Filmes

Festival de Cannes | Documentário sobre o impeachment de Dilma Rousseff atrai atenções e curiosidade

Produção é dirigida por Maria Augusta Ramos
-
YouTube/Reprodução
 - YouTube/Reprodução

Embora não faça parte da seleção nacional de Cannes, o documentário O Processo, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (17), foi assunto na Croisette em todas as rodas de brasileiros, em parte pelo prestígio que ecoou de sua passagem no Festival de Berlim, coroada com um prêmio de júri popular, em parte pela curiosidade europeia sobre a saúde política do Brasil.

Seu foco: os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff em 2016. O interesse francês por ele aumentou há uma semana, depois que ele venceu o prêmio de melhor longa-metragem internacional no Festival Documenta Madri, na Espanha. 

Antes, o longa já havia recebido o Prêmio Silvestre e o Prêmio do Público de melhor longa-metragem no Festival Indie Lisboa, em Portugal, e conquistado o de Melhor Longa-Metragem na Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários Visions du Reel em Nyon, na Suíça.

"Foi muito difícil estruturar as filmagens porque não sabíamos o que iria acontecer. Havia fatos e eventos novos surgindo a qualquer hora, a cada dia", disse a diretora Maria Augusta Ramos ao Omelete. "A decisão de focar no processo jurídico-político no Senado por si só estabeleceu uma estrutura de filmagem e, por fim, o acesso à defesa da presidente Dilma Rousseff também me permitiu filmar as reuniões e a própria Dilma, enquanto afastada no Alvorada".

Consagrada no Brasil por documentários como Futuro Junho (2015), Ramos ressalta que buscou ter acesso às reuniões privadas dos agentes políticos que estavam na acusação. "De quem estava no campo pró-impeachment, somente a advogada Janaína Paschoal nos permitiu uma aproximação mais íntima", diz a diretora. Nesta quarta (16), Cannes recebe o último dos longas de coprodução com o Brasil: Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, uma dobradinha entre produtores de Minas Gerais e Lisboa, com direção de Renée Nader Messora e João Salaviza. O festival termina no dia 19.

Leia mais sobre Festival de Cannes

A direita brasileira foi esmagada pela esquerda na mídia e universidades, por isso qualquer antipetista já era chamado de "direitista" por aqui ainda que não o fossem, como Olavo e Reinaldo Azevedo. Quem é direitista raiz tipo eu, que nunca fui de esquerda, vê claramente a incoerência dos neoconservadores causadas por seus ranços esquerdistas. Olavo hoje em dia mais atrapalha do que ajuda a direita raiz com seu intervencionismo enrustido e nefelibata.

Você não está pagando? Se defende corruptos é porque não deve estar pagando mesmo, mas roubando ou comprando com dinheiro desviado de algum órgão público.

E como petista não trabalha vocês nem chegaram perto deles para não sujar os sapatos na grama cortada.

Sim: muito melhor na arte da corrupção e na doutrinação de fanáticos.

Não entendi o Coronel Ubiratan na lista.

Rsrsrsrsrsrsrs

Quando você for maior de idade e tiver emprego não vai precisar ler no Facebook isso. Basta ir ao supermercado para sentir no bolso o tamanho do estrago do desgoverno petista.

Então você votou no Temer. Ou votou indiretamente nele anulando o voto?

Menos do que os R$4,25 do desgoverno Dilma. Quanto ao preço da gasolina, ele estava sendo subsidiada às custas do patrimônio da Petrobras, uma estatal. Você elegeu D I L M A e T E M E R.

Deixa ver se eu entendi: Goebbels, ex-socialista e membro do Partido Nacional-SOCIALISTA DOS TRABALHADORES Alemães, regime aliado de Stálin até 1941, era "de direita"? Tem certeza que está falando do autor desse texto? https://direitasja.com.br/2012/07/04/por-que-somos-socialistas/

Eu nem gosto do Olavo, mas vai um block por já ver que você não tem argumentos por discriminar um velho que tem apenas a 4ª série e se acha um gênio. =D Edit: mudei de ideia. Fica sem block.

A versão 2.0 do stalinismo apenas. Os ideias marxistas vigoram, em maior ou menor grau, em diversas partes do mundo inclusive no Brasil, onde a propriedade privada foi relativizada em nossa constituição, por exemplo.

Você aprendeu a estocar vento, digo gás?

Explique o porquê do STF não conseguir ver isso sem o subsídio de sua imensa sabedoria jurídica. Deve ser melhor que seu domínio da língua portuguesa, pois não sabe sequer regras de uso de letra maiúscula e uso de pontuação.

O golpe foi Lewandowski ter mantido os direitos políticos dela, em uma decisão inconstitucional, para ela tentar recuperar o foro privilegiado em 2018 e não fazer delação premiada.

Mimimimi..... Não interessa com que intenção vcs votaram o fato é que votaram em uma completa idiota, que se uniu ao que a de mais corrupto na politica brasileira e ela, o PT, Lula sabiam disso. Agora ficam nesse chororó, ai Dilma.... Nem o PT quer a Dilma.... Só o militontos ainda falam dela. O PT quer distancia, ninguém dá minima pra ela. Se Lula pudesse apagava ela da historia. Ridículo é ficar choramingando por um cretina, completamente incapaz, corrupta ate o ultimo fio de cabelo. Ridículo é ficar chorando por que não pode votar em um ladrão preso. Ridículo é ficar falando em democracia e defender partidos comunistas. Isso sim é ridículo.

Vaza esquerdinha

Você se importa pra quem governa Portugal? Turquia? Ucrânia? México? Ninguém liga pra presidentes de outros países, só os moderadores dele.

Para de chorar.

Olavo de Carvalho não é nem gente, não conta.

Então cara, tá bem ridículo esse seu argumento. As pessoas que votaram na Dilma, não votaram nela para que ocorresse um impeachment, para que o Temer viesse a tomar o poder. Não tem lógica o que você disse, meu anjo. Pensa um pouquinho mais antes de escrever porque pessoas como você é que não precisamos no nosso país.

Se informa melhor, pq a vinda do Temer pra presidência piorou a imagem do Brasil lá fora...

Mas cê tá brava? Kkkkk Vc não passa de um moleque chorão isso sim. Esse avatar uso de forma irônica mesmo pra rir de comentários de gente do seu tipinho. Molecada atual é nojenta mesmo, bando de catarrentos chorões e mimizentos. E olha teu nome "foo Fighters Man" kkkkkkkk put@ bandinha modinha de moleque que acha que gosta de rock, mas ouve funk e sertanojo universitário tb. As músicas dessa bandinha são todas iguais esse vocalista é um grande arroz de festa, pior do que a banda são os fanboys modinha dela que nem sabe o que é rock. Vaza lixão! Vai chorar ouvindo foo Fighters kkkkkkkkk

Qual pensamento esquerdista, zémané? Em que ponto falei de política partidária? Desde quando contextualizar e ter cultura é ser de esquerda ou direita? Cara, vc é tão medíocre que já entra com discurso pronto. Nem se dá ao trabalho de ler os outros. Basta apenas alguém sair fora daquilo que vc acha certo, pra vc ter seu clichezinho à mão. Vc não é só brega como seu avatar de emissora classe Z, é também um arremedo de ditador, um tiraninho burro que dói. Deve ter uns 20 e poucos anos. Não tem como alguém tão jumento e com tão pouca cultura ter mais idade que isso. bbk

Pois é, mas os burgueses adoram discutir o marxismo e de como o mundo seria melhor com o comunismo, todos com seu iPhone X e carrões do ano

Brega e cafona é ter esse pensamento esquerdista cheio de mimimi e vitimistas que está fazendo esse mundo ser a cada dia mais chato

Será por que a gasolina aumentou? Acho que alguma estatal tá tendo que cobrir um certo rombo nas contas né... rsrs

"Não sou eleitor do Aecio. Tive que votar nele.Sou anti PT" Geeeezzzzuuuuiiiiiiisssssss

"Quanto mais batem no Lula, mais ele apanha." DoidiVana Rousseff

Não apóio o Jhair B. para presidente do Brasil, mas às vezes, quando vejo esses zumbis babacões esquerdopatas postando palavras de apoio a anta estocadora de ventos, chego a desejar que o Jair B. seja eleito, só para ver o choro e grito de desespero dos esquerdopatas!...

Essa anta estocadora de ventos é aparvalhada mesmo. Viram o vídeo amador, mostrando ela procurando a mala dela, numa cabine de 1ª classe de um avião? Ou a anta de m***a toda atrapalhada tentando cantar "Nossa Senhora de Aparecida"? Não entendo como ainda pode ter babacas querendo mostrar apoio para essa m***a!...

Pontecorvo é cineasta de verdade. Já um Costa-Gavras, que é de esquerda, só tem um adjetivo pro cinema dele: L I X O. Ideologia não cria artistas, nem obras de arte.

Sou cafona não hahaha. Sou é muito CHIC hahahahaha. Já você, que usa de avatar um ícone da breguice cultural brasileira, não tem como salvar a pele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi ano passado, no Festival de Filmes de Pernambuco. Todos os pseudo-cineastas esquerdopatas subiram no tamanquinho platinado e quiserem retirar seus filmes SÓ porque iria ser exibido o doc sobre o Olavo de Carvalho. Na boa? O cinema brasileiro continuará essa porcaria que é enquanto estiver infestado de pseudo-cineastas esquerdopatas pendurados na EMBRAFILME, digo, ANCINE.

Mas é um esquerdista cafonééérrimo kkkkk Esquerda só sabe chorar e fazer mimimi vitimista

Apenas destaquei o "comunismo" do Pontecorvo para exemplificar que, embora eu não comungue de tal ideologia, nem por isso deixaria gostar muito de um filme dirigido por um cineasta de explícito viés de esquerda, e nem me incomodar necessariamente com isso, caso você pense que seja meu caso.

Comunismo foi erradicado entre 1989 (queda do Muro de Berlim) e 1991 (fim da URSS), felizmente.

Espero que ele apodreça na cadeia por MUITO TEMPO!...

É só ver como a diretora do documentário se refere à anta: "presidenta". Que asco!...

Boa!!! É "gópi"! ;-P

Ah, o grande filme do Pontecorvo, pra mim, é Queimada, com Marlon Brando! Poota filme! E Pontecorvo já tinha deixado fazia 10 anos o PC italiano (que sempre foi moderado e nunca pela luta armada) quando fez Batalha de Argel, que é de 66. Ele SEMPRE foi de esquerda, mas nunca foi dogmático. Existe esquerda e esquerda, amigão! Como não tem como comparar um Goebbels, um Pinochet com um Raymond Aron ou um André Glucksmann, se é pra falar de direita. Dos dois lados tem gente de nível, civilizada, culta e inteligente. Os medíocres se prestam a massa de manobra e os canalhas sempre ficam com o poder.

Pra te falar a verdade, conheço quatro filhos de Olavo de Carvalho, pois fazíamos parte do mesmo grupo de estudos espiritualistas (sufismo) no começo dos anos 2000. Olavo de Carvalho é/foi muçulmano e seguidor do sufismo, corrente mística islâmica (René Guenon e outros). Então, conheço um pouco da história dele e sua ascendência a ícone e ideólogo da (nova) direita se dá por ser uma pessoa de grande erudição, autodidata, e também porque a direita no Brasil, talvez mesmo por uma questão cultural, é um imenso deserto. Simplesmente não tem ninguém na atualidade no nível de um José Guilherme Merquior, Tristão de Ataíde ou Roberto Campos. Assim ficou meio óbvio que nesse deserto intelectual ele de alguma maneira se destacaria. Agora, o problema pra mim não é direita ou esquerda, mas a mediocridade e falta de idéias, educação e cultura da geração atual, que apenas se informa e segue idéias pela Internet e redes sociais. Pra essa geração atual, que é maniqueísta, funciona assim: a esquerda roubou, então a direita é boa. Ou: a direita é ruim porque é direita; viva a esquerda. Vejo que imperam a burrice e a mediocridade. Faltam LIVROS pra geração atual. Há exemplos bons à esquerda e à direita. Basta ter mente aberta e saber debater, sem buscar modelos prontos ou fechados. É duro dizer, mas não conheço pessoas com menos de 30 anos que dê pra chamar de inteligentes, racionais, serenas. A Internet literalmente fez um estrago danado na cabeça dessa geração. Quanto a arte engajada, tem tudo a ver. E pelo visto você é outro que desconhece um debate que surgiu no começo do século 20 com a Revolução Russa, e que fecundou todos os movimentos -inclusive o surrealismo, pois Breton e Aragon eram de esquerda (um menos; outro mais dogmático). E que teve também vertente de direita, com o futurismo de Marinetti. No Brasil, o modernismo, o ciclo da literatura nordestina, simplesmente TUDO sofreu a influência da visão social na arte. O cinema novo de Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha e vários outros também. E mesmo o cinema e a música que se pautou por usar de alegorias na época da ditadura militar também tinham essa dupla função, de fazer arte e fazer política. Então isso é tudo normal. Não vi o filme de Olavo de Carvalho e não julgo o que não conheço. Só li entrevista do diretor, que me pareceu um carinha bem primário e de muito pouca cultura. Mas de repente é um bom realizador. Censura é errado SEMPRE. Venha de onde vier.

Um bom exemplo é "Batalha de Argel", um filme abertamente político e do ponto de vista dos terroristas que atuaram no processo de independência da Argélia, e ainda dirigido pelo comunista de carteirinha Gillo Pontecorvo, mas que eu acho uma obra-prima e uma aula de cinema, um filme que eu admiro demais.

onde se pode cometar lula mas não pode bolsonar0 xD

O mundo ta cagando pro górpi

É gópi!!!! É gópi!!!! Currupaco!!!! Currupaco!!!! É gópi!!!

Parabéns aos paneleiros que estão pagando quase R$5 de gasolina mas quando a gasolina subiu R$0,20 centavos, as panelas que hoje estão enfiadas naquele canto chacoalhavam mais que o terremoto no Chile da década de 60

Disse tudo

A curiosidade dos gringos não é pelo impeachment mas sim pela pessoa q wueria estocar vento.

Eu amo 3ssa discórdia da pu7aria humana.

Ela deve ter feito escola com o Moro, que proferiu aquela bela leitura da narrativa d'O Poderoso Chefão em Inglês

Para os fakes comentaristas do Omelete, o júri popular do Festival de Berlim é um antro de comunistas

Documentário que acompanha um golpe que só não foi reconhecido no próprio país de origem...

Ou Leni Riefenstahl, que tem trabalhos incríveis.

Pode se roer, pode fazer cara feia, poe xingar... o fato é que foram os petistas que votaram no Temer e o fizeram por que Lula quis assim. Então da próxima vez, vão reclamar com o chefinho de vcs quando ele sair da cadeia. ahahahah

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro agente tora a Dilma, depois enfia a panela no c u e vai dormir.

"O omelete é comunista" kkkkkkkkkkkkkkkk

Eu pago 52 reais no gás! Nego tem preguiça de pechinchar! rsrs

Verdade!

Quem fala em GOLPE PARLAMENTAR esquece sempre os milhares de brasileiros que foram as ruas querendo a saída da boçal DILMA da presidência mas sempre é assim esquerda sempre ESQUECE disso ai vem com o bordão *É gólpi* afinal a esquerda sempre sonhou com uma DITADURA DO PROLETARIADO aqui no BRASIL esse documentário só serve como narrativa para propagar ao mundo a temática do GOLPE.

O "gópi" dói na alma dos esquerdista com muito fervor.

a Dilma é do planeta xuxa

Bem isso mesmo reparou como tem BTS ESQUERDISTAS sempre aqui nas discussões

O lula é da marvel?

É gólpi

Parei no tive que votar nele....

kkkk...isso mesmo..bufo!

Sendo a favor ou contra do impeachment, o filme é importante pelo registro histórico.

Mas houve esse boicote, independente de você ou eu terem visto esse filmem, e o boicote foi por motivos ideológicos. Se é assim, esperava mais respeito à pluralidade desses seus colegas. Mas parece que todo mundo hoje virou meio Pablo Villaça da vida. De toda forma, é perceptível uma tendência esmagadora à esquerda de imensa maioria da produção cultural brasileira "problematizadora", e isso inclui o cinema. Isso é evidente até para qualquer leigo. É uma tendência ideológica "de raiz", quase inescapável, que vem de quem dita a arte brasileira desde os anos 60. Algo que se "naturalizou". Não tem a ver com "arte engajada", tem a ver com a tendência intelectual e ideológica esmagadora que domina o debate e a produção cultural do país há décadas.

Saudemos a mandioca e estoquemos o vento!!!!! Parabéns pelos esquerdopatas e feministas, Vida longa pra LULA, exemplo de vida, não bebe e não rouba a mais de 1 mês.

Sempre é bom ler pessoas discutindo pra ver quem melhor ocuparia a titularidade do sistema escravista estatal.

KKKKK! Ói que é verdade.

Infelizmente, algumas pessoas acham que só porque o enredo do filme é sobre o Impeachment de 2016, ele não presta ou é obra de esquerdista e consequentemente não pode ser um FILME bom.

Não sou palmeirense hehe

Não assisti o filme sobre Olavo de Carvalho, então, não posso falar sobre o filme. Falo sobre o que conheço. Agora, não existem "milhões de cineastas no Brasil", seja de esquerda ou direita. Independente de tendência, Maria Augusta Ramos é cineasta de 1a linha. Esse é o ponto. Sabe filmar. Bem. E sim, o que falo se aplica SIM à realidade artística brasileira. Já estudei cinema e todos meus colegas, sem exceção, assistiam de tudo, independente de ideologia. È só assim que se forma pensamento crítico, massa crítica, e não uma boiada ignorante de gente teleguiada por ideologias, mídia e redes sociais.

Chora mais

Tem que explicar isso aos milhões de cineastas de esquerda que existem no Brasil e que se formam todos os anos, que decidiram boicotar um festival de cinema por causa de um documentário sobre o Olavo de Carvalho que nem tinham visto ainda. Tudo isso que você fala é muito bonito, mas dificilmente se aplica à realidade da produção cultural brasileira.

É melhor que a Liga?

Me faz vazar, l i x o!

Sendo a favor ou contra do impeachment é um filme importante historicamente.

Vaza esquerdinha

Omeleft é comunista caviar burguês

"É gólpi".

Oi, jumento! Vc é tão medíocre que não percebe que meu lado é o cinema. Mané!

"Górpi" do partido do vice eleito por vcs petistas kkkkkk

Tchau querida

impeachment não, Golpe, estupro da democracia

Omeleft

O Brasil tá ruim por causa do PT, é verdade! Eu li no Facebook! Abaixo aos esquerdist4s!

Não sou eleitor do Aecio. Tive que votar nele.Sou anti PT. Não quero a ideologia do FORO DE SP aqui no meu pais e pelo que eu saiba o Brasil teve a maior depressão de sua história. Uma das maiores taxas de inflação apesar do controle de preços que quebrou a Petrobrás (Se não fosse estatal estaria quebradinha). E o Brasil teria crescido mais ainda na década passada se não tivesse um PT no governo. O crescimento da década passada foi resultado do plano real e infelizmente nos tinhamos um governo de esquerd@ que tira proveitos de frutos que não foram seus

Pior que poesia Voglon! Cruzes!

Não conseguiu cooptar as Forças Armadas pq eles tavam ocupados cortando grama!

tá, agora vai comprar o gás, que já passou dos CEM REAIS

Quantos prêmios o Polícia Federal - a justiça é para todos ( menos tucanos ) levou?

Não assistiu. Então, meu caro, se você gosta de cinema, vá assistir. Eu já assisti filme nazista e Leni Riefenstahl e é uma baita cineasta. E não preciso ser nazista pra gostar, entende? Quanto ao Omelete, cara, o espaço é de alguém que tem sua linha editorial. Acho que cabe reclamação da sua parte, agora, vir aqui com chororô sobre ideologia é a mesma coisa que aguentar palmeirense falando sobre arbitragem contra o Corinthians. Só sabem chorar. Bola que é bom... Abraço!

Está tudo em órgão sérios como BANCO MUNDIAL, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e até no FMI. Vc saberia se lêsse alguma coisa além de memes...ELEITOR DO AÉCIO NEVES. Agora vai comprar o gás que já está a quase CEM REAIS

Nem é preciso. Há sspoilerss@ suficientes para não ficar nervoso vendo um monte de mentir@, a começar que foi um golpi. O que fico muito mais p.. é o Omeleft sempre lembrar das m... feitas pela esquerd@ e mesmo depois de meses ainda não ter falado uma palavrinha do final de Star Wars Rebels. Afinal este site é para fazer propagand@ esquerdist@ ou pra falar de nerdices. E digo mais, me impressiona este site defender ideologi@s que se opõe a livre inciativa, sendo o sucesso dela resultado direto do oposto que ela defende.

Tchau querida Anta

Colega, você assistiu o filme? Entende alguma coisa de cinema ou só sabe arrotar ideologia, sem se ater ao principal: Que se está falando de UM FILME COM QUALIDADE cinematográfica? Tudo isso porque o filme não lhe representa? Pois olhe, a discussão arte X política já foi tema há pelo menos uns 70 anos. Você está no mínimo ultrapassado ou vai ver é ignorante mesmo, sem cultura, e sequer sabe do que estou falando. Vou quebrar seu galho: da uma googleda e escreva LUKACS ou EISENSTEIN ou ARTE ENGAJADA ou LOUIS FERDINAND CELINE, DRIEU LA ROCHELLE, EZRA POUND e aprenda que independente de ideologia existe ARTE!

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus