O primeiro dia de 2024 marca a liberação de uso da imagem de Mickey Mouse como apareceu em seu primeiro curta, Steamboat Willie, que completa 95 anos este ano. A partir de agora, o visual original do rato — e apenas este — pode ser usado em diferentes produções, sem restrições. Isso quer dizer que a imagem mais tradicional e moderna do rato segue protegida pela Disney, mas que a versão de Steamboat Willie pode ser usada, replicada e até vendida.
Desta forma, haverá menos formas de se explorar o personagem do que com o Ursinho Pooh, por exemplo. Uma versão com Mickey Mouse do terror Ursinho Pooh: Sangue e Mel é mais difícil de sair do papel. Segundo o professor Justin Hughes, especialista em direitos autorais, será necessário cautela para que nenhuma adaptação crie contestações legítimas da Disney sobre infringimento de direitos autorais.
O que segue proibido também, protegido pelas leis de propriedade intelectual, é o uso da imagem de Mickey de modo que engane consumidores a pensar que um produto foi produzido ou patrocinado pela Disney [via NPR].
Até hoje, a Walt Disney fez esforços para impedir a liberação do Mickey original, incluindo em 1976 e em 1998, para prolongar a propriedade sobre a imagem de Steamboat Willie. Em 2009, no entanto, a empresa até disponibilizou o curta gratuitamente no YouTube (veja acima).