Karim Aïnouz explicou sua atração pelo film noir, gênero com o qual o seu novo filme Motel Destino, exibido no Festival de Cannes 2024, brinca o tempo todo. Em coletiva acompanhada pelo Omelete, o cineasta comparou o momento do surgimento do noir, nos EUA pós-Segunda Guerra Mundial, com a atualidade brasileira.
“O film noir começou em um momento histórico de pós-guerra os EUA, onde a gente tem uma série de filmes sobre personagens fraturados. E eu acho que o que a gente enfrentou no Brasil nos quatro anos antes do governo Lula foi uma guerra”, comentou ele, se referindo à administração Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022. “Então, me interessava muito fazer um filme onde a gente olhasse para personagens que tivessem desamparados e fraturados”.
Aïnouz citou especialmente Gosto de Sangue (1984), o primeiro longa-metragem dos irmãos Joel e Ethan Coen, como inspiração para Motel Destino. “Primeiro, porque eu acho que é um filme absolutamente livre, e depois porque acho que ele atualiza muito bem a tradição do noir”, explicou.
Mesmo assim, o diretor vê Motel Destino como um “mestiço cinematográfico”: “Ele tem muitos elementos do suspense, a questão do suspense erótico, mas também vai se aproximando do melodrama lá pelo final. Me interessa muito essa liberdade que especialmente nós, artistas do Sul global, temos de brincar com os gêneros. Na verdade, nenhum filme tem um gênero só, isso é uma invenção um pouco quadrada da gente”.
O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.