Margot Robbie e Ryan Gosling podem ser os grandes protagonistas de Barbie, mas é America Ferrera a dona de um dos momentos mais poderosos do filme – e o Omelete teve a oportunidade de conversar com a atriz sobre ele antes da estreia do filme, em Los Angeles*.
[Atenção: spoiler leve de Barbie adiante]
Na pele de Gloria, uma das poucas humanas da história, a atriz protagoniza um discurso poderoso, no qual sua personagem reflete sobre todas as expectativas sociais (na maioria das vezes, conflitantes entre si) que recaem sobre as mulheres e sobre a pressão para que elas alcancem um ideal de perfeição inatingível.
Ferrera torce para que o discurso faça o público refletir. “Eu espero que ele permaneça com as pessoas”, diz. “Quando eu li o que Greta [Gerwig] e Noah [Baumbach] escreveram, eu fui profundamente impactada, porque isso é a realidade”.
- Leia a crítica de Barbie
- Margot Robbie explica por que Ryan Gosling é o Ken ideal
- Margot Robbie conta o que a convenceu a viver a boneca
- Greta Gerwig “ainda não acredita” que a deixaram fazer o filme
- Greta Gerwig conta como tirou do papel referência a 2001 em Barbie
“Quando eu terminei de ver Barbie, eu experimentei vários sentimentos”, continua a atriz. “Eu fiquei eufórica com o quão divertido e engraçado o filme era, mas também senti algo mais profundo, e espero que todo mundo saia da sessão com essa sensação”.
Bonecas na vida real
Outro desejo de America Ferrera pós-Barbie é que as pessoas sintam-se capazes e valorosas, fazendo uma correlação com a boneca que Gloria ganhou como parte da coleção inspirada no filme.
“Eu amo que a Gloria tenha ganhado sua versão Barbie, porque é isso que quero, que as pessoas sintam que são uma Barbie, um Ken ou ambos, e sintam-se valiosas, fabulosas e celebradas – e que elas podem se expressar como quiserem”, disse. “Acho que o filme nos convida a encontrar alegria e recuperar a graça de se expressar”.
Questionada sobre como é ter uma Barbie inspirada por um personagem seu, a atriz disse que a situação é “um pouco surreal”. “É um pouco menos pessoal porque é a Barbie da Gloria, então posso separar, mas é maravilhoso, e adoro isso”.
Ferrera admite que não compartilha da conexão especial que sua personagem tem com a boneca, mas se conecta a Gloria de outras formas. "Eu não tive essa conexão com a Barbie na minha infância, mas eu me identifiquei com essa ligação a coisas que nos levam de volta à nossa juventude, que trazem de volta nossas imaginação e esperança e nos levam a essa época em que você é jovem e tudo é uma possibilidade".
Barbie já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e o Omelete entrevistou o elenco do filme. Confira abaixo:
*A jornalista viajou a convite da Warner Bros. As entrevistas aconteceram no final de junho, antes da greve dos atores.