O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball) conta a história real de Billy Beane (Brad Pitt), técnico de um time falido de beisebol que junto com Peter (Jonah Hill), seu assistente, consegue "mudar o jogo".
Para a divulgação do filme nosso correspondente em Los Angeles Steve Weintraub entrevistou o elenco do filme. Nesta última entrevista falamos com o diretor Bennett Miller (Capote), que contou sobre o processo de casting e edição do filme, quantos takes ele gosta de fazer, se prefere digital ou negativo e seu próximo projeto.
Como você está?
Estou bem, obrigado!
Então, estamos começando comigo... O quanto você gosta do processo de promover o filme?
Eu acho um pouco estranho, se você quer saber a verdade. Sabe, é uma escolha muito intencional
estar do outro lado da câmera.
Eu entendo.
É difícil vender... Sabe, é por isso que estamos aqui. É porque você quer que as
pessoas assistam ao seu filme. E você quer colaborar com o que for, sabe? Mas… É difícil sentar na frente da câmera e...
Ligá-la?
E dizer "Por favor, dê uma chance. Você pode acabar gostando".
Eu acho que as críticas serão muito boas para o seu filme. Então, acho que isso vai ajudar a levar as pessoas ao cinema... Você tem um ator que algumas pessoas podem conhecer...
Sim.
Sabe? Uma pequena celebridade.
Sim.
Vou fazer uma pergunta engraçada antes de entrarmos nos detalhes. Qual foi o último videogame que você jogou?
Deixa eu ver…
Te peguei com essa!
Sim... Hm... Eu joguei Hockey com o filho do meu amigo.
Ok... Eu aceito. Como foi pra você o processo de fazer este filme? Porque desde o começo foi relatado muitas pessoas interessadas em entrar no projeto... depois de Soderbergh. Cada detalhe desse projeto tem sido discutido online. Parece que ano passado as notícias da indústria foram substituídas pelos detalhes de tudo. Você está ciente disso tudo? Ou tem mantido sua cabeça baixa e é isso?
Eu acho que você só pode se permitir estar tão consciente se você tem de fazer algo. Chega uma hora que é totalmente ineficiente destrair-se com coisas como essa. Amigos, aparência, saúde, nutrição... Sabe? Você fica com a visão limitada. Esse foi um dos filmes que me consumiu. Eu realmente meio que... O esforço aconteceu às custas de várias coisas. Incluindo perceber isso. Sinceramente. Eu sabia o que tinha acontecido o melhor que eu podia saber e entender. Até o momento em que decidi me envolver com a coisa, depois disso...
Fale um pouco do casting. Brad está envolvido há bastante tempo. John estava envolvido quando você entrou? Ou algum dos outros atores?
Brad era o único ator que já estava no filme quando eu entrei.
Eu estou curioso sobre o processo de edição do filme... Você é do tipo de pessoa que faz muitos takes e escolhe na sala de edição? Ou... Você poderia falar sobre isso?
Eu acho que... É diferente de caso para caso. Com o "Capote" nós filmamos aproximadamente 35 mil metros, o que não é muito. E acho que a gente usou aproximadamente 90% dos nossos recursos. Vamos dizer que realmente não tivemos muitos takes perdidos. E nesse nós filmamos mais de 10 vezes, para um filme da mesma duração. Esse filme pedia coisas diferentes. Tivemos muito mais para organizar e estruturar algo que surgiu durante uma edição bastante longa.
Eu ía falar... Você pode falar um pouco sobre o processo de edição? Foram muitas cenas grandes que você perdeu? Ou foram apenas coisas pequenas?
Há muitas partes do roteiro que foram perdidas... E outras coisas que surgiram depois da filmagem, construídas a partir de arquivo e outras imagens. Foi um destes filmes que continuou se reformulando e se encontrando e...
Você é fã em colocar essas cenas deletadas em uma versão estendida em Blu-Ray? Ou essas são cenas que vão sumir pra sempre?
Acredito que teremos elas sozinhas, não incorporadas a um corte, mas separadas. Eu acho que algumas delas são interessantes.
Aproximadamente quanto material você acha que terá? 20 minutos, 10 minutos, meia hora?
Eu acho que teremos entre 20 e 30 minutos de cenas deletadas ou cenas alternativas.
Eu estou bem curioso sobre quantos takes você gosta de fazer... Clint Eastwood é um fã de dois takes. E Fincher é fã de 90! Qual você segue nesse sentido?
O quanto levar... Entende o que eu quero dizer? Pode acontecer de nos sentirmos bem depois de 2 takes. E pode acontecer de levar 30 ou 40 takes. Eu acho uma coisa misteriosa quando... Quando alguém como Eastwood ou Lumet podem alcançar aquela zona e ter os atores ali, naquele lugar, e poder fazer aquilo. Eu acho que isso é algo que preciso aprender. Talvez eu e o Fincher podemos fazer um curso disso.
Eu não acho que Fincher irá fazer um curso disso...
Não, ele não vai...
Você fez sessões teste neste filme? E o que você aprendeu com isso?
Eu acho que existe uma visão cínica de que a audiência é um pouco mais tolerante do que realmente é. Existem algumas sutilezas no filme que nós questionamos se foram compreendidas. O que aprendemos nas sessões-teste é que as pessoas pegam tudo que o filme passa e não há motivos para fugir. Não há motivos para fugir de um pouco de complexidade. Um pouco de complexidade emocional no filme. Então... As sessões foram mais para aprovar do que para transformar.
Negativo ou digital? O que você prefere?
Bem, você sabe... No momento, filme. Mas comecei a tirar muitas fotos digitais há alguns anos. E agora eu sou um viciado em Ligthroom. Você perguntou qual o último game que joguei. Eu não fico muito no videogame. Eu gasto 20 horas por dia no Lightroom. Manipulando e imprimindo fotos digitais. O que seria difícil de imaginar antes. E agora existe uma nova câmera, mas eu ainda não filmei com ela.
A ARRI Alexa.
Então, vamos ver como a Alexa é. E tem outra, que não é uma câmera ARRI. Vamos ver.
Eu preciso te liberar, mas preciso perguntar... Como tem sido pra você? Tenho certeza que muitas pessoas têm falado com você sobre seu próximo projeto. Você já decidiu o que vai fazer?
Tenho duas coisas. Um é um livro que o Phillip Seymour Holffman achou... nós vamos fazer juntos. Na verdade, ele vai produzir. E tem outro que venho desenvolvendo há um tempo, desde que acabei "Capote". Mas é melhor não falar disso.
Tenho certeza que outras pessoas perguntam, além de mim. Muito obrigado e parabéns pelo filme!
Muito obrigado!
Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo é a adaptação ao cinema de Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.
O filme dirigido por Bennett Miller (Capote) conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), técnico do time de beisebol de Oakland, os A's. Como em muitos esportes, as equipes ficam de olho nos times universitários e amadores para ver se conseguem encontrar novos talentos. Com um orçamento apertado, Beane decide investir dinheiro em um sistema matemático que analisa e escolhe os melhores jogadores - inclusive suas posições.
O roteiro foi adaptado por Steve Zaillian e Aaron Sorkin, a partir de uma primeira versão de Stan Chervin. No elenco também estão Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright Penn, Stephen Bishop, Kathryn Morris e Chris Pratt.
Com seis indicações ao Oscar, o filme já está em cartaz no Brasil.