Pedro Almodóvar será o ato de abertura do Festival de Veneza 2021 com o seu novo filme, Madres Paralelas, que reedita a famosa parceria do cineasta espanhol com a estrela Penélope Cruz. A informação é do THR.
O Festival de Veneza acontece entre 1º e 11 de setembro na cidade italiana. Outras estreias confirmadas no evento são Duna, de Denis Villeneuve; e Spencer, de Pablo Larraín, que conta a história do divórcio de Lady Di (Kristen Stewart) e príncipe Charles.
Madres Paralelas acompanha duas mães que entram no mesmo hospital, no mesmo dia, para dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente, mas só Janis (Cruz), a mais velha das duas, está "em paz" com isso. A adolescente Ana (Milena Smit) se mostra nervosa e arrependida nas poucas palavras que as duas trocam durante as horas que passam juntas.
O filme analisa os impactos inesperados desse encontro nos anos e décadas que se seguem. O elenco de Madres Paralelas ainda conta com Rossy de Palma (outra colaboradora frequente de Almodóvar) e Daniela Santiago (Veneno).
O diretor espanhol comemorou o seu retorno a Veneza, palco da estreia de Maus Hábitos, um de seus primeiros grandes sucessos, em 1983. "Trinta e oito anos depois, sou chamado para abrir o festival. Não posso explicar a alegria e a honra, o quanto isso significa para mim, sem cair na complacência. Me sinto muito grato pelo reconhecimento, e espero atender às expectativas", comentou Almodóvar.
Madres Paralelas é o primeiro longa do diretor desde Dor e Glória (2019), que foi indicado a dois Oscar: melhor filme internacional e melhor ator (para Antonio Banderas).