Filmes

Artigo

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge | Prévia da visita ao set de filmagens

Fomos a Pittsburgh acompanhar as filmagens

Omelete
4 min de leitura
24.05.2012, às 13H59.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H33

Antes que comecem as comparações, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knigh Rises) não compete com Os Vingadores (The Avengers). O terceiro batfilme da trilogia dirigida por Christopher Nolan e protagonizada por Christian Bale compete é consigo mesmo. E depois do que vimos em Batman - O Cavaleiro das Trevas a tarefa se tornou bastante difícil, mas o cineasta e a Warner Bros. parecem não estar economizando esforços para se superar. E nós podemos dizer isso com a convicção de quem acompanhou in loco as filmagens. Sim, o Omelete foi convidado pela produção e mais uma vez viajou a Gotham City, agora "interpretada" por Pittsburgh, na Filadélfia.

Nós estávamos presentes no set quando foi filmada a cena em que Bane explode o estádio Gotham City Rogues durante o jogo de futebol americano já visto nos trailers. Vimos o público do estádio sendo feito de refém e Bane entrar no gramado escoltado por seus capangas enquanto puxavam uma estranha mistura de "pokebola" com Estrela da Morte e puxavam uma pessoa (que nós sabemos quem é e o que vai acontecer com ela, mas não podemos revelar ainda).

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Poster

None

Mas talvez o que tenha sido mais impressionante do que ver todas as explosões, que foram parar na Internet na hora, foi notar a empolgação dos batfãs com este projeto. Para "lotar" o estádio foram chamados milhares de figurantes. Todos eles passaram um dia inteiro torrando no sol, com suas camisetas amarelas, blusas pretas, cartazes e um enorme sorriso no rosto.

Batman
Clique nas imagens para ir para a galeria

Enquanto isso, lá na sala de imprensa do estádio Heinz Field, com ar-condicionado e bebida gelada, nós jornalistas víamos Christopher Nolan de calça caqui, camisa azul e chapéu de pescador comandando a sua equipe e recebíamos, de tempos em tempos, visitas de pessoas ligadas ao filme, que iam até lá dar entrevistas e falar da produção. Estiveram por lá os produtora Emma Thomas (esposa de Nolan), o co-produtor Jordan Goldberg, a figurinista Lindy Hemming, o supervisor de efeitos especiais Chris Cordbould, o coordenador de dublês Tom Struthers e os atores Christian Bale (em um bom humor fora do normal), Anne Hathaway (com seu cachorro), Tom Hardy (mais gigante do que nunca) e Nestor Carbonell (com lápis no olho, claro!).

Omeleturismo

Além de acompanhar as filmagens, deu para conhecer também um pouco da cidade de Pittsburgh. E o que mais impressionou por lá foi como as pessoas levam a sério duas coisas: os esportes e os filmes. No primeiro dia por lá, decidi me perder um pouco pela cidade para conhecer outros bairros mais afastados. E nesta de sair perguntando onde é isso, onde pega o ônibus e tal, conversei com alguns locais e eles foram me contando de vários outros filmes que foram rodados por lá. Anne Hathaway, por exemplo, tinha feito Amor e Outras Drogas por lá e fiquei sabendo também que, além do Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Os Vingadores também já tinham passado pela cidade. E é preciso dizer que quando um filme desses acontece na porta da sua casa ou do seu trabalho, sua vida muda, porque ruas são fechadas, seu caminho tem que ser desviado, mas o que percebi é que as pessoas gostam disso e ficam orgulhosas de verem sua cidade no cinema.

Sobre os esportes, o hotel onde eu estava hospedado ficava ao lado do estádio do Pittsburgh Pirates, o time de baseball, que naquele dia jogava em casa uma partida da MLB. Várias ruas do centro da cidade e algumas pontes eram interditadas para facilitar a caminhada dos torcedores para o estádio. Por causa do jogo e de uma corrida de cadeiras de rodas, levamos mais de meia-hora para percorrer de ônibus um percurso que o Google Maps diz que dá para fazer em 21 minutos a pé do hotel até o Heinz Field, o estádio do Pittsburgh Steelers, time de futebol americano local. Sem saber ainda o que seria filmado por lá, fiquei impressionado com o tanto de gente também chegando ao estádio, todos vestindo amarelo e preto, cores do time local - e também do Gotham Rogues, saída de gênio para facilitar a caracterização do próprio estádio e de todos os fãs presentes.

Batman
Clique nas imagens para ir para a galeria

Infelizmente, não podemos falar mais nada sobre o que descobrimos sobre o filme, mas vimos fotos, acompanhamos muita ação, ficamos sabendo de alguns segredos que muito em breve vamos poder compartilhar com você.

Lembramos que este é apenas o começo do Especial Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que terá muito material exclusivo até a estreia do filme, em 27 de julho.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.