Música

Notícia

Omelista | Elton John no Brasil

Britânico começa turnê no país esta semana, confira alguns clássicos da sua carreira

24.02.2013, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

Elton John dará início a sua turnê brasileira esta semana. Os shows passarão por São Paulo (27/02), Porto Alegre (05/03),  Brasília (08/03), Belo Horizonte (09/03) e Olinda (10/03). A turnê vai comemorar os 40 anos de um seus maiores singles, "Rocket Man". Para preparar o terreno, o Omelete fez uma lista com algumas músicas que marcaram a carreira do britânico - algumas em versões diferentes - e provavelmente estarão em seu repertório. No player abaixo, confira nossa playlist e abaixo 10 vídeos com curiosidades sobre o cantor inglês (tem Dave Grohl, Cher e até William Shatner).

Elton John - 40 Anos de Rocket Man by Thiago Romariz on Grooveshark

"Tiny Dancer", por Dave Grohl

Para começar, uma inusitada versão de grande hit de Elton John. No início dos anos 2000, Dave Grohl, ex-Nirvana e hoje líder do Foo Fighters, pegou o violão para cantar "Tiny Dancer", gravada por John em 1971, no disco Madman Across Water. Além de dar seu estilo à música, Grohl ainda lembra e faz piada com o fato de a música ter sido tema de Quase Famosos, filme de Cameron Crowe.

 

"Your Song", por Ewan McGregor

Um dos musicais mais aclamados dos últimos anos tem em seu repertório outro grande clássico de Elton John. Moulin Rouge, de Baz Luhrmann, reúne um elenco estelar para contar a história de amor entre um poeta e uma meretriz, interpretados por Ewan McGregor e Nicole Kidman, respectivamente. Na primeira cena de amor entre ambos, McGregor recita os versos de John para encantar a deslumbrante Satine.

 

"Goodbye Yellow Brick Road", por Elton John

Na flor da idade e no auge de seus figurinos exóticos, Elton John foi ao The Muppet Show para apresentar "Goodbye Yellow Brick Road", single de seu sétimo e homônimo disco. O álbum é um dos maiores sucessos da carreira do cantor, com mais de 30 milhões de cópias vendidas e listado entre os 100 melhores discos de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

 

"Don't Let The Sun Go Down On Me", por George Michael e Elton John

Lançada em 1974, a canção que serviu como o primeiro single do disco Caribou, ganhou uma nova versão em uma parceria de John e George Michael. A primeira vez que ambos cantaram a música foi o história concerto Live Aid, em 1985. A nova versão foi oficialmente lançada seis anos depois, liderando paradas na Europa e nos Estados Unidos.

 

"Crocodile Rock", por Nelly Furtado e Elton John

Elton John também conhecido por ser sempre aparecer em trilhas sonoras de grandes filmes e até participar da composição destes. Seu último trabalho foi na animação inglesa Gnomeu e Julieta, onde promoveu uma reestilização de inúmeras canções e ainda convidou outros cantores para gravar. Uma das músicas foi "Crocodile Rock", que ganhou um tom ainda mais pop na voz de Nelly Furtado.

 

"Bennie and The Jets", por Cher e Elton John

Clássico instantâneo, "Bennie and The Jets" resiste com vigor e contemporaneidade mesmo com seus quase 40 anos. Integrante do álbum Goodbye Yellow Brick Road, a canção ganhou uma versão ainda mais divertida com a participação de Cher, e John no piano. Esta foi a primeira música do cantor a chegar no topo das paradas de R&B.

 

"Candle In The Wind", por Elton John

Originalmente gravada em 1973, "Candle In The Wind" tem uma letra que fala sobre a vida de Marilyn Monroe. Uma nova versão foi feita por Elton John em 1997, quando a Princesa Diana faleceu após um acidente de carro. Além de ter alguns versos modificados, a música ganhou o subtítulo "Goodbye England's Rose" - a apresentação abaixo foi realizada no velório de Diana.

 

"I Guess That's Why They Call It The Blues", por Mary J. Blige e Elton John

Um segredo que poucos conhecem sobre "I Guess That's Why They Call It The Blues" é que o responsável por tocar gaita na versão original foi ninguém menos que Stevie Wonder. A convite de Elton John, Wonder participou da gravação desta canção que foi um dos destaques de Too Low For Zero, de 1983. Na versão abaixo, feita em um show no Madison Square Garden, John conta com a presença de Mary J. Blige.

 

"Someone Saved My Life Tonight", por Elton John

Esta música é um exemplo da bem sucedida parceria de composição entre Elton John e Bernie Taupin. A letra foi composta antes de John fazer sucesso, em 1969, e conta a história de seu romance com sua esposa à época, além de falar sobre as intenções suicidas que o cantor tinha. Interessante também notar a potência da voz do cantor, que após uma cirurgia na década de 80 teve que começar a diminuir o tom em suas gravações.

 

"Rocket Man", por Elton John (e William Shatner)

Grande trabalho da carreira de John, "Rocket Man" é um dos símbolos da música do início dos anos 1970. A letra, também feita em parceria com Taupin, é inspirada na canção "Space Oddity", de David Bowie, e foi gravada pela primeira vez em Honky Chateau, quinto álbum do inglês. No vídeo abaixo, Willian Shatner, de Star Trek, foi ao Science Fiction Awards  (1978) e recitou a música de uma maneira inusitada, digamos. A versão original é esta aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.