O filme brasileiro Eu Ainda Estou Aqui tem chamado a atenção por onde passa. Com exibições no exterior e algumas no Brasil, o longa-metragem foi escolhido para representar o país no Oscar 2025, bem como alguns de seus membros do elenco.
A produção tem direção de Walter Salles e é estrelado por Fernanda Torres, além de contar com a participação de Selton Mello.
Ainda Estou Aqui tem previsão de estreia no Brasil para 7 de novembro, mas o cinema nacional já rendeu uma série de outras grandes produções, que podem sempre ser lembradas e celebradas.
O Omelete preparou uma lista com indicações de onde assistir alguns dos principais filmes que nosso cinema já produziu, sucessos recentes e inesquecíveis. Confira:
O Auto da Compadecida
Com uma sequência prevista ainda para 2024, o filme O Auto da Compadecida é um clássico inspirado pela obra do autor Ariano Suassuna. Lançado também como minissérie, o filme é um clássico do cinema brasileiro que brinca com conceitos religiosos e uma parcela importante do nosso povo. Ele pode ser visto no Globoplay por meio do Telecine.
Bacurau
Uma história que mescla ficção científica com crítica social e política. Bacurau chamou a atenção de todo mundo, até do game designer Hideo Kojima. O filme é um clássico moderno e pode ser visto no Globoplay.
Estômago
Estômago é outro clássico moderno, mas um pouco menos conhecido. A história do carismático aprendiz de cozinheiro, Nonato Canivete, que se envolve com pessoas erradas e acaba se dando mal. Ganhou sequência recente nos cinemas, mas o primeiro filme pode ser visto no Globoplay, com assinatura Telecine.
Central do Brasil
Diretamente do ano de 1998, Central do Brasil foi um dos responsáveis por levar o Brasil ao Oscar com uma indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Ainda que não tenha vencido, a história comovente do filme marcou gerações. Ele pode ser visto na Netflix, Globoplay e Telecine.
Cidade de Deus
Clássico absoluto do cinema nacional, Cidade de Deus conta a história do famoso bairro do Rio de Janeiro, desde suas raízes até a organização do crime moderno. O filme entrou para a história com diversos momentos e frases icônicas. Pode ser visto na Netflix, Globoplay e Max.
Tropa de Elite 1 e 2
Tropa de Elite 1 e 2 entraram para a história do cinema brasileiro por diversos fatores: personagens marcantes, frases emblemáticas e uma história poderosa, além de polêmicas. Os dois filmes se completam e formam uma grande narratica. Os dois podem ser vistos no Globoplay.