Ator de Empire, Jussie Smollett foi condenado pela Justiça americana a 150 dias de prisão, 30 meses de liberdade condicional, pagamento de US$120 mil em restituição à cidade de Chicago e uma multa de US$25 mil. O artista foi considerado culpado de cinco crimes diferentes, incluindo falso testemunho à polícia em uma denúncia de ataque de ódio, formulada em 2019.
Segundo o Deadline, o ator deverá começar a cumprir a sentença imediatamente. Na audiência onde a sentença foi firmada, Smolett abaixou a máscara que usava e gritou: "Eu não sou suicida. Se algo acontecer a mim na cadeia, eu não fiz nada. Eu sou inocente", afirma a publicação.
Smolett enfrentava a possibilidade de pegar três anos de cadeia para cada uma das cinco acusações, além de dezenas de milhares em multas. Segundo o Deadline, entretanto, o ator não correu risco de pegar sentença máxima por não ter antecedentes criminais.
Entenda o caso
O caso de Smollett começou no fim de janeiro de 2019, quando ele afirmou ter sido atacado por dois homens em Chicago. Eles teriam feito ofensas racistas e homofóbicas (o ator assumiu a homossexualidade em 2015, no programa de Ellen DeGeneres), batido no ator, amarrado uma corda ao redor de seu pescoço e jogado uma substância química, identificada depois como alvejante. O ator também afirmou que ouviu os agressores falarem MAGA (de "Make America Great Again", frase usada pelos apoiadores de Donald Trump).
O ato chamou a atenção de Hollywood por seu cunho racista e homofóbico, mas semanas depois Smollett foi acusado de ter forjado tudo e chegou a ser preso. Na época, foi alegado que o ator estaria insatisfeito com seu personagem na série Empire. Quando o caso foi apontada como uma farsa, a Fox retirou o personagem Jamal Lyon do demais episódios da temporada atual - saiba mais.