As franquias de game Alan Wake e Control vão ganhar adaptações em séries e filmes. De acordo com a Variety, a produtora Annapurna fechou um acordo com a Remedy Entertainment, desenvolvedora dos jogos, para desenvolver projetos audiovisuais de ambos os títulos.
"Na Remedy, nosso foco principal continua sendo o que fazemos de melhor - criar videogames que definem a indústria e que nos renderam reconhecimento global. Agora, é o momento certo para expandir o alcance de nossas amadas franquias para um público global ainda maior por meio de filmes, [séries de] televisão e muito mais", disse Tero Virtala, CEO da Remedy Entertainment, em comunicado.
"Na Annapurna, encontramos um parceiro extraordinário que compartilha nossa ambição e paixão por narrativas imersivas. Estamos animados para vê-los dar vida aos universos e personagens que criamos em novas mídias, graças a este acordo exclusivo", finaliza o texto.
Os parceiros não deram detalhes sobre os projetos que estão em desenvolvimento para cada título. Neste momento, não há confirmação de série ou filme de Alan Wake ou de Control.
Em 2022, o canal AMC, casa de franquias como The Walking Dead e Entrevista com o Vampiro, anunciou que estava produzindo uma série inspirada em Alan Wake. Após o anúncio, o projeto caiu no limbo e não ganhou novas atualizações desde então.
Alan Wake 2, uma sequência do popular jogo de horror de 2010, se tornou o jogo mais vendido da Remedy de todos os tempos. Na trama, o escritor Alan Wake, que está preso em uma dimensão alternativa aterrorizante há 13 anos. O título foi indicado para jogo do ano no Video Game Awards 2023 e ganhou por melhor direção de jogo, narrativa e direção de arte.
Control, de 2019, é um jogo de ação e aventura ambientado nos escritórios assustadores do Federal Bureau of Control, uma agência que investiga fenômenos paranormais. A protagonista Jesse Faden usa seus próprios poderes sobrenaturais para investigar o FBC, e seu mundo tem muitas conexões com o universo de Alan Wake. Uma sequência está em desenvolvimento pela Remedy.