Eleito o melhor na partida entre Argentina e Islândia na Copa do Mundo 2018, Hannes Halldórsson chama a atenção não apenas pelas grandes defesas no empate, mas pela carreira que por muito tempo levou paralelamente ao futebol. Antes mesmo de treinar especificamente para a posição de goleiro e ser decisivo na estreia do seu país no mundial, Halldórsson já trabalhava com audiovisual.
O começo da sua carreira de diretor foi comandando clipes de bandas locais, sem cobrar nada. Na época, ele era apenas um estudante do colegial e queria ganhar alguma experiência. Mais tarde, ele foi o responsável pelo clipe de "Never Forget", da dupla islandesa Greta Salome & Jonsi, que chegou a representar a Islândia na Eurovision, em 2012.
Mas ele não se limitou ao mundo da música. Halldórsson comandou também a série documental Our Professional Players (Atvinnumennirnir Okkar, no original), cujo objetivo era apresentar os jogadores de futebol da Islândia, incluindo a si mesmo, e vários comerciais. Para a Copa do Mundo na Rússia, inclusive, é ele quem faz a direção do anúncio da Coca-Cola, patrocinadora da equipe.
A paixão por futebol e cinema é tamanha que o goleiro conseguiu convencer o time islândes a fazer "sessões de cinema" nas concentrações. Com o objetivo de distrair os jogadores, mas também acentuar o espírito de equipe, Halldórsson exibe filmes com dois ou três dias de antecedência às partidas.
Desde que está representando seu país nas competições internacionais, uma de suas escolhas para essas sessões se destaca. Em 2015, quando a equipe se preparava para a partida contra a Holanda, na Eurocopa, ele exibiu a produção Everest, do diretor islândes Baltasar Kormákur. Na época, o longa sequer tinha estreado direito, mas o goleiro tinha bons contatos e conseguiu essa exclusividade.
Por isso, ao final da partida deste sábado (16), quando defendeu o pênalti do argentino Lionel Messi, os islandeses brincavam que as mãos de Halldórsson são firmes não só no gol, mas também com as câmeras.