A franquia Alien nasceu no final da década de 70 - com Alien: O Oitavo Passageiro, do diretor Ridley Scott - e entrou para a história da ficção científica e do horror. Recentemente, a saga ganhou um novo capítulo com Alien: Earth, série do Disney+ - mas já existem vários outros títulos para acompanhar antes dele.
Ao longo de vários filmes, Alien desenvolve sua mitologia, apresentando novos conceitos e criaturas. Quem chegar agora pode assistir a Alien na ordem que bem entender, especialmente a de lançamento. No entanto, também é possível acompanhá-la de outras formas - como, por exemplo, seguindo a cronologia da própria linha narrativa, o que pode oferecer uma melhor compreensão dos fatos.
Depois de ver todos os filmes, é possível tirar ainda mais proveito de Alien: Earth como um todo. Vale lembrar que a série recém-lançada conta com atores como Sydney Chandler (Don't Worry, Darling), Alex Lawther (Black Mirror), Essie Davis (Game of Thrones), Timothy Olyphant (Era Uma Vez em Hollywood) e Kit Young (Shadow and Bone).
Confira a ordem cronológica exata para assistir aos filmes - e à série - da saga Alien:
Prometheus (2012)
Cronologicamente, Prometheus é o primeiro filme da saga. Ele se passa no ano de 2093 e acompanha a jornada de um grupo de cientistas que supostamente vai encontrar seres que criaram a humanidade.
É neste filme que temos a introdução de alguns conceitos usados posteriormente, como o Patógeno e um certo ser que é melhor não detalhar para não entregar spoilers cedo demais.
Alien: Covenant (2017)
Alien: Covenant continua os fatos iniciados em Prometheus.
O androide David, que sobreviveu aos acontecimentos do filme anterior, continua seu próprio objetivo de elaborar vida por si mesmo. Assim ele não apenas desenvolve a raça dos Xenomorfos, como também espalha o Patógeno pela galáxia.
O filme se passa em 2104 e apresenta um novo elenco de cientistas, ou melhor, vítimas, que têm contato com a origem da vida alien.
Alien: Earth (2025)
A série recém-lançada no streaming se passa em 2120, muitos anos após Prometheus e também bem distante do planeta dos Engenheiros ou de David.
A protagonista é Wendy (Sydney Chandler), robô humanoide que ajuda seu mentor humano, Kirsh (Timothy Olyphant), a lutar pela sobrevivência da Terra quando o planeta é invadido por uma nave espacial, contendo cinco espécies letais de extraterrestres.
Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
Alien: O Oitavo Passageiro se passa em 2122, dois anos após os acontecimentos de Alien: Earth.
Aqui vamos Ellen Ripley (Sigourney Weaver), que está dentro de uma nave cargueira junto com sua tripulação, enquanto têm o primeiro contato com a criatura Xenomorfo, nascida do peito de um de seus amigos inseminados. Foi o primeiro filme da série, lançado em 1979.
Alien: Romulus (2024)
O capítulo mais atual da saga nos cinemas, em termos de produção, mas que se passa após o primeiro Alien, no ano de 2142.
Jovens que trabalham em uma colônia mineradora escapam de seu destino e lidam com os restos mortais do Alien vencido por Ripley.
Mas tudo se vira contra eles, quando se deparam com novos Facehuggers e toda uma colônia de Xenomorfos.
Aliens: O Resgate (1986)
A segunda aventura de Ripley se passa em 2179, com Aliens: O Resgate.
Aqui Ripley colabora com um grupo de fuzileiros navais para lidar contra Xenomorfos em uma operação de resgate.
Neste filme tivemos a estreia de James Cameron na série.
Alien 3 (1992)
Neste filme temos o retorno de Ellen Ripley pela segunda vez, após o capítulo anterior.
A sobrevivente vai parar em uma espécie de local prisional no espaço, onde tem que, mais uma vez, encarar os Xenomorfos.
Neste filme vemos o fim de sua primeira jornada. Ele se passa em 2179, mesmo ano de O Resgate.
Alien - A Ressurreição (1997)
A moça foi clonada e agora, mais uma vez, precisa encarar os Aliens, uma última vez.
Foi o capítulo derradeiro focado em Ripley e se passa no ano de 2381.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários