a base do longa estrelado por Will Smith. Ostrander foi responsável por transformar o Esquadrão Suicida, até então um grupo do exército americano, em uma equipe formada por supervilões em missões secretas para o governo.
Nessas séries, o Pistoleiro era diferente da versão do Will Smith. Ele era um personagem com tendências suicidas, que se colocava em situações muito arriscadas e perigosas.
Entre missões de resgate na União Soviética ou invasões em Apokolips, o grupo discutia também questões sociais como racismo e machismo sem cair em redenções fáceis. Essa versatilidade narrativa corresponde à habilidade de James Gunn para combinar diversas influências e criar uma obra com identidade própria, visto que Guardiões da Galáxia utiliza do gênero de super-heróis para contar uma história sobre família.
Estreia
A produção do novo Esquadrão Suicida teve início em 23 de setembro de 2019, em Atlanta, e a estreia está marcada para 6 de agosto de 2021.