O Festival de Cannes 2023 quebrou o próprio recorde ao selecionar seis filmes dirigidos por mulheres para competir pela Palma de Ouro - um a mais do que no ano passado. A informação é do Deadline.
Entre as cineastas que podem levar o prêmio mais prestigiado do festival francês estão Alice Rohrwacher (La Chimera), Jessica Hausner (Club Zero), Catherine Breillat (L’été Dernier), Justine Triet (Anatomie d'Une Chute), Ramata-Toulaye Sy (Banel et Adama) e Kaouther Ben Hania (Les Filles d’Olfa).
A figura representa em torno de 30% da lista da competição principal, que contém 19 filmes. Até hoje, apenas duas mulheres venceram a Palma de Ouro desde a criação do prêmio, em 1955: Jane Campion, por O Piano (1993); e Julia Ducournau, por Titane (2021).
O Festival de Cannes 2023 também bateu recorde de mulheres selecionadas para além da competição principal - ou seja, contando mostras alternativas como a Un Certain Regard e exibições fora de competição. São 14 títulos dirigidos por mulheres entre os 51 anunciados na manhã de hoje (13).
Nessa conta está Renée Nader Messora, diretora do filme brasileiro A Flor de Buriti, que está na Un Certain Regard. A francesa Maïwenn, por sua vez, emplacou o seu Jeanne Du Barry como o filme de abertura do Festival de Cannes 2023.
O evento acontece entre 16 e 27 de maio de 2023.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.