Com Duna: Parte Dois prestes a chegar aos cinemas, muitos fãs têm lembrado da infame, mas elevada a status cult, adaptação comandada (e eventualmente deserdada) versão de David Lynch lançada em 1984. Encarregado pela Universal de levar a história de Paul Atreides ao cinema, o cineasta contou com um elenco estelar, que incluia Kyle MacLachlan, Sean Young, Max von Sydow e (sim) Sting.
Mesmo que não tenha sido exatamente bem-recebido pela crítica, fãs da franquia ainda lembram com carinho desta primeira adaptação que uniu a aura mística do livro de Herbert com efeitos visuais impressionantes para a época.
- Conheça os personagens de Duna
- Artes conceituais de adaptação nunca produzida de Duna são reveladas
- Dicionário: entenda os termos criados por Herbert para o universo de Duna
- Entenda a influência de Duna no mundo da ficção científica
Novamente com direção de Denis Villeneuve, Duna: Parte Dois alguns dos atores mais populares da atualidade, como Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler e Florence Pugh.
Abaixo, você pode comparar um por um os intérpretes dos principais personagens de ambas as versões de Duna nos cinemas.
Paul Atreides
Saído de alguns dos filmes mais aclamados dos últimos anos, Timothée Chalamet foi o escolhido por Denis Villeneuve para interpretar o jovem Paul Atreides, protagonista de Duna, para a nova versão. Com experiência de sobra em histórias de amadurecimento, o ator de 28 teve no filme o primeiro blockbuster de seu currículo e volta à Parte Dois com status de grande astro.
Já em 1984, o Muad’dib foi vivido por Kyle MacLachlan. Coincidentemente, o ator também tinha 24 anos quando estrelou a primeira adaptação de Duna, que foi seu primeiro trabalho profissional em Hollywood. Anos depois, MacLachlan voltaria a trabalhar com David Lynch em Twin Peaks, série que o levou a ser reconhecido mundialmente.
Lady Jessica
Mãe de Paul, Lady Jessica tem tanto destaque quanto o filho em Duna e, por isso, Villeneuve trouxe a atriz britânica Rebecca Ferguson para viver a Bene Gesserit. Além de entregar atuações de destaque em The White Queen, a atriz tem participado de diversos filmes de destaque nos últimos anos, incluindo O Rei do Show, Florence: Quem É Essa Mulher? e, é claro, os três filmes mais recentes da franquia Missão: Impossível.
Com uma extensa carreira iniciada nos anos 1950, Francesca Annis já acumulava três indicações e uma vitória no BAFTA quando foi escalada para viver Jessica no filme de 1984. Conhecida por Lillie e The Comedy of Errors, Annis segue em atividade, tendo atuado em Revólver, de Guy Ritchie, e na elogiada minissérie Flash and Blood.
Chani
Zendaya dispensa apresentações. Cria do Disney Channel, onde estrelou No Ritmo e Agente K.C., a atriz e cantora se tornou sinônimo de sucesso e versatilidade ao aparecer em O Rei do Show, Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Euphoria, aclamada série da HBO. Em Duna: Parte Dois, Zendaya retorna Chani, interesse amoroso de Paul e uma das principais guias em sua nova vida em Arrakis.
Embora não tivesse tantos sucessos quanto Zendaya ao interpretar Chani, Sean Young já tinha interpretado Rachel em Blade Runner: O Caçador de Androides antes de entrar para o elenco do Duna de Lynch. De 1984 para cá, Young integrou ainda elencos de Sem Saída, Wall Street: Poder e Cobiça e O Alienista.
Feyd-Rautha Harkonnen
Quem assume a responsabilidade de viver o psicótico vilão de Duna: Parte Dois é Austin Butler, recentemente catapultado ao estrelato por sua elogiada performance como o Rei do Rock em Elvis. O ator recentemente estrelou também Os Mestres do Ar, série do Apple TV+. Pelas prévias, já é possível prever que ele viverá uma versão bem diferente da interpretação colorida e exagerada de 1984.
No filme de Lynch, quem interpretou o na-barão Harkonnen foi Sting. Já gigantesco no mundo da música, o vocalista do The Police trouxe uma sensualidade e insanidade ímpares ao vilão, que ficou eternizado na mente dos fãs por sua aparição em uma sunga de couro.
Princesa Irulan Corrino
Viúva Negra, Adoráveis Mulheres, Midsommer e Oppenheimer. Mesmo que não tivesse sido escalada para viver a filha do Imperador do Universo Conhecido, Florence Pugh ainda teria um currículo extremamente invejável, que inclui ainda O Menino e a Garça, no qual a atriz dublou Kiriko na versão em inglês do longa.
A herdeira do trono foi vivida por Virginia Madsen na versão de 1984. A carreira da atriz em Hollywood havia começado em 1983, com Uma Questão de Classe. Nos anos seguintes, ela encontrou trabalhos regulares na TV e nos cinemas, com participações em A Gata e o Rato, Highlander 2, O Mistério de Candyman e O Homem que Fazia Chover. Mais recentemente, ela atuou em Explosivos e Lola.
Imperador Padisha Shaddam Corrino IV
Vencedor do Oscar por Franco Atirador, Christopher Walken viverá o corrupto e ambicioso monarca que tramou o extermínio da Casa Atreides ao lado dos Harkonnen em Duna: Parte Dois. Um dos atores mais icônicos da indústria, o astro trabalhou em Batman: O Retorno, Prenda-me Se For Capaz, Ruptura e Click.
Em 1984, o imperador foi interpretado por outro vencedor do Oscar: José Ferrer. Em 1951, o portorriquenho foi premiado por seu trabalho em Cyrano de Bergerac, que ele seguiu com papéis na versão de 1952 de Moulin Rouge, Lawrence da Arábia e O Julgamento do Capitão Dreyfus. Ferrer morreu em 1992, um ano depois de seu último filme, Justa Homenagem.
Reverenda Madre
A líder do culto das Bene Gesserit tem presença marcante no primeiro filme, com Charlotte Rampling transformando a sacerdotisa em uma figura intimidadora. A intensidade e mistério transmitidos pela atriz condizem com sua influência na vida de Paul e sua família, já que ela tem atuação direta na criação do mito de Muad’dib. Veterana da indústria, Rampling atuou em Foxtrot, Broadchurch, Full House e ainda foi indicada ao Oscar por 45 Anos.
Já em 1984, Siân Philips, conhecida por Fúria de Titãs e Adeus, Mr. Chips, interpretou a Reverenda Madre. Ainda em atividade, a atriz ainda apareceu em Época de Inocência e La Femme Nikita.
Gurney Halleck
Mais um velho conhecido dos blockbusters, Josh Brolin estava recém-saído dos sucessos Vingadores: Ultimato e Deadpool 2 quando foi anunciado como um dos mentores de Paul. Antes disso, o ator foi indicado ao Oscar por Milk e ainda apareceu em filmes como Os Goonies, Onde os Fracos Não Têm Vez e Vício Inerente. Brolin também estrelou Sicário: Terra de Ninguém, seu primeiro trabalho com o diretor Denis Villeneuve.
Reconhecido por nerds e cinéfilos em todo o mundo, sir Patrick Stewart foi quem deu vida a Gurney em 1984. Embora ainda não tivesse nenhum sucesso estrondoso à época, o ator seria catapultado ao sucesso poucos anos depois ao interpretar o capitão Jean-Luc Picard em em Jornada das Estrelas: A Nova Geração, em 1987. Desde então Stewart integrou franquias como X-Men e A Era do Gelo e voltou ao papel de Picard em um novo derivado de Star Trek.
Liet-Kynes
Indo de acordo com a visão matriarcal que Hebert colocou em Duna, Villeneuve decidiu mudar o gênero do planetólogo imperial Kynes, homem na versão original, por uma mulher. Para dar vida a essa nova encarnação do personagem, o diretor escolheu Sharon Duncan-Brewster, conhecida por Doctor Who, Rogue One e Sex Education. Com seu personagem morto no fim dos eventos da Parte Um, a atriz é mais uma que não retorna para a continuação.
Na primeira versão cinematográfica da história, no entanto, Liet-Kynes foi interpretado por Max von Sydow. Em 1984, o ator já era extremamente reconhecido e renomado, tendo aparecido em O Sétimo Selo, O Exorcista 1 e 2 e 007 – Nunca Mais Outra Vez.
Stilgar
Líder da tribo fremen que acolhe Paul, Stilgar é interpretado na versão de Villeneuve por Javier Bardem. Vencedor do Oscar por Onde os Fracos Não Têm Vez, o ator espanhol não é nada estranho a arrasa-quarteirões do tamanho de Duna, já que teve papéis de destaque em Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar e 007 – Operação Skyfall.
A versão de 1984 Everett McGill no papel do fermen. Embora sua carreira cinematográfica não tenha nenhum grande destaque além de Duna, o ator é reconhecido como o Big Ed Hurley de Twin Peaks, papel para qual retornou no revival de 2017.
Duque Leto
Se Duna: Parte Um foi o primeiro blockbuster de Chalamet, o filme era apenas mais um título de destaque na carreira de Oscar Isaacs. Star Wars, Ex_Machina, X-Men: Apocalipse e Aniquilação são apenas alguns exemplos dos longas estrelados pelo ator, que, antes de sua escalação como o imponente Duque Leto Atreides, já foi premiado com um Globo de Ouro. Infelizmente, a vida do pai de Paul chegou ao fim no primeiro filme e o astro não retornará para a sequência.
No filme de Lynch, o patriarca da Casa Atreides foi vivido por Jürgen Prochnow, então conhecido pelo clássico alemão Das Boot. Desde então, Prochnow voltou a trabalhar com Lynch em Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer e ainda atuou em longas como O Paciente Inglês e O Código Da Vinci.
Glossu Rabban Harkonnen
Dave Bautista trabalhou com Villeneuve pela primeira vez em Blade Runner: 2049, quando, além de ser reconhecido como o Drax do MCU, já era bem famoso por sua passagem pela WWE. Desde que apareceu em Guardiões da Galáxia, o ex-lutador engatou papéis em blockbusters como 007 – Contra Spetre e Vingadores: Ultimato.
Em Duna, Bautista viverá Glossu “A Besta” Rabban Harkonnen, sobrinho sádico e extremamente violento do barão Vladmir Harjonnen (Stellan Skarsgard). No filme de 1984, o personagem foi vivido por Paul L. Smith, de Popeye e A Salamandra.
Barão Vladmir Harkonnen
O grande vilão de Duna será de um velho conhecido de Hollywood: Stellan Skarsgard. O ator sueco acumula papéis em Mamma Mia!, Thor, Piratas do Caribe, Ninfomaníaca e Cinderela e agora trará sua versatilidade e carisma para o Barão Harkonnen, grande arquiteto do golpe contra a Casa Atreides. Pelo primeiro trailer revelado pela Warner, é provável que Skarsgard traga uma interpretação mais ameaçadora do que a de 1984, quando o Barão foi interpretado por Kenneth McMillan.
Na adaptação de Lynch, McMillan apareceu com diversas próteses e maquiagem pesada para aproximá-lo do Harkonnen escrito por Herbert. No entanto, a caracterização quase ocultou o ator de Dois Tiras Meio Suspeitos e A Grande Jogada, e o vilão ficou mais caricato do que aterrorizante.
Duncan Idaho
Conhecido como o maior lutador do universo, Duncan Idaho foi vivido em 2021 por Jason Momoa. O gigantesco ator havaiano já interpretou habilidosos – e intimidadores - guerreiros no passado, tendo protagonizado dois filmes do Aquaman e vivido o feroz Khal Drogo em Game of Thrones. Assim como Isaac, seu personagem estava entre os mortos do golpe Harkonnen no primeiro filme e não retornará para a Parte Dois.
Em 1984, Duncan era menos intimidador. No Duna de Lynch, o personagem foi vivido por Richard Jordan, na época conhecido por Operação Yakuza e Fuga no Século 23. O último papel do ator foi em 1993, ano de sua morte, em Anjos Assassinos.
Doutor Wellington Yueh
Um dos atores mais populares da China, Chen Chang será o responsável por interpretar o traiçoeiro Dr. Yueh em Duna. Além do filme de Villeneuve, o ator também é reconhecido no ocidente por filmes elogiados como O Tigre e o Dragão e A Assassina. Com seu personagem morto na Parte Um, o ator não retorna para a sequência.
Sua contraparte de 1984 é Dean Stockwell, que atuou em séries como Missão: Impossível, Esquadrão Classe A e Dr. Killdare antes de aparecer como Yueh em Duna. Poucos anos depois de Duna, o ator foi indicado ao Oscar por De Caso com A Máfia.