Aos 40 anos de carreira, George Pérez vai dispensar as grandes editoras. A relativamente pequena Boom! Studios anunciou esta semana que contratou Pérez - conhecido por passagens por Vingadores, Novos Titãs, Mulher-Maravilha e outros - como autor exclusivo.
George Pérez
Em entrevista ao CBR, Pérez diz que por enquanto vai colaborar em séries da Boom! como capista e em outras funções. Mas ano que vem deve anunciar projetos mais autorais. O motivo para sua saída da DC - onde vinha trabalhando na série Worlds's Finest - é desgosto.
"Embora eu tenha tido sucesso profissional e pessoal considerável tanto na Marvel quanto na DC, estava ficando evidente demais que muitas das séries produzidas pelas duas editoras parecem ficar cada vez mais guiadas pelo corporativo. Muitos dos personagens com quem cresci se tornaram estranhos, cujas aventuras eram determinadas por fatores que tinham cada vez menos a ver com o que constitui uma boa HQ e mais com a melhor exploração desses produtos para outros propósitos. Não que exista algo de errado com isso, acho eu, mas é algo que particularmente não me satisfazia enquanto contador de histórias", disse Pérez.
"O que eu percebo é que nenhuma das editoras quer coisas novas, querem só o que é familiar. Por que apostar num produto desconhecido quando uma série nova do Batman ou dos Vingadores é mais garantida? Cada vez se toma menos decisões no nível editorial. A Warner e Disney acham que podem fazer tudo melhor - e são eles que têm o controle e o dinheiro", complementa o quadrinista. "Quando a Boom! veio me procurar, me ofereceram a chance de trabalhar naquilo que eu quero fazer."
Pérez também menciona que o acordo com a Boom! é mais flexível quanto à exclusividade no seu contrato de trabalho e tem um plano de saúde melhor (Pérez tem 58 anos e é diabético). O autor já tinha mencionado mais de uma vez que não estava gostando da interferência nos seus roteiros quando escrevia Superman, em 2011.
Os fãs brasileiros vão ter a chance de conversar mais sobre o assunto direto com o próprio artista no 8° FIQ, que acontece em Belo Horizonte de 13 a 17 de novembro. Pérez é um dos convidados internacionais do evento.