Filmes

Mãe! | Não entendeu? Explicamos os significados por trás do longa

Bíblia, opressão feminina e Deus egocêntrico são alguns dos temas tocados por Darren Aronofsky
-

Mãe! é um filme que está causando polêmica, pois muitas pessoas estão saindo do cinema sem entender o que acabaram de assistir. Por isso, iremos explicar possíveis interpretações sobre o que o diretor Darren Aronofsky tentou passar com o seu longa. Porém, para falar sobre essa história, precisamos dividi-la em partes. Primeiramente, vamos entender os aspectos bíblicos que o diretor apresenta ao público – sua visão do nascimento e eventual fim da humanidade.

As “dicas” do diretor sobre quem são os personagens estão nos créditos, onde Javier Bardem é creditado como Ele (o relativo a Deus), Jennifer Lawrence é mãe (A Mãe Natureza), Ed Harris é Homem (Adão), Michele Pfeiffer é a Mulher (Eva), Domhnall Gleeson é O filho mais velho (Caim) e Brian Glesson é O irmão mais novo (Abel). Nenhum dos personagens tem um nome próprio e fazem alusão direta à Bíblia – com a casa sendo o nosso mundo.

A história, então, começa com Deus e a Mãe Natureza vivendo em harmonia na Terra, um local que ela o ajudou a construir, preparando tudo da maneira que ele mais gosta. Tudo ia bem até a chegada de Adão, que começa a mexer com o equilíbrio do local.

Apesar dos protestos quase silenciosos de sua companheira, Deus convida o homem para ficar, uma vez que o visitante é fã de seu trabalho. Com isso, ele mostra toda a sua casa e, inclusive, revela para Adão seu “sagrado” escritório – exibindo para o novo "amigo" uma joia que seria o relativo ao fruto proibido.

Adão, porém, é um homem doente e em uma das cenas aparece vomitando com um corte exposto em sua costela (na Bíblia, Adão dá uma de suas costelas para ganhar uma companheira). Pouco depois, Eva, sua esposa, bate na porta e invade a casa, mexendo em tudo e provocando a mãe natureza. Não demora para ela destruir, sem querer, o “fruto proibido”, gerando a ira de Deus que os bane de seu escritório (seu paraíso) para sempre.

Na continuação da história bíblica, Adão e Eva tem dois filhos: Caim e Abel. No longa, os dois filhos invadem a casa e começam a brigar – sendo que o mais velho acaba matando o mais novo para desespero de Adão.

Deus oferece sua casa para o funeral e ela é imediatamente invadida por pessoas desconhecidas que começam a mexer no “mundo”. Então, a Mãe Natureza pede para que eles sejam expulsos – o que seria o primeiro “fim do mundo” com a inundação da Arca de Noé.

Sozinho com a Mãe natureza, ele a engravida. Deus sente-se inspirado com a chegada de seu primeiro filho e escreve um novo poema (novas escrituras) que, assim que lançado, é aclamado pelo povo - que mais uma vez invade sua casa para o desespero da mãe natureza. No meio do caos, ela dá a luz a criança (Jesus), que após um momento de descuido da mãe, é levada por Deus para o povo. Seu único filho é morto pela humanidade (eles acabam bebendo seu sangue e comendo seu corpo) e, mesmo assim, recebem o perdão.

Eventualmente, o caos é tão grande e o homem destroi tanto a casa (mundo) que só resta a mãe natureza a aniquilação de tudo – o apocalipse.

Essa é a primeira camada do filme. Entendendo isso, abre-se espaço para ainda mais interpretações do trabalho de Aronofsky, que vão desde a relação da sociedade com a mulher até sua visão de Deus.

Mãe! também fala sobre como a mulher é oprimida. Jennifer Lawrence interpreta uma pessoa quieta, reprimida, que mal consegue se expressar e é totalmente dependente do marido.

A vida dela é como de muitas mulheres no passado: vive para servir o marido e para realizar todos os seus caprichos. Ela nunca deixa a casa, ela nunca consegue fazer nada para si e vive para servir. Quando Eva fala com ela, o único assunto que falam envolve o relacionamento com marido, sua vida sexual e a necessidade de ser mãe o mais rápido possível.

Deus, por sua vez, é misericordioso com a humanidade, mas não por amor a ela e, sim, por ser uma pessoa completamente egocêntrica. Ele precisa ser amado, precisa ser adorado e, por isso, perdoa a humanidade por destruir sua casa, por acabar com a mãe natureza e até de ter assassinado seu filho. Esse não é um Deus de piedade e, sim, um garoto mimado.

Mãe! é um filme sufocante que abre espaço para diversas interpretações. Essa é apenas uma das várias que ele abre e fica o convite ao leitor para também encontrar a sua. 

Leia mais sobre Mãe!

Mãe!
(Mother!) Direção: Darren Aronofsky Estreia em 21/09/17
sobre o filme
Galeria de imagens (8)

No seu caso já virou doença mental.

Uau que incrível, obrigada por explicar. Sou só eu que ficou extremamente mexida com o filme? Minha cabeça não para de pulsar. O problema é dormir depois disso. Estou sufocando.

Só um tiozão lunático como vc pode supor que o quociente de inteligência de alguém se mede com base em interpretação de um filme de quinta categoria. hahahahah seu bocozão

um filme pretensioso, cheio de babacas igualmente pretensiosos que se acham os cinéfilos fodásticos que manjam de tudo da "sétima arte". Normalmente não passam de uns gorduchos debilóides que passam suas vidas bitoladas e resumidas a assistir filmes que são basicamente um porre só pq um "algum alguém" o intitulou de "cult". HAHAHA Não passam de uns posers idiotas que realmente acham que quociente de inteligência ou status/nível social/ou a porra que seja é medida em preferências deste âmbito. Vão carpir um lote, e não me encham o saco seus metidos a cult do caral.h.o

Não vi relação alguma com a bíblia até ler neste site. Agora faz até um pouco de sentido. Mas como o protagonista representa Deus sendo ele todo vaidoso? Ótimo filme, mas o final foi decepcionante.

Particularmente não gostei, alias parei de assistir depois do que aconteceu com o bebê, alguém ai viu o final kkk?

Pros EUA também, amigão. Esse filme teve três indicações pro framboesa. Detalhe, odiei o filme.

o remédio que ela toma seria a terra tentando se recuperar dos feitos que a destroem. o sangue no chão representa a passagem bíblica em Gênesis exclamou o SENHOR: “Que fizeste? Ouve! Da terra, o sangue do teu irmão clama a mim. 11Portanto, agora és mais amaldiçoado que a terra que abriu a boca para tragar, de tuas mãos, o sangue de teu irmão.… já a maçaneta seria a chave do paraíso onde quando adão e Eva foram expulsos um anjo ficou protegendo o local para que não entrassem

Tudo bem que vc não entendeu. E não é tentar dar uma explicação para o filme. A explicação é essa. São esses personagens e é exatamente o que aconteceu.

Não... o filme faz referência à bíblia. Vc pode interpretar como quiser, inclusive gostar ou não, mas toda a produção foi feita com o pensamento em passagens bíblicas, apenas ambientada de forma diferente. São situações e personagens que servem de alegorias, apenas. Se não se percebe todas as questões religiosas, de relação com Deus, de fanatismo e tudo mais, tá precisando assistir de novo.

Mwu cerebro derreteu, preciso de psiquiatra, socorro!

A matéria só explicou o óbvio hahaha essa primeira camada eu entendi, mas e os detalhes? e a maçaneta da porta e o remédio amarelo, ou a mancha de sangue do Abel no chao ?

nao vi aspecto religioso no filme. acho que tratamos aqui da mae natureza tentando se recompor diante do homem destridor. a presença do marido representa politicos que permitem que a elite destrua o meio ambiente aqui representado pela casa. o bebe representa nossas crianças rejeitadas, maltratadas, mortas por violencia. acima de tudo achei mais tematica polica do que religiosa. muito bom o filme: complicado ao extremo com significados multiplos, mas excelente

Se Deus é enérgico e castiga a humanidade pelos seus crimes ele é uma criança cruel e birrenta. Se perdoa, é compreensivo e misericordioso, só está fazendo isso pra ser adorado. Ou seja, de um jeito ou de outro as pessoas vão sempre achar um jeito de difamá-lo kkk.

Simplesmente amei sua narrativa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tirou as palavras da minha boca...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Concordo com você, Geraldo. Penso ser bem isso mesmo.

e disse o bobo da internet

se não compreenedeu o filme , é burro

o lógico que são. mas não conseguiu entender um simples filme. parabéns

Tentar dar um explicação a esse filme é pura perda de tempo, a única explicação plausível é que o filme é uma verdadeira e completa PORCARIA.

Kkkkkkkkkkkkkkkkk 😂😂😂😂 muito bom 😂😂😂😂 ai ai...

Quem não gostou, apenas não gostou! Gosto é gosto e cada um tem o seu!!

Eu assisti o filme sem entender patavinas,estou acostumada com filmes de terror de fantasmas, e como já citaram nos comentários abaixo filmes rasos,com histórias medianas,mas que são do meu gosto,e isso simplesmente não se discute. Bem,de forma alguma considero burra as pessoas que não entenderam ou não gostaram do filme,tudo é uma questão de gosto,ninguém imaginava que a história teria essa pegada, mas confesso que amei, logo assim que descobri do que se tratava, o filme é realmente genial....

"não é para qualquer um. vai assistir os vingadores que fica mais fácil para vc compreender" Disse o diretor de Hollywood mais inteligente do mundo, QI 190, com vários filmes premiados em Cannes e com 300 estatuetas do Oscar. Casado com Jennifer Lawrence, ele não se importa de expor toda a sua intelectualidade numa página da internet, povoada por "seres acéfalos" que pensam diferente dele, mesmo que o seu pensamento seja uma bhosta.

Falou o PhD em cinema, diretor conceituado de Hollywood, americano nato e com 50 filmes premiados com Globo de Ouro e Oscar, um deles feito por sua esposa, Jennifer Lawrence...

Eu prefiro pensar quando estou cagando. E ter que pagar 50 Reais para "pensar" no cinema é complicado...

Este filme não é para divertir, é para pensar e isto é muito óbvio. Quem não gostou é porque está irremediavelmente perdido tal como a "humanidade" que aparece nos momentos mais violentos do filme. "O Diabo está nos detalhes".

Só deveriam avisar que esse filme não é para divertir e sim para pensar. Mesmo sendo para pensar achei uma bosta.

Eu já sabia de antemão do que se tratava, então eu havia entendido o filme, mas sinceramente achei uma bosta. O filme te prende muito até pouco antes do final pra ter um desfecho horrível e sem surpresa. Alias, surpresa teve, mas uma decepção.

Só não entendi o que era aquele "feto" na privada. E não lembro muito bem se apareceu os 4 cavaleiros do apocalipse (lembro só da "guerra")? Aquele local escondido no porão seria o Inferno?

valew inteligente que acha que o resto do mundo é burro pq não gosta do mesmo filme que vc, hahahahahah

A ta , então eu tenho que entender tudo isso em um filme de suspense chato e sonolento. ninguém entendeu o filme pq geral dorme o filme todo ou para de ver.

Eu achando que seria um filme massa no estilo de "Os outros" e vem uma dessa. Ainda mais pelo elenco eu esperava mais. Filme pra católico hipster

Pessoa é um obcecado religioso e tem as cara de achar alguém retardado hhuahuahauhau

Nossa, eu tbm pensei a mesma coisa quando vi o trailer, mas comecei a sacar o filme quando os Fãs entram na casa e começam a adorar ele e ele chama ela de inspiração........Amei o Filme, muito massa, e fiquei ate orgulhoso de mim mesmo quando vim pesquisar o significado e acertei......kkkkkkk. Nossa, quando comecei a sacar td fez um BUM na minha cabeça..........Muitoooo massssaaaa......e fora q a JLA Foi indicada para o Framboesa de Ouro, naaaaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaaaa a veeeeeeeeerrrr.....Povo chato

Lamento informar que você não tem Q.I suficiente para assistir o filme, por favor, procure outro que se enquadre em sua condição, obrigado.

Loguei no facebook só pra curtir seu comentário. Falou pouco mas falou tudo.

Não, vc não é burra, mas lhe falta conhecimento, aliás como falta a muitos brasileiros. Muitos imaginavam um filme de terror, um filme raso, bobo e previsto. Aronofsky é um diretor sofisticado demais para o nosso país!!!

Até mesmo um canal de animações no YouTube - Dark Matter 2525 - consegue refutar o senhor Craig facilmente. Nada de especial.

O trailer do filme foi melhor que o filme completo. Achei que seria terror. Não entendi nada e não sou burra por isso, assim como a arte abstrata, só faz sentido para quem a cria. O começo do filme tem um suspense que te prende, os atores são espetaculares, salvaram o filme. Eu não gostei a partir da parte onde se inicia a confusão com os "fãs". A ideia seria melhor se fosse leal aos fatos onde o diretor se baseia. A explicação dada aqui, dá "sentido" ao filme, duvido que todos que assistiram entenderam que o filme faz menção à fatos bíblicos, não sejamos hipócritas! Esse diretor tem um problema sério com Deus, é cada interpretação que ela dá a bíblia, assim como o filme Noé, assisti e Noé nada daquilo que era pra ser.

genial, um filme para poucos. pessoal acostumado com filme que entrega a história digerida e que só assistem produções hollywoodianas, fiquem longe. este filme não faz a mínima questão de te explicar as coisas e uma segunda assistida é essencial para compreender a obra como um todo. já desnconfiava do significado biblico por trás do enredo e gostei muito do retrato egocêntrico e doentio de deus, literalmente destruindo a própria casa e sem demonstrar nenhum sentimento de culpa ou responsabilidade pelas pessoas que morreram sob seus cuidados. GENIAL!

O dia que um ateu conseguir refutar o William Craig e o Alvin Plantinga,aí quem sabe eu vou dar credibilidade as besteiras que eles falam?

O fato do cara não gostar do filme,não faz com que ele tenha um gosto pior do que o seu. O filme é horrível mesmo.

Não gostei nem um pouco desse filme, mesmo essa temática e suas parábolas sendo bem boladas. Eu entendi algumas das sacadas (bem menos que a metade, tanto que estou aqui). Mas mesmo assim, achei a experiência muito mais tediosa do que genial. Enfim essa é minha opinião.

Genial você vindo aqui pra entender também!

Aham sei!

também fiquei esperando o terrorzão...

Isso mesmo Fernando. Gosto de filme assim, mas acho super compreensível quem não passa pela mesma experiência. Ninguém é obrigado! Vejo que tem gente que adora aparecer!

Retardado e Acéfalo cabe mais a alguém que tem dificuldade de respeitar gostos. Não se trata de um filme fácil. Eu entendi e gostei, mas compreendo quem não teve a mesma experiência.

"veio aqui justamente na pagina de interpretação pra dizer que entendeu logo de cara" kkkkkkkk

vejo essas pessoas como as mesmas q idolatram arte moderna, do tipo com quadro branco sem nada pintado.

foi uma adaptação do paganismo criada pela igreja católica, realmente. A biblia n fala de inferno em momento algum.

o inferno foi criado pela igreja pra manter os fiéis com medo, e na 'linha'...

ninguém quer ver.

só faltou o capeta hahah

Ora ora, temos um Xeroque Rolmes aqui! QI ( quantidade de idiotice ) no patamar dos 500!!! Gênio!

Engraçado. Eu não falei da minha religião. Falei da Biblia. E vcs, novos ateus, sabiam que a falta de religião tb é um assunto pessoal?

"Feminismo importante na sociedade atual". RINDO ATÉ 2050 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O feminismo não existe, o feminismo não passa de um bando de vadias que sob o manto da "igualdade de gêneros" tenta enfiar na cabeça de mulher burra que a Esquerda é algo que presta.

Ateu burro tentando convencer através de repetições e frases soltas que leu alhures na internet. Nada de novo sob o céu. Preguiça, preguiça e preguiça! Nem sei como tem gente que ainda tem paciência de tentar discutir com estes estrumes ateístas.

"Adoro" essas pessoas que ACHAM que todo mundo é obrigado a gostar de um filme, caso contrário é tachado de burro ou afins. Francamente, eu (e diversas outras pessoas) temos o direito de achar o filme uma bosta, e ainda assim possivelmente somos mais inteligentes que você. ;)

hur dur herp derp ateu tem que passar por um teste da igreja pra ser o "tipo" correto agora? Sua opinião é um assunto pessoal. Religião é um assunto pessoal.

No começo não dar pra entender porra nenhuma, o cara parece um idiota e a mulher dela muito oprimida, depois no final que que vai fazer mais sentido.

hehehehe muito boa Bruno hahahahaha #taylisongeniodalampada

não é para qualquer um. vai assistir emoji o filme que fica mais fácil para vc comprreender

não é para qualquer um. vai assistir os vingadores que fica mais fácil para vc compreender

kkkkkkkkkkkkkkkk ta bom o gênio cinéfilo QI 190 que veio aqui justamente na pagina de interpretação pra dizer que entendeu logo de cara, pqp nego adora passar uma vergonha pra se aparecer

Kkkk tenho certeza q sou beeeem mais velho q vc. E vc tá se passando por um pseudo. Tchau.

Vou parar por aqui, pois mais uma vez você mostrou sua incapacidade de entender as coisas, não consegue nem entender dez linhas digitadas nos tempos atuais, quer tirar onda que entende de religião e que leu a Bíblia. Você não sabe interpretar um texto de internet e sabe interpretar a Bíblia. Parabéns geração perdida, você ganhou a discussão, seus amigos do Facebook vão gostar de saber disso

Ateu moderninho - começa a frase com palavrão e faz ataque pessoal na opinião

Valeu por me ensinar, 17 anos. O q vc sabe da Biblia pra me ensinar por exemplo a não ser hipócrita como Vc?

Larga a mão de ser idi ota, humilde é reconhecer que você é quem não soube conversar. Fiz a pergunta três vezes para que você respondesse, depois de você exalar uma arrogância que só quem não sabe conversar tem. Mas de boa, já deu para perceber o seu estilinho de conversar. Quando você completar uns 14 anos, talvez já consiga conversar como uma pessoa que tenha cérebro. Agora não continue pregando que acredita em Deus e tendo essa postura de doutor sabichão arrogante, ele não vai curtir. Melhor você reler a Bíblia e por em prática os ensinamentos. Vou esperar você conseguir usar a internet de novo para responder, quando seus pais dormirem

Humilde = concordar com vc

Caralho, fazia uns dias q eu nao via a realidade bater com a ficção tão bem assim. Parece até ironico um religioso como o erik dar um chilique desse justamente num post sobre esse filme

Opa, aquele que não sabe conversar voltou. Quem é ateu? Mais uma vez você acha algo e faz disso uma verdade universal. Quando você aprender a conversar, quando você for humilde, quando você não for dessa geração perdida das redes sociais, volte aí para debater como um adulto e não uma criancinha criado pela vo

machinho de internet. e como disse, jovem. Típico - toma uma invertida e bota um espelho na cara do interlocutor. atribui a ele a reputação/perfil q vc tem. eu n fui militante em momento algum, contestei a visão do aronofsky e vc veio desmerecendo a biblia desde o incio. Sabe o q é pedestal? Ateísmo de internet. Acho q cada um tem direito e razões pra ter mais ou menos fé. Ou nenhuma. O q vcs ateus da net fazem é dizer q quem tem fé é burro. N preciso nem progredir no assunto. aprenda a discutir expondo opinião, não rancor.

hahaha...como eu chamo essa sua reação imbecil? Acho que ainda precisam catalogar, não sei. Se a sua vontade é a de vandalizar discussões, vc está no caminho certo. Me chamou de fanático groselhando sobre fábulas. Noé não é o meu conto de fábulas (nem existe conto de fábulas pq isso é redundante, caro amigo pseudo seja lá o que você acha que é. Se é conto, é fábula). Mesmo do ponto de vista cinemático, uma obra precisa ser fiel ao original. A adaptação do Aronofsky é uma divergência bisonha do relato bíblico. Não tem nada a ver com blasfêmia ou profanação. É simplesmente imbecil, como você. Aliás, nem sei porque te dou essa moral. Você fede a molecada que vive enfiada em canais de YouTube pra reforçar o ateísmo. Se eu chutasse a sua idade, cairia no mesmo lugarzinho de onde vc saiu. Dispenso. A coisa mais engraçada deste mundo é ver molecadinha que aprendeu a pensar ontem tentar provocar outros com macheza de internet. Se eu vou te 'explodir' porq discordo da abordagem fantasiosa sobre Noé...a sua reação prenuncia o quê? Psicopatia crescente? Vai se tratar ou chupar um Chicabon, vai.

Apenas um fanático religioso groselhando pérolas gratuitamente. Não pode ver um comentário contrariando seu conto de fábulas predileto que vai correndo anunciar seu fanatismo desprezível. É o Estado Islâmico fazendo escola... Será q vai me explodir depois dessa? .

kkkkkkkkkk sou burro demais, agora que entendi, eu tinha entendido que o bardem representa uma celebridade, que tem a privacidade invadida pelos fãs que destroem tudo e as pessoas ao redor dele ...

Exato, tem gente que vai odiar!

Vlw, Gênio! kkkkkkk

Meu comentário foi censurado... Incomodou...

Bela porcaria! Perdi duas horas do meu tempo.

Eu achei fantanstico. Muito bom mesmo. Melhor do que eu imaginava.

eu achei uma porcaria esse filme , perda de tempo ..

Legal

eu sou muito burro mesmo, entendi agora. Brilhante.

eu gostei.

Eu prefiro pegar a parte das outras temáticas, de outras interpretações. Ver o filme com outros olhos que não o contexto bíblico. Podemos fazer varias analogias com as ferramentas que o diretor te dá. A questão da necessidade de atenção, do self, do Ego, como nos fazemos ouvir, as atitudes da personagem principal, mesclado ao desespero de ter sido invadida em sua propria casa. etc etc.

E é bom passar mesmo, o filme não foi feito para ser assistido por leigos de mentes minúsculas.

Que entrevista péssima,omelete! Vergonha alheia! Não tinha nenhum outro entrevistador, não? Inglês do cara é terrível, meus ouvidos sangraram só de ouvir. E mais! Voces tiveram 4 minutos pra entrevistar um diretor foda desse e sobre o que vocês perguntam? O que ele acha da DC e do Batman. Sério????????????

Pensei que era um filme de satanás e paH!!!

bixao o sr ne?! kkk

Sobre a parte da Bíblia, fiz a pergunta em primeiro lugar, pois a maioria dos chorões que falam que o filme não é fiel, a primeira reclamação é sobre os gigantes, ou seja, os caras nem sabem sobre a Bíblia e ficam resmungando. Entendo tudo que você falou, mas vale lembrar que o filme é uma adaptação. Assim como a Bíblia adaptou algumas histórias para criar as suas, Darren adaptou uma para criar a sua. Por último, Noé está presente no Alcorão e no Torá. A história mostrada na tela não é apenas uma adaptação da Bíblia, mas sim dos três livros sagrados. Então chorar por achar que não foi fiel a uma história inventada, sem se dar conta que a base não foi só a Bíblia, também não dá

Não quero ficar em disputa com ninguém. Fiz uma pergunta simples e você diante de uma arrogância sem ter o porquê ter, quis tentar desmerecer uma simples pergunta mostrando que você é um profundo conhecedor. Refiz a pergunta e novamente se achou o bonzão para não responder e tentar sair por cima. Apenas na terceira vez que tentei arrancar uma resposta, você saiu do seu pedestalzinho e resolver responder. Então quem tem atitude de criança é você, se você se acha bom o suficiente para não responder uma simples questão sem vir com pedra na mão, não participe de discussão. E quem se mostrou militante foi você, que geralmente tem o mesmo tipo de postura. Se acha o cara mais inteligente do universo, tem certeza que só ele está certo no mundo e foge quando confrontado. Porém, pelo menos depois de muita insistência você conseguiu responder, não sei se teve que pesquisar para responder.

amigo, vc quer ficar de disputa. Que zuado. O filme é fiel em mínimas partes. As distorções restantes são o que desfigura a história. Sério que eu preciso te explicar isso? Nefilins ajudando na construção da arca? Pessoas se escondendo dentro dela? Noé querendo matar descendentes dos filhos? Alan, sai da adolescência militante e depois vc vem conversar comigo.

Sua falta de resposta infere muito mais o suficiente para sabermos que você não tem segurança no que fala.

acho q a minha pergunta infere o suficiente

Em qual parte? Não se responde um pergunta com outra. Se não sabe responder a pergunta, não é feio dizer.

Concordo. Não gosto quando o contador da história tem que explicar a história. Podia ter sido menos óbvio.

já leu a Bíblia?

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus