Um dos filmes mais influentes de todos os tempos, De Volta Para o Futuro completa 35 anos em 2020 e, para celebrar, a Universal contratou diversos animadores para recriar diferentes cenas do longa. Entre eles está o brasileiro Neto Rodrigues. Fã de longa data da franquia, o cineasta aproveitou a abertura do estúdio e enviou seu projeto para homenagear o longa de Robert Zemeckis.
“Como estava começando a fazer algumas pequenas animações em stop motion, escrevi todo um tratamento e enviei a eles”, disse Rodrigues, que contou com a ajuda da esposa, Gabriela Fromme, para dar vida a Marty McFly na cena em que ele confronta seu pai, George, disfarçado como “Darth Vader” e com uma cassete do Van Halen.
“De Volta para o Futuro sempre esteve presente ao longo da minha vida. Eu assistia quando garoto, quando adolescente e continuo assistindo até hoje, e o considero um dos grandes responsáveis em definir o meu gosto pelo cinema”, lembra o cineasta, que disse que quanto mais assistia ao clássico, “mais eu percebia o quão bem desenvolvido ele era (seja em seu roteiro, em suas atuações, em sua trilha sonora, etc). É um filme que, para mim, nunca perde o seu encanto”.
O trecho recriado por Rodrigues, em parceria com Fromme, Lowena Elmadjian, Cássio Oliveira e Guilherme Azem, foi transmitido pela emissora norte-americana SyFy durante uma maratona da trilogia na última quarta-feira (21), junto com o trabalho de outros sete artistas (confira no topo da página).
Além do reconhecimento de ter seu curta exibido no exterior, Rodrigues diz ter realizado “um sonho para aquele garotinho de anos atrás que o assistia despretensiosamente e só imaginava fazer parte daquele universo”.
O primeiro De Volta Para o Futuro conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), que volta 30 anos em uma máquina em forma de DeLorean criada pelo Doc Brown (Christopher Lloyd). No Brasil, a trilogia está disponível no Amazon Prime Video.