A Pequena Sereia: Diretor explica citação de Hans Christian Andersen em filme

Créditos da imagem: Disney/Reprodução

Filmes

Notícia

A Pequena Sereia: Diretor explica citação de Hans Christian Andersen em filme

O Omelete acompanhou a coletiva global do lançamento do novo live-action da Disney

Omelete
3 min de leitura
25.05.2023, às 09H00.
Atualizada em 25.05.2023, ÀS 14H58

[AVISO: contém leves spoilers de A Pequena Sereia]

O live-action de A Pequena Sereia está entre nós e a nova versão preservou elementos da animação de 1989, como músicas e momentos icônicos, ao mesmo tempo, em que adicionou uma abordagem mais dramática através da releitura com atores reais. Além do uso de tons mais escuros e atuações mais intensas, foi inserida logo de início uma citação de Hans Christian Andersen, o autor do conto original, que orienta o espectador sobre o que podemos esperar da releitura.

O diretor Rob Marshall e o produtor John DeLuca participaram de uma coletiva global do lançamento, na qual o Omelete esteve presente, e explicaram o contexto por trás da frase do conto no live-action.

QUAL É A FRASE DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN QUE APARECE NO FILME?

Antes de nos introduzir ao Reino do Mar, a abertura do filme mostra uma cena contemplativa de ondas agitadas e, logo em seguida, aparece a citação: “Uma sereia não tem lágrimas e, portanto, ela sofre muito mais". Depois disso, é mostrado o fundo do mar onde vivem o Rei Tritão (Javier Bardem), Ariel (Halle Bailey) e outros seres marinhos.

"A primeira coisa que John e eu fizemos quando começamos essa jornada foi voltar ao conto de Hans Christian Andersen para entender de onde tudo veio”; disse Marshall sobre a ideia de colocar o trecho no longa. “Estávamos trazendo mais profundidade e emoção [para o live-action].”

Ele continua e lembra que sentiu uma forte conexão dessa frase com a mensagem que o filme quis passar. "Ficamos imediatamente cientes de como essa era uma história muito contemporânea já na década de 1830: essa jovem que se sente deslocada e quer fazer uma jornada de autodescoberta para outro mundo. A ideia de que uma sereia não tem lágrimas, ela sente e sofre mais, pareceu nos preparar para essa narrativa mais emocionante da história."

Apesar do longa trazer ares mais caribenhos e solares, tanto que as gravações foram na Sardenha, na Itália, o produtor explicou que a introdução de um ambiente mais frio serviu para homenagear as origens do autor, que nasceu na Dinamarca. "Foi muito importante devido à influência dinamarquesa de Andersen, as rochas com o mar foram muito importantes para nós”; disse John.

Rob Marshall (O Retorno de Mary Poppins) será o diretor do live action, que contará com roteiro de Jane Goldman (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido). Além disso, Alan Menken Lin-Manuel Miranda farão a trilha sonora, que terá a adição de novas canções.

O elenco da nova versão inclui Halle Bailey como Ariel, Melissa McCarthy como Ursula, Jacob Tremblay (O Quarto de Jack), Awkwafina (Podres de Rico), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) e Daveed Diggs (Hamilton).

A Pequena Sereia está nos cinemas brasileiros.

*****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.