A Semana da Crítica, mostra paralela do Fesitval de Cannes 2023 organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, anunciou sua selação na manhã de hoje (17), revelando o filme brasileiro Levante, da diretora Lillah Halla, como um dos títulos em competição pelo prêmio principal.
Segundo o THR, Levante acompanha uma jovem jogadora de vôlei, muito promissora no esporte, que descobre estar grávida e decide buscar um aborto. O longa aborda os perigos pelos quais mulheres passam na clandestinidade devido à ilegalidade do aborto no país.
Esta será a segunda vez de Lillah Halla em Cannes, uma vez que seu curta Menarca já foi exibido na Semana da Crítica em 2020. Na época, a cineasta ganhou o apoio da Next Step Initiative, que ajuda artistas a fazerem o pulo de curtas para longa-metragens.
A Semana da Crítica terá um júri liderado pela diretora francesa Audrey Diwan (O Acontecimento), e também inclui filmes originários da Coreia do Sul, Malásia, Jordânia, Bélgica e Sérvia - confira a seleção completa abaixo. O evento acontece entre 17 e 25 de maio.
-
Levante, de Lillah Halla
-
Il Pleut Dans La Maison, de Paloma Sermon-Daï
-
Inshallah A Boy, de Amjad Al Rasheed
-
Jam, de Jason Yu
-
Lost Country, de Vladimir Perisič
-
Le Ravissement, de Iris Kaltenbäck
-
Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu
Em competição
-
Ama Gloria, de Maria Amachoukeli (filme de abertura)
-
The (Exp)erience Of Love, de Ann Sirot & Raphaël Balboni
-
Vincent Must Die, de Stéphan Castang
-
No Love Lost, de Erwan Le Duc (filme de encerramento)