Carey Mulligan e Bradley Cooper em cena de Maestro

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Artigo

Falta alma em Maestro, mais uma tentativa de Bradley Cooper de ganhar o Oscar

Omelete conferiu novo filme do astro no Festival de Veneza

Omelete
3 min de leitura
02.09.2023, às 18H11.
Atualizada em 02.09.2023, ÀS 18H29

Bradley Cooper está doido por um Oscar. Ele já concorreu nove vezes, quatro delas como ator, uma como roteirista e quatro como produtor. Depois de estrear na direção com Nasce uma Estrela (2018), que disputou nove estatuetas e ganhou o de canção original, sua nova aposta é Maestro. No filme, exibido neste sábado (2) na competição do 80º Festival de Veneza, Cooper é produtor, diretor, corroteirista (com Josh Singer) e ator principal.

Maestro é daqueles filmes com rabo, pé e focinho de Oscar. É uma cinebiografia do maestro e compositor Leonard Bernstein, um dos grandes nomes da música norte-americana. Em teoria, seu recorte é o casamento de Bernstein com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan), evitando a tendência desse tipo de filme de deixar a mulher em segundo plano. E tem até transformação física, com o já polêmico nariz prostético que Bradley Cooper utiliza para supostamente ficar mais parecido com Bernstein. Nicole Kidman, Gary Oldman e Meryl Streep ganharam Oscars com a ajuda da maquiagem prostética.

Sem entrar na controvérsia sobre ela reforçar estereótipos e preconceitos sobre os judeus, a maquiagem de Kazu Hiro (Planeta dos Macacos, O Destino de uma Nação) é bem-feita e não distrai tanto quanto poderia. Principalmente na fase da maturidade do maestro, ela é útil. Ao mesmo tempo, a pergunta que fica é: precisava? A obsessão com a semelhança física é fútil, porque na verdade Bradley Cooper continua não se parecendo nada com Leonard Bernstein.

00:00/06:24
Truvid
auto skip

Quanto ao filme em si, Cooper cai na armadilha de tentar abarcar décadas de uma vida em um único filme de cerca de duas horas. Mesmo com o foco do casamento, é muita coisa. Quem não sabe muito sobre a carreira do maestro vai sair na mesma – sua música para West Side Story, que revolucionou os musicais, é apenas citada. E quem sabe bastante sobre sua carreira e quer entender a importância de Felicia em sua vida e obra também vai continuar desinformado.

O diretor, que optou por usar preto e branco nas cenas da juventude de Leonard e Felicia, tem dificuldades nas cenas do casal, desde o momento em que eles se conhecem em uma festa até quase o final. O primeiro cartaz, com as costas de Felicia, dava a entender que o longa teria um enfoque nela. Mas não chega a tanto. Existem lacunas no retrato dessa mulher e desse relacionamento.

Em dados momentos, ele opta por filmar bem de longe, o que distancia o espectador do drama. Só no fim investe nas cenas mais emotivas, feitas sob medida para compor o clipe do Oscar. Nem a boa atuação de Mulligan, especialmente na parte final, consegue aquecer a história desse relacionamento.

Cooper se sai melhor nas cenas grandiosas sobre a carreira de Bernstein, que em teoria não é o foco aqui, como o momento em que ele, aos 25 anos, conduz a Filarmônica de Nova York pela primeira vez, ou em que ele executa sua obra "Mass".

Cooper começa o filme dizendo que a arte é para provocar perguntas e não dar respostas. Justo, porém os questionamentos que Maestro provocam não chegam a ser instigantes quanto aqueles de Tár, por exemplo, só para ficar no mesmo universo da música clássica.

O resultado é que Maestro não é profundo o bastante na vida, muito menos na obra. Nem faz um retrato interessante de Bernstein, nem de Felicia, nem do casamento. Tem bons momentos, é tecnicamente competente, mas lhe falta o essencial: alma.

O longa-metragem chega à Netflix no dia 20 de dezembro.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.