Nos 400 anos da morte de William Shakespeare, selecionamos 16 filmes que você não sabia que eram baseados em peças do dramaturgo e poeta inglês:
Inimigos do Império (2006)
Descontente ao ver seu pai, o Imperador casar-se com a mulher que ama, o príncipe Wu Luan (Daniel Wu) parte para um local remoto para estudar. Pouco tempo depois, o príncipe recebe a notícia da morte do pai e de que seu tio Li (You Ge) vai sucedê-lo ao trono. Ambientado na China da dinastia Tang, o enredo baseado em Hamlet toma um rumo inesperado no final.
Terras Perdidas (1997)
Michelle Pfeifer, Jessica Lange e Jennifer Leigh são as três filhas de um fazendeiro (Jason Robards) pronto para dividir sua fazenda no Iowa. Baseado no livro homônimo de Jane Smiley, a história inspirada em Rei Lear ganha outros tons quando a rivalidade entre as filhas revela segredos do patriarca.
Trono Manchado de Sangue (1957)
Toshiro Mifune e Akira Kurosawa voltam a Shakespeare, agora com a história de um comandante que busca o poder impulsionado por sua ambiciosa esposa. O cenário é o Japão feudal e um espírito substitui as bruxas no enredo inspirado em Macbeth com Isuzu Yamada como a venenosa Lady Asaji Washizu.
Garotos de Programa (1991)
A história de dois garotos de programa vagando pelos Estados Unidos vividos por Keanu Reeves e River Phoenix não é apenas um desafio ao status de ídolo juvenil dos atores, mas também em parte inspirado em Henrique IV e Henrique V.
Alguém para Eva (2003)
Eva (Gabrielle Union) é uma inspetora de saúde perfeccionista e acostumada a gerenciar tudo à sua volta, principalmente a vida das irmãs. Para acabar com a sua interferência, os namorados das moças contratam Ray (LL Cool J), um grande conquistador que recebe a missão de tirar Eva do caminho num enredo inspirado por A Megera Domada.
Homens de Respeito (1990)
Mike Battaglia (John Turturro) é um dos homens mais importantes de uma família de mafiosos que após uma ação bem-sucedida é promovido. Mas o novo posto não o agrada tanto quanto a possibilidade de liderar toda a família em mais uma história baseada em Macbeth.
O Rei Leão (1994)
Um jovem príncipe tem sua vida e posição ameaçadas quando seu tio mata seu pai e assume o trono. E assim, o enredo de Hamlet se transformou num dos maiores sucessos da Disney no cinema e musical da Broadway. Não faltam nem os amigos do príncipe, Rosencrantz e Guilderstern, que se tornaram Pumba e Timão.
Ela é o Cara (2006)
Viola (Amanda Bynes) aproveita a ausência do irmão, Sebastian (James Kirk), para ocupar o lugar dele no time de futebol do colégio. O disfarce funciona bem, mas o risco de ser descoberta aumenta quando ela se interessa por Duke (Channing Tatum) e a situação chega ao limite quando o irmão dela volta bem no dia da final do campeonato. Um jogo de erros saído de Noite de Reis.
Homem Mau Dorme Bem (1960)
Em uma crítica à corrupção nas grandes corporações japonesas nos anos 1960, Nishi (Toshiro Mifune) busca a vingança contra o homem que levou seu pai ao suicídio. Não é a única viagem do diretor Akira Kurosawa à obra de Shakespeare, mas o cenário contemporâneo em que a disputa por poder na empresa substitui a luta pelo trono saída de Hamlet prova o quanto o trabalho do dramaturgo inglês é atemporal.
10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
Heath Ledger em seu primeiro filme americano é o garoto contratado para namorar a mal-humorada Kat (Julia Stiles), irmã mais velha de Bianca (Larisa Oleynik). Isso porque o pai das meninas só permitirá que a mais jovem namore se a mais velha também tiver um namorado nessa versão teen de A Megera Domada que tem ainda Joseph Gordon-Levitt no elenco.
Planeta Proibido (1956)
O filme que inspirou a criação de Jornada nas Estrelas acompanha uma missão espacial a um planeta onde o cientista Dr. Morbius (Walter Pidgeon) vive isolado com sua filha Altaira (Anne Francis). Versão futurista de A Tempestade, o longa tem Leslie Nielsen como galã e a estreia de Robby, o robô, que voltaria em Perdidos no Espaço, Além da Imaginação, Columbo, vários outros filmes e séries e integra a Calçada da Fama dos Robôs.
Amor, Sublime Amor (1961)
O amor impossível de Romeu e Julieta atravessou o Atlântico para se transformar em um musical da Broadway adaptado depois para o cinema. Saem de cena as famílias nobres Montecchio e Capuleto, substituídas pela rivalidade entre porto-riquenhos e americanos na Nova York dos anos 50. No centro da briga, Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e Tony (Richard Beymer), membro da gangue rival, os Jets.
A Morte se Veste de Negro (1999)
Não é muito difícil captar a influência de Shakespeare por aqui. Jack (Jonathan Penner) é um rapaz com um histórico de doença mental que recebe uma informação anônima de que a morte de seu pai foi na verdade um assassinato. Decidido a investigar o caso ele mesmo, Jack passa a desconfiar do tio (Jamey Sheridan), com quem sua mãe (Jacqueline Bisset) está para se casar no enredo saído de Hamlet.
Uma Questão de Família (2001)
Sandeman (Richard Harris) é o líder de uma quadrilha de Liverpool que decide passar seus negócios adiante após a morte de sua esposa. Seu desejo é transferir os negócios para Jo (Emma Catherwood), sua filha favorita, mas ela rejeita a herança, dando início a uma luta pelo poder inspirada em Rei Lear entre suas irmãs Kath (Louise Lombardi) e Tracy (Lorraine Pilkington).
Jogo de Intrigas (2001)
Odin James (Mekhi Phifer) é um bem-sucedido jogador de basquete em seu colégio, com uma bela namorada, Desi (Julia Stiles), e um amigo, Michael Cassio (Andrew Keegan). O problema é que seu sucesso atrai o ciúme e a inveja de Hugo (Josh Hartnett), que cria um plano para destruir o colega de time usando sua maior fraqueza, o ciúme que Odin tem da namorada. Intriga e manipulação saídas de Otelo, o Mouro de Veneza.
Meu Namorado é um Zumbi (2013)
A história de um amor impossível ganha um cenário pós-apocalíptico com o romance entre o zumbi R (Nicholas Hoult) e a humana Julie (Teresa Palmer). Pode não parecer, mas o filme adaptado do livro de Isaac Marion é inspirado na mais romântica das tragédias de Shakespeare, Romeu e Julieta.