Após a derrota de Moro, vilão que surgiu depois do Torneio do Poder em Dragon Ball Super, um guerreiro chamado Granolah apareceu e está disposto a acabar com Goku e Vegeta, porque os saiyajin foram responsáveis pelo extermínio do povo dele. Spoilers abaixo.
Goku foi derrotado por Granolah, que estava usando apenas metade do próprio poder. Depois de ter desejado se tornar o guerreiro mais poderoso do universo, Granolah chegou a um patamar em que nem mesmo o Instinto Superior se mostrou eficiente o bastante para contra-atacar.
Com Goku fora de combate, Vegeta se tornou a última opção para enfrentar Granolah. No capítulo 74 do mangá de Dragon Ball Super, ele havia revelado uma forma nova. No 75, o príncipe dos saiyajin decidiu anunciar o nome desse poder: Ultra Ego. Perfeito para o personagem.
O Ultra Ego funciona de maneira muito simples: quanto maior o espírito de batalha de Vegeta, mais forte ele se torna. Em vez de desviar dos golpes de Granolah, ele absorve todos os socos, chutes e disparos. Assim, o príncipe dos saiyajin aumenta a própria força e contra-ataca quando sente que chegou a hora. Naturalmente, há um limite para que o corpo de Vegeta aguente receber dano, mas considerando que Granolah se tornou injustamente poderoso, o Ultra Ego parece funcionar muito bem.
De acordo com Vegeta, embora ele tenha aprendido essa técnica depois de treinar muito com Beerus, não se trata de um poder que os deuses são capazes de replicar. Muito pelo contrário. O Ultra Ego é uma exclusividade de Vegeta, algo criado por ele e para ele. Não à toa, essa forma reflete tão bem o espírito do personagem.
O próximo capítulo de Dragon Ball Super será lançado em 18 de setembro no Mangá Plus, aplicativo oficial da Shueisha.