Antes que você pergunte: é coincidência. Coincidência macabra, mas coincidência. Moebius, o grande quadrinista francês, faleceu há poucos dias, mas a nova edição de O Incal que a editora Devir está lançando no Brasil saiu já há alguns dias, e não vem em função do falecimento ou em despedida ao mestre. Embora sirva de homenagem.
Incal
Incal Integral reúne os três álbuns que compõem a obra criada por Alejandro Jodorowsky junto a Moebius nos anos 80. A história de John Difool, um detetive particular de última categoria que encontra um artefato superpoderoso - o Incal - já é clássico do sci-fi nas HQs e rendeu várias homenagens (e plágios) no cinema, nos games, na literatura... fora ter virado franquia (mas sem Moebius) nos quadrinhos, com Antes do Incal, Os Metabarões, Megalex etc.
Além de trazer a obra completa, a coleção publica O Incal nas cores originais de Yves Chaland - pintadas a mão, sem os efeitos digitais que os puristas consideram que deturpou a obra. A versão que a Devir publicou por aqui entre 2006 e 2008, em capítulos, era com as cores digitais (embora com um tamanho maior do que saiu agora).
Homenagear Moebius sai um pouco caro: com 312 páginas coloridas, o álbum custa R$ 95.