007 será a nova Marvel dos cinemas

Créditos da imagem: Amazon MGM Studios

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007 está sob controle da Amazon, e o futuro de James Bond é ser uma nova Marvel

Em decisão chocante, produtores abriram mão da franquia, que agora está com a gigante de tecnologia

Omelete
4 min de leitura
20.02.2025, às 11H41.
Atualizada em 20.02.2025, ÀS 12H25

A notícia mais chocante de 2025 no mundo dos negócios de entretenimento veio na manhã desta quinta-feira (20), quando Barbara Broccoli Michael G. Wilson, os produtores que detinham a direção criativa dos filmes de 007, abriram mão disso. Como num diabólico plano do Dr. No, a Amazon MGM Studios, braço de cinema da Amazon, agora controla James Bond.

Na prática, isso pode não parecer tão impressionante já que a Amazon tinha os direitos de distribuição de 007 desde que adquiriu a MGM em 2022. O Prime Video é a casa da franquia em streaming, e a única produção de Bond desde então, um reality show de competição, foi lançada justamente pela plataforma. Ainda assim. Broccoli e Wilson, através da produtora Eon, eram os manda-chuvas. A decisão de como seria o próximo filme e, talvez mais importante, quem seria o próximo Bond, era deles.

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Não é mais, e já conseguimos prever o que acontece agora. Desde a aquisição da MGM, Broccoli — filha do fundador da Eon e sempre a mais vocal cuidadora do personagem —  insistiu que a marca não seria diluída com derivados, séries e coisas do tipo. Em dezembro, o Wall Street Journal reportou que essa abordagem estava gerando atritos com a Amazon, que queria Marvelizar o personagem, e o desenvolvimento do novo filme estava congelado desde então. Começou uma quebra-de-braço, e agora sabemos o vencedor.

A boa notícia é que, quatro anos depois da despedida de Daniel Craig em 007 - Sem Tempo Para Morrer, enfim devemos ter novidades concretas sobre o próximo James Bond. Só tivemos dois longas do personagem nos últimos 10 anos, e nenhum deles foi ótimo. A má notícia, porém, Bond será o próximo selo acorrentado à ideia do universo cinematográfico. A essa altura do campeonato, já sabemos como as coisas são. 

Uma série prequel onde um jovem James Bond só assume o nome no último episódio? Um filme sobre a vida de M antes de assumir o comando do MI6? Derivados dos outros agentes, de 001 até 006? Tudo está na mesa. Diferente de Marvel, Star Wars ou Game of Thrones, 007 não tem uma mitologia complexa e rica em oportunidades de spinoffs. Estes filmes, até hoje parte importante do legado cinematográfico do gênero de ação, são sobre um espião em uma missão. A era Craig foi a primeira a criar uma narrativa conectada, entrando aqui e ali na vida pessoal do protagonista. Os resultados foram do apoeteótico (Skyfall) ao desastroso (Spectre), mas se essa irregularidade ao menos foi equilibrada com o cuidado de não entrar demais no homem por trás do terno, o que vai acontecer quando a Amazon jogar fora toda cautela?

A comparação perfeita é Harry Potter, e não só porque Spectre pareceu transformar Bond numa espécie de menino escolhido. Harry Potter é outra história centrada num personagem específico, e quando a Warner Bros. tentou, com Animais Fantásticos, fazer filmes nesse mundo sem Harry, o que aconteceu? Resultados cada vez piores na bilheteria, rejeição completa da crítica e decepção da parte dos fãs. 007 sem James Bond é uma má ideia.

Mas isso, claro, vai acontecer. 007 é, de longe, a maior marca na divisão de cinema da Amazon. De O Senhor dos Anéis The Boys, todas as outras franquias da gigante de tecnologia e varejo estão na TV, e os últimos meses deixam claro o interesse da empresa em expandir os negócios. Há alguns anos, o lançamento dos filmes da Amazon MGM Studios fora dos Estados Unidos estão a cargo da Warner Bros. Pictures, mas esse acordo acaba em 2025 e já há relatos de que a Amazon pretende assumir essa parcela distribuição também. Foi a Warner que lançou RivaisO Contador 2 no Brasil. Com o live-action de He-Man e um novo 007 a caminho, faz sentido a Amazon querer tomar conta total da empreitada.

Tudo isso pode ficar mais claro no começo de abril, quando acontecerá o primeiro painel da história da Amazon MGM Studios na CinemaCon, principal evento de anúncios de cinema no mundo. Tudo ali é voltado para exibidores, então não haverá um pio sobre o Prime Video. A verdade é que, se a Netflix (com raras exceções) se recusa a aceitar o cinema, a Amazon está pulando de cabeça nesse mercado. James Bond é sua arma secreta.

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