Seja pelo bem, como Wicked promete ser, ou pelo mal, como Coringa: Delírio a Dois foi, adaptações musicais cinematográficas fazem parte da cultura pop e estão cada vez mais presentes nas listas de sucessos - ou fracassos - de bilheteria no final do ano. Alguns destes hits atravessam o oceano para serem campeões de bilheteria nos teatros fora dos Estados Unidos, como no caso de A Família Addams, que ganhou uma elogiada montagem brasileira estrelada por Daniel Boaventura e Marisa Orth.
Pensando nisso, separamos cinco musicais que merecem ter suas histórias contadas não apenas nos palcos da Broadway, mas também nas telonas do cinema.
1. A Família Addams - O Musical
O sucesso estrondoso de Wandinha, série produzida por Tim Burton para a Netflix, fez com que a nossa família macabra favorita fosse mais falada do que nunca nestes últimos anos. Por que não, então, seguir explorando a árvore genealógica da Família Addams?
Na montagem musical para os palcos, encontramos a família de Wandinha se preparando para receber o mais novo namoradinho da filha primogênita para um jantar caseiro. A peça se desenrola com músicas extremamente envolventes e que exploram todo o lado camp e macabro que só os Addams sabem entregar.
Com quebras da quarta parede e um cenário espetacular (que inclui a mansão Addams interativa e em proporções quase reais), uma adaptação para os cinemas encantaria o público.
2. Once On This Island
Com adaptação para a televisão já encaminhada pelo Disney+, Once On This Island conta a história de amor entre Ti Moune e Daniel, jovens que se encontram apaixonados em uma ilha marcada por diferenças culturais e sociais. Trata-se de uma releitura quase espiritual e inserida na cultura caribenha do clássico de Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia.
Com músicas banhadas em ritmos clássicos do Caribe, como o reggae impecável em "Mama Will Provide", interpretada por Alex Newell, uma das vozes mais poderosas que já passou pela Broadway, Once entrega uma história espiritual de amor poderosa que transcende gerações e que merece ser vista pelo maior número de pessoas possíveis.
3. The Book of Mormon
Pensado pelas mesmas mentes distorcidas que criaram South Park, The Book of Mormon é, talvez, uma das sátiras mais inteligentes já criadas na história dos musicais. Aqui, Trey Parker, Robert Lopez e Matt Stone nos contam, com muita ironia e músicas recheadas de humor politicamente incorreto, a história de Elder Price e Elder Cunningham, dois missionários mórmons que são enviados para Uganda em uma missão evangelizadora.
A montagem de 2011 levou nove prêmios Tony (maior premiação do teatro nos EUA), incluindo o de Melhor Musical. Uma adaptação às telas de cinema, se feita de maneira inteligente e pensada ainda com o elenco original, que tinha Josh Gad (A Bela e a Fera) como protagonista, agradaria o público geral com seu ritmo acelerado e humor crítico.
4. Six - The Musical
Diretamente da West End, do ano de 2019, e agora com residência na Broadway, Six - The Musical conta a história de seis das ex-esposas do rei Henrique VIII, mulheres que se tornaram símbolos de resistência e que retornam à vida nos palcos para cantar suas histórias não contadas (e qual delas teve a pior experiência em vida).
Six inova no quesito musical e traz uma grande conexão com o público jovem ao usar da sonoridade de divas pops do século 21 para construir as canções entoadas pelas falecidas ex-rainhas. Artistas como Beyoncé, Avril Lavigne, Jessie J e Lizzo são algumas das inspirações mais nítidas por trás das músicas e que, com certeza, atraíriam um grande público para as salas de cinema.
5. Hadestown
O musical vencedor de 8 Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical, traz uma releitura do mito de Orfeu, combinando tragédia e beleza em perfeita harmonia. Com canções adaptadas do álbum conceitual folk opera de Anaïs Mitchell, a produção conquistou o público e permanece em cartaz na Broadway até hoje, consolidando-se como uma das mais queridas da atualidade.
O espetáculo impressiona pelo deslumbrante cenário e números musicais excepcionais, transmitindo uma energia que, se adaptada para o cinema, certamente seria um sucesso extraordinário.