Cenas de Blonde, Não se Preocupe, Querida e Pearl (Reprodução/Montagem Omelete)

Créditos da imagem: Cenas de Blonde, Não se Preocupe, Querida e Pearl (Reprodução/Montagem Omelete)

Filmes

Lista

Blonde, Não se Preocupe, Querida e mais: 10 destaques da seleção de Veneza 2022

Brendan Fraser, Cate Blanchett, Adam Driver e Timothée Chalamet estrelam filmes da lista

Omelete
1 min de leitura
30.08.2022, às 18H17.
Atualizada em 22.09.2022, ÀS 09H47

O Festival de Veneza 2022 está prestes a começar. Marcado para acontecer na histórica cidade italiana entre 31 de agosto e 10 de setembro, o evento traz - como de costume - algumas das estreias mais aguardadas do ano, e ainda promete impulsionar a campanha de muitos títulos, astros e diretores para o Oscar 2023.

Aqui no Omelete, nós não queremos que você fique de fora de nenhum detalhe do mundo do cinema, então separamos os 10 filmes mais importantes da seleção de Veneza, para ficar de olho antes, durante e depois do festival. Confira:

The Whale

Brendan Fraser em The Whale (Divulgação)
Brendan Fraser em The Whale (Divulgação)

Dois retornos aguardados: o do diretor Darren Aronofsky, conhecido por títulos como Cisne Negro e Mãe! (que foi seu último filme, em 2017); e o do astro Brendan Fraser para um papel de destaque nos cinemas. Aqui, ele usa bastante maquiagem para interpretar um professor morbidamente obeso que, buscando redenção por erros do passado, tenta se reconectar com a filha adolescente (Sadie Sink). 

A produção é inspirada em uma peça de Sam Hunter, que também a adaptou para o formato cinematográfico. Samantha Morton (The Walking Dead), Ty Simpkins (Jurassic World) e Hong Chau (Watchmen) completam o elenco, e The Whale ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.

Ruído Branco

Noah Baumbach está de volta após o sucesso de História de um Casamento no Oscar, e ainda repete a parceria com Adam Driver neste Ruído Branco, que acompanha uma família americana lidando com vários conflitos corriqueiros. Além de Driver, o elenco estrelado inclui Greta Gerwig (diretora de Lady Bird e parceira de Baumbach), Don Cheadle (Homem de Ferro 3), Jodie Turner-Smith (Queen & Slim), Raffey Cassidy (Tomorrowland) e André 3000 (ele mesmo, do Outkast).

Inspirado em um livro de Don DeLillo (Cosmópolis), Ruído Branco chega ao Brasil pela Netflix, em 30 de dezembro.

Blonde

Provavelmente o filme mais aguardado de Veneza 2022, a polêmica biografia do diretor Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James) sobre a eterna estrela Marilyn Monroe promete não deixar nada da escandalosa e trágica trajetória da atriz de fora. Com uma performance assombrosa (só pelos trailers!) de Ana de Armas como Monroe, o elenco ainda inclui Adrien Brody (O Pianista), Bobby Cannavale (Homem-Formiga) e Julianne Nicholson (Mare of Easttown).

Dominik escreveu sua cinebiografia com base no livro de mesmo nome de Joyce Carol Oates, que mistura fato e fábula em seu retrato de uma das maiores personalidades de Hollywood. Estreia no Brasil pela Netflix, em 28 de setembro.

TÁR

Cate Blanchett é uma condutora de orquestras obcecada pelo seu trabalho em TÁR - e é só isso que sabemos mesmo sobre a trama, visto que os teasers lançados até agora não entregaram nada a não ser o clima meio perturbador impresso pelo diretor e roteirista Todd Field (em seu primeiro filme desde Pecados Íntimos, de 2006).

Mark Strong (Kingsman) e Noémie Merlant (Retrato de Uma Jovem em Chamas) abrilhantam o elenco coadjuvante de TÁR, que ainda não tem lançamento definido no Brasil.

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades

Cena de Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (Divulgação)
Cena de Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (Divulgação)

Bardo será o primeiro filme de Alejandro González Iñárritu produzido e gravado no México desde Biutiful (2010) - ou seja, a primeira vez que o cineasta retorna para a sua terra natal após o sucesso no Oscar com Birdman e O Regresso, que o transformaram em um dos poucos diretores com duas estatuetas na prateleira.

Daí talvez o lado autobiográfico da trama, sobre um jornalista mexicano (Daniel Giménez Cacho, de Quem Matou Sara?) que retorna ao país natal e se vê em uma luta intensa contra as próprias memórias e arrependimentos, ao mesmo tempo que tenta fazer as pazes com as transformações sociais do México.

A estreia no Brasil é pela Netflix, em 16 de dezembro.

Bones and All

Dois jovens dominados por anseios de canibalismo partem por uma viagem atravessando os EUA nos anos 1980. Se a receita parece um filme de terror de John Carpenter, pense de novo: Bones and All é o novo título de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), e vem sendo vendido como um “romance de amadurecimento” focado nos protagonistas canibais de Timothée Chalamet e Taylor Russell.

Com um elenco coadjuvante que inclui Chloë Sevigny (Boneca Russa), Mark Rylance (Jogador Número 1), André Holland (Moonlight) e Michael Stuhlbarg (A Forma da Água), Bones and All ainda não tem data confirmada no Brasil.

The Son

Sim, este é o novo filme do diretor de Meu Pai (ou The Father), Florian Zeller; e, sim, Anthony Hopkins também está no elenco de The Son (em tradução livre, Meu Filho). Não se trata, no entanto, de uma continuação, e sim de uma história original em que Hugh Jackman interpreta um pai divorciado cujo filho, Nicholas (Zen McGrath), decide que não quer mais morar com a mãe (Laura Dern).

A partir daí, o protagonista precisa equilibrar sua vida profissional agitada, a relação com a nova esposa Beth (Vanessa Kirby) - com quem, inclusive, tem outro filho recém-nascido -, e sua vontade de ser um pai mais presente do que ele mesmo teve. Ainda não há estreia definida no Brasil.

Não se Preocupe, Querida

Competindo com Blonde pelo título de mais aguardado de Veneza, o novo filme de Olivia Wilde tem um elenco estreladíssimo que inclui Florence Pugh (Midsommar), Chris Pine (Mulher-Maravilha), Gemma Chan (Eternos), a própria Wilde e, é claro, o popstar Harry Styles no que parece ser o seu grande momento como ator. 

A trama se passa em uma comunidade aparentemente utópica de famílias suburbanas, que no entanto esconde grandes segredos. No Brasil, o filme tem data para chegar aos cinemas: 22 de setembro.

Pearl

Curtiu X: A Marca da Morte, de Ti West? Então se prepare para Pearl, que fará crônica do passado da personagem de Mia Goth no filme de terror. Não se sabe muito mais sobre a produção - e o que se sabe seria um belo spoiler para quem ainda não assistiu a X -, mas a própria Goth escreveu o roteiro do prequel, que conta mais uma vez com direção de West.

David Corenswet (Hollywood) e Matthew Sunderland (The Nightingale) também estão no elenco. Pearl ainda não tem data de estreia definida no Brasil.

The Banshees of Inisherin

Martin McDonagh está de volta, cinco anos depois do sucesso de Três Anúncios Para um Crime no Oscar, para nos lembrar que também sabe fazer comédias excêntricas como ninguém. The Banshees of Inisherin o reúne com Colin Farrell e Brendan Gleeson, os astros do seu Na Mira do Chefe, que aqui atuam ao lado de Barry Keoghan (Eternos) e Kerry Condon (Better Call Saul).

A trama parece bem simples: uma dupla de amigos inseparáveis têm a relação abalada quando um deles decide que simplesmente não quer mais conversar com o outro, sem nenhuma explicação. Ainda não há data de estreia definida para o Brasil.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.