Queen of the Desert | Da Frigideira

Filmes

Artigo

Queen of the Desert | Da Frigideira

Werner Herzog faz filme brando, com sua primeira protagonista feminina

18.02.2015, às 14H42.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H37

O aguardado Queen of The Desert pode decepcionar quem esperava o novo filme do cineasta Werner Herzog. O primeiro trabalho do alemão com uma protagonista mulher tinha tudo para ser um grande filme. Afinal, retrata a vida da exploradora e arqueóloga britânica Gertrude Bell, que deu grande contribuição para a definição geopolítica do Oriente Médio após a Primeira Guerra Mundial, nos anos em que viajou pelo deserto com os beduínos locais.

Herzog opta pelo mais fácil e transforma a intrigante vida da inquieta Bell - vivida por Nicole Kidman - em um romance. É acima de tudo uma mulher bela, doce e amorosa a protagonista de Queen of the Desert, um filme cheio de cenas incríveis dignas de cartão-postal. Tudo longe do deserto mítico e inebriante de Fata Morgana, o filme de 1971 em que Herzog registra o Saara em tom documental. Na coletiva de Queen of the Desert no Festival de Berlim 2015, Herzog conta que durante as gravações uma tempestade de areia de verdade ocorreu e eles seguiram filmando. É o típico desígnio da natureza que parece assombrar os longas do cineasta, mas de resto o comportado Queen of the Desert não parece, ao contrário de outros trabalhos do diretor, estar à mercê das vontades imprevisíveis do ambiente.

Naquele que talvez seja o filme mais comercial e brando da carreira de Herzog, seus atores entregam atuações mornas. Kidmann é contida demais, e James Franco interpreta um Henry Cadogan de sotaque britânico carregado, enquanto Damian Lewis incorpora Charles Doughty-Wylie numa aparição talvez curta demais, mas não mais curta do que a ponta de Robert Pattinson, como o aventureiro T.E. Lawerence, o Lawrence da Arábia. São os homens que orbitam a rainha do deserto, e o verdadeiro pecado da cinebiografia é sugerir que uma mulher pioneira e independente como Gertrude Bell tem sua vida definida mais por seus relacionamentos do que qualquer outra coisa.

No grupo aberto do Omelete no Viber você confere as primeiras impressões dos filmes após as sessões, fotos direto do Festival e nossas discussões sobre os longas da seleção.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.