Doctor Who

Créditos da imagem: BBC/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Doctor Who | Russell T. Davis explica regeneração de roupas do Doutor

David Tennant não manteve o figurino de Jodie Whittaker

Omelete
2 min de leitura
11.11.2022, às 15H58.

O final de “The Power of the Doctor”, especial que marcou a despedida de Jodie Whittaker de Doctor Who, causou grande rebuliço entre os fãs da série da BBC. Primeiramente, porque David Tennant, o 10º Doutor, voltou à produção, agora como o 14º Doutor, em um retorno consideravelmente polêmico. Não bastasse, a nova encarnação do Senhor do Tempo também quebrou uma tradição de décadas ao regenerar não só seu corpo, mas suas roupas. Russell T. Davis, que retorna como showrunner após comandar o revival entre 2005 e 2010, afirmou que a escolha foi uma forma de evitar comentários preconceituosos de trolls na internet (via RadioTimes).

Não queria David aparecendo nas roupas da Jodie. Acho que a noção de um homem vestindo 'roupas de mulheres', a noção de uma drag, é muito delicado”, justificou o roteirista à Doctor Who Magazine. “Sou grande fã dessa cena e da dignidade por trás dela, é algo valioso. Mas isso precisa ser feito com muito cuidado e respeito”.

Ao longo da entrevista, Davis reforça que a escolha, que foi bastante criticada por alguns whovians, foi feita para mostrar respeito à jornada de Whittaker como a 13ª Doutora. “Colocar um homem escocês de dois metros de altura nessas roupas ficaria parecendo que estamos tirando sarro dela. E garanto que essa seria a única imagem que a imprensa divulgaria. Se as pessoas tiverem a chance de falar sobre gênero de uma forma sarcástica e crítica, eles irão. Poderíamos ter o [14º] Doutor vestido como um cavaleiro, de algum deus ou vestido como o William Hartnell [intérprete do 1º Doutor] e a única imagem que iria circular é a de David vestindo o que eles considerariam ‘roupa de mulher’”. Segundo ele, a imagem de Tennant com o figurino de Whittaker “viraria uma arma, uma piada sobre traços femininos, sobre drags e toda a sua cultura”.

A próxima temporada está prevista para ser exibida a partir de novembro de 2023, logo após o especial de 60 anos da série. Recentemente, em uma prévia liberada pela BBC, a série confirmou que David Tennant, o 10º Doutor, voltará agora como 14º Doutor para o especial de 60 anos da série, enquanto Ncuti Gatwa será o 15º na nova temporada.

No Brasil, Doctor Who é distribuída pelo Globoplay, onde é possível ver apenas a 13ª temporada. A partir de 2023, o Disney+ transmitirá a série internacionalmente.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.