Um grupo com 25 membros da Academia que possuem alguma descendência asiática enviou uma carta protestando contra piadas ofensivas feitas durante o Oscar 2016 (via THR).
A lista inclui nomes como Ang Lee, vencedor do prêmio em 2013, George Takei (Entourage: Fama e Amizade), Sandra Oh (Grey’s Anatomy), Jessica Yu (American Crime), entre outros.
O documento fala de “esquetes ignorantes e ofensivas” que aconteceram na 88ª edição do prêmio, apresentado por Chris Rock. Dois momentos citados são quando Rock apresenta três crianças asiáticas como contadoras da Academia e os comentários de Sacha Baron Cohen insinuando que os asiáticos têm a genitália pequena.
A carta foi enviada para a Academia, especificamente para a presidente Cheryl Boone Isaacs, o CEO Dawn Hudson e para os produtores Reginald Hudlin e David Hill, pedindo “medidas concretas para impedir que esse preconceito ou racismo inconsciente aconteça em relação a qualquer outro grupo nas futuras transmissões do Oscar”.
“Quando aquela esquete surgiu no meio do Oscar, nós ficamos tipo ‘O quê?’”, afirmou David Magdael, que assinou o documento e já fez parte da equipe de filmes como Os Mercenários e Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio. “Houve um coletivo ‘isso não aconteceu’. Encontramos várias pessoas que afirmaram não estarem mais dispostas a aceitar esse tipo de piada, especialmente logo depois do discurso de Cheryl Boone Isaacs sobre diversidade”.
O Oscar 2016 ficou marcado pela polêmica racial e a falta de indicações de atores negros. Após alguns boicotes (incluindo Jada Pinkett e Will Smith) e o uso da hashtag #OscarSoWhite, a cerimônia tocou no assunto em vários momentos, inclusive colocando atores negros recriando cenas dos filmes indicados – saiba mais.