Filmes

Artigo

Logan | Uniforme clássico aparece no trailer, mas não como fãs esperavam; entenda

Cena confirma que traje nunca vai ser usado por Hugh Jackman?

19.01.2017, às 14H17.
Atualizada em 20.01.2017, ÀS 01H05

O novo trailer de Logan (assista aqui) revelou novos detalhes sobre a trama, com destaque para a apresentação dos poderes de X-23 (Dafne Keen). Grande parte das cenas vistas na prévia está nos quase 30 minutos do filme já vistos pelo Omelete - leia aqui a descrição completa -, mas um momento merece atenção especial: a cena em que Hugh Jackman revela uma HQ dos Fabulosos X-Men. Na capa estão Wolverine e Tempestade com o uniforme clássico e o vilão da vez é o mutante Sauron. Nas páginas internas vemos Wolverine, Vampira, Tempestade e Professor X em alguma missão. Outra capa mostra o grupo no que parece ser um momento fúnebre. "Um quarto disso aconteceu, e não foi assim. No mundo real, pessoas morrem", reclama Logan ao descobrir que Laura é fã das HQs. 

Nos quadrinhos esse é um recurso comum. No escritório de advocacia em que Mulher-Hulk trabalha no arco "Mulher Solteira Procura", por exemplo, existe uma biblioteca de quadrinhos, que são considerados pelo governo como documentos oficias que contam os feitos dos heróis pelo mundo. No filme, além de ser um recurso interessante de metalinguagem, uma possibilidade aberta no universo dos X-Men no cinema por Deadpool, o trecho sugere que o desejo dos fãs de ver Wolverine com o uniforme clássico não deve se concretizar. Além de não combinar com o clima mais pesado proposto pelo longa, a cena deixa claro que essa versão "mais colorida" dos X-Men é uma fantasia. Ainda é possível, porém, que em algum momento do passado Wolverine tenha usado o uniforme, já que em uma cena cortada de Wolverine: Imortal, também dirigido por James Mangold, o mutante recebia o traje de presente (veja a foto abaixo). 

Sem entrar em detalhes sobre a existência do uniforme clássico no passado desse universo, Mangold explicou ao Screen Rant como a presença da HQ dos X-Men se encaixa no filme: "O mundo em que nos encontramos quando Logan começa é um mundo em que todo merchandising e todas as histórias sobre os X-Men existem. Existe no mesmo sentido que estrelas do cinema podem ler biografias da sua era de ouro ou astros do esporte podem olhar revistas ou ver replays de seus melhores momentos na ESPN. O quadrinho existe como uma forma de recriação de alqo que aconteceu e algo de que Logan está tentando fugir  - o que significa que ele está cansado da lenda. Ele está cansado das histórias, está cansado das pessoas o reconhecerem na rua e está cansado de ver alguém segurando um boneco do Wolverine. Todo esse merchandising existe no filme e acho que produz um aspecto muito interessante, mais realista, que é a nossa meta. O que é ser um desses personagens que foi vendido, embalado e descrito, e é um herói para as crianças (...). Porém, como é quando você não está cumprindo com esse papel, quando você não é mais capaz disso?"

None

Outra pista que se pode tirar da inclusão da HQ dos X-Men é que, por mais dramático e violento que seja, Logan terá alguns momentos leves, como já visto em outros trechos (leia aqui). A expectativa em relação ao filme só aumentou com o novo trailer, o que nem sempre é uma coisa boa. Vamos esperar que a última aparição do Wolverine de Hugh Jackman seja tão boa quanto aparenta, mesmo sem uniforme. 

Logan chega aos cinemas em 2 de março.

Leia mais sobre Wolverine

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.