Saiba como curta da Disney tem volta de Robin Williams como Gênio sem uso de IA

Créditos da imagem: Disney+/Reprodução

Filmes

Notícia

Saiba como curta da Disney tem volta de Robin Williams como Gênio sem uso de IA

Voz do ator está em Era Uma Vez um Estúdio

Omelete
2 min de leitura
18.10.2023, às 11H36.
Atualizada em 18.10.2023, ÀS 12H11

Era Uma Vez um Estúdio, curta que celebra o aniversário de 100 anos da Disney, surpreendeu ao mostrar Robin Williams, morto em 2014, de volta na voz do Gênio, de Aladdin. Contudo, a produção não recorreu ao uso de IA (Inteligência Artificial) para o retorno do ator.

Em entrevista à EW, Dan Abraham, codiretor do curta, explicou que encontrou antigas gravações de Williams para usar na produção. Tais gravações foram feitas pelo ator na época em que ele dublou o Gênio, mas acabaram descartadas do corte final de Aladdin.

Segundo Abraham, eles vasculharam cerca de 16 horas de gravação de Williams para encontrar os trechos certos para o curta. "Nós conseguimos a aprovação do espólio de Robin Williams muito, muito cedo. Dissemos a eles o que queríamos fazer e eles disseram: 'Sim, isso é ótimo'. Usar diálogos originais dele foi muito importante para nós."

A atitude dos produtores vai de encontro com o desejo de Zelda Williams, filha do ator. Recentemente, ela foi às redes sociais criticar o uso de IA para recriar a voz de Williams e comparou este trabalho com a criação de um Frankenstein.

**********

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.