Francis Ford Coppola passou toda a coletiva de imprensa de Megalopolis no Festival de Cannes 2024, na tarde de hoje (17), incomodado com o fato de que a maioria das perguntas dos jornalistas na sala se dirigiam a ele. Tanto foi assim que, em certo ponto da conversa, acompanhada pelo Omelete, o cineasta começou a elaborar melhor o quão colaborativo foi o seu processo durante a feitura do longa.
“Eu estou aqui sentado no centro da mesa, e fica parecendo que eu sou o cara principal, o responsável pelo filme. Esse filme, na verdade, é uma colaboração entre todas as pessoas que estão nessa mesa, e muitas outras. Eles fizeram o filme, nós fizemos o filme juntos. Eu não fiz nada sozinho”, comentou ele, explicando a seguir que a própria natureza experimental de Megalopolis ditou um ambiente muito mais aberto à colaboração.
“Quando você decide fazer um filme como este, não faz ideia de como proceder. Vamos ser sinceros, eu não tinha outra coisa com o que comparar, seja na minha carreira ou nos filmes que eu amo”, continuou. “Os atores que estão aqui não chegaram no set e disseram suas falas, mas também participaram da edição, por exemplo. Adam [Driver, que interpreta o protagonista César] foi muito útil nesse estágio, dando ótimas sugestões sobre o que manter e o que cortar do filme. Megalopolis deveria dizer ‘dirigido por todo mundo’ nos créditos, e não digo isso somente para ser gentil. Essas pessoas foram minhas parceiras de criação”.
Surpreso, o moderador da coletiva Didier Allouch se virou para Driver e perguntou se ele de fato havia entrado na sala de edição de um cineasta venerado como Coppola e dito: “Talvez você deva cortar isso aqui?”. Um pouco constrangido, como sempre, o astro do filme replicou: “Bom… sim”.
“As pessoas que estão vendo Megalopolis agora, com a narrativa toda em torno do filme ser um projeto que Francis está desenvolvendo há décadas, devem pensar que chegamos para as filmagens e ele já tinha o filme dentro da cabeça, que o nosso trabalho era executar. Mas foi o oposto disso”, contou Driver. “Francis é um homem muito generoso, ele te deixa à vontade para sugerir coisas, e à vontade para estar errado às vezes. Fazer este filme foi como participar de uma peça de teatro experimental, e eu acho que é isso que faz dele uma obra tão rebelde e tão excitante”.
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O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.