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Termômetro do Oscar 2018: quem deve levar o prêmio nas principais categorias

Prêmios dos Sindicatos de Hollywood indicam os favoritos da Academia

02.03.2018, às 20H30.
Atualizada em 13.03.2018, ÀS 17H01

Os prêmios dos sindicatos de Hollywood são o melhor termômetro para prever quem sairá vencedor na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A maior parte dos membros dos sindicatos também vota no Oscar e, assim, é possível analisar quem tem mais chances de sair com uma estatueta neste domingo (4). A seguir, listamos os vencedores dos prêmios dos sindicatos nas principais categorias em 2018 para você ter mais chances de acertar no bolão - confira aqui a lista completa de indicados ao Oscar.

Divulgação

PGA (Producers Guild of America)

O prêmio do Sindicato dos Produtores é o principal indicador para a categoria Melhor Filme. No ano passado, porém, premiou La La Land - Cantando Estações e quem acabou com o Oscar foi Moonlight: Sob a Luz do Luar, repetindo a surpresa de 2016, quando o PGA escolheu A Grande Aposta e Oscar foi para Spotlight: Segredos Revelados. Já nos anos anteriores anteviu o prêmio para Birdman (2014) e a indecisão em torno de 12 Anos de Escravidão (2013) e Gravidade (2013), que acabaram empatados no prêmio do sindicato e dividiram as principais honrarias na festa do Oscar: 12 Anos de Escravidão foi o Melhor Filme e Gravidade deu a estatueta de direção para Alfonso Cuarón. A categoria de animação também pode levar em consideração os votos do PGA. Em 2016 e 2017, Divertida Mente e  Zootopia foram premiadas como a Melhor Animação pelo sindicato e também levaram o Oscar.

Os escolhidos do PGA este ano foram:


 DGA (Directors Guild of America)

O prêmio do Sindicato dos Diretores previu a vitória de Damien Chazelle por La La Land - Cantando Estações no ano passado e a vitória de Alejandro G. Iñárritu por O Regresso em 2016. O sindicato também indicou a vitória de Alejandro G. Iñárritu por Birdman (2014) e a de Alfonso Cuarón por Gravidade (2013). Em 2012, porém, o DGA escolheu Ben Affleck como Melhor Diretor, mas o ator/cineasta sequer chegou a ser indicado ao Oscar na categoria por Argo e o prêmio da Academia ficou com Ang Lee por As Aventuras de Pi.

Os escolhidos do DGA este ano foram:


 SAG ( Screen Actors Guild)

O prêmio do Sindicato dos Atores apenas não acertou a categoria de Melhor Ator no Oscar 2017. O SAG escolheu Denzel Washington por Um Limite Entre Nós, mas o prêmio foi para Casey Affleck por Manchester à Beira-Mar. Já nas outras categorias, todos os escolhidos do sindicato levaram o Oscar: Emma Stone como Melhor Atriz por La La Land - Cantando Estações, Mahershala Ali como Melhor Ator Coadjuvante por Moonlight e Viola Davis como Melhor Atriz Coadjuvante por Um Limite Entre Nós. Em 2016, o prêmio antecipou a vitória de Leonardo DiCaprio como Melhor Ator por O Regresso, de Brie Larson como Melhor Atriz por O Quarto de Jack, de Alicia Vikander como Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa, mas escolheu Idris Elba por Beasts of No Nation, que sequer foi indicado ao Oscar (a estatueta ficou com Mark Rylance por Ponte dos Espiões). O Sindicato também premia o Melhor Elenco, que em 2016 foi para Spotlight: Segredos Revelados (que acabou com o Oscar de Melhor Filme) e em 2017 foi para Estrelas Além do Tempo.
Os escolhidos do SAG este ano foram:


 WGA (Writers Guild of America)

Por conta de detalhes técnicos, ficou difícil para o prêmio do Sindicato dos Roteiristas acertar os escolhidos do Oscar em 2017.  O WGA premiou como Melhor Roteiro Original Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney por Moonlight e como Melhor Roteiro Adaptado Eric Heisserer por A Chegada, mas o Oscar considerou que Moonlight era um roteiro adaptado por ser baseado em uma peça não publicada de Tarell Alvin McCraney e premiou o filme nessa categoria, deixando o Oscar de Melhor Roteiro Original com Kenneth Lonergan por Manchester à Beira-Mar. Em 2016, o Sindicato acertou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado de A Grande Aposta e de Melhor Roteiro Original para Spotlight: Segredos Revelados e, em 2015, previu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para O Jogo da Imitação, mas escolheu O Grande Hotel Budapeste como Melhor Roteiro Original (o Oscar ficou com Birdman).

Os escolhidos do WGA este ano foram:


 Annie Award

O prêmio considerado como o Oscar da animação acertou os vencedores do prêmio da Academia em 2017, escolhendo

Zootopia como Melhor Animação em Longa-Metragem e Piper como Melhor Curta-Metragem. Em 2016, acertou o Oscar de Divertida Mente, mas escolheu World of Tomorrow como melhor curta-metragem (o Oscar acabou com Bear Story, que não estava indicado ao Annie).

Os principais escolhidos do Annie Awards este ano foram:

  • Melhor Animação em Longa-Metragem: Viva - A Vida é uma Festa (indicado ao Oscar de Melhor Animação)

  • Melhor Curta-Metragem: Dear Basketball (indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem)

  • Melhor Animação Independente: The Breadwinner (indicado ao Oscar de Melhor Animação)


 CDG (Costume Designers Guild)

Em 2017, Colleen Atwood levou o Oscar por Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas não estava entre os prêmios do Sindicato, que escolheu Mary Zophres de La La Land - Cantando Estações como Melhor Figurino Contemporâneo, Renee Ehrlich Kalfus de Estrelas Além do Tempo como Melhor Figurino de Época e Alexandra Byrne de Doutor Estranho como Melhor Figurino de Fantasia. Em 2016, premiou Jenny Eagan de Beasts of No Nation como o Melhor Figurino de Filme Contemporâneo, Paco Delgado de A Garota Dinamarquesa com o Melhor Figurino de Época e Jenny Beavan de Mad Max: Estrada da Fúria como Melhor Figurino de Fantasia (a escolhida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas).

Os escolhidos do CDG este ano foram:

  • Melhor Figurino Contemporâneo: Jennifer Johnson - Eu, Tonya (não indicado ao Oscar)

  • Melhor Figurino de Época:  Luis Sequeira - A Forma da Água (indicado ao Oscar)

  • Melhor Figurino de Fantasia: Lindy Hemming - Mulher-Maravilha (não indicado ao Oscar)


 ADG (Art Directors Guild)

O Oscar de 2017 premiou David Wasco de La La Land - Cantando Estações como Melhor Design de Produção, que havia levado o prêmio de Design de Produção Contemporâneo do Sindicato, que também premiara Guy Hendrix Dyas por Passageiros (Design de Produção de Fantasia) e Wynn Thomas por Estrelas Além do Tempo (Design de Produção de Época). Em 2016, o Sindicato dos Diretores de Arte escolheu Jack Fisk de O Regresso como o Melhor Design de Produção de Época, Colin Gibson de Mad Max: Estrada da Fúria como o Melhor Design de Produção de Fantasia, e Arthur Max de Perdido em Marte como o Melhor Design de Produção Contemporâneo. O Oscar deu a estatueta para Mad Max: Estrada da Fúria.

Os escolhidos do ADG este ano foram:

  • Design de Produção de Época: Paul Denham Austerberry - A Forma da Água

  • Design de Produção de Fantasia: Dennis Gassner - Blade Runner 2049

  • Design de Produção Contemporâneo: François Audouy - Logan (não indicado ao Oscar)


 MUAHS (Make-Up Artists and Hair Stylists Guild)

No ano passado o Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros escolheu Esquadrão Suicida como a Melhor Maquiagem de Época ou de Personagem em Longa-Metragem e Star Trek: Sem Fronteiras como a Melhor Maquiagem de Efeitos Visuais e Esquadrão Suicida acabou com o Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelo. Em 2016, Mad Max: Estrada da Fúria foi escolhido nessas duas categorias principais, resultado que foi refletido no Oscar.

Os escolhidos do MUAHS este ano foram:


ACE (American Cinema Editors)

As escolhas do Sindicato dos Montadores em 2017 não se refletiram no Oscar, que preferiu John Gilbert por Até o Último Homem enquanto o ACE premiou Joe Walker por A Chegada como Melhor Montagem de Longa-Metragem, Tom Cross por La La Land - Cantando Estações como Melhor Montagem em Comédia ou Musical, Bret Granato, Maya Mumma e Ben Sozanski por O.J.: Made in America  como Melhor Montagem em Documentário (premiado pelo Oscar como Melhor Documentário) e  Fabienne Rawley e Jeremy Milton por Zootopia como Melhor Montagem em Animação (premiado com o Oscar de Melhor Animação). Em 2016, escolheu Margaret Sixel por Mad Max: Estrada da Fúria na categoria Melhor Filme, resultado que foi refletido na escolha do Oscar. O ACE lembrou também de A Grande Aposta como a Melhor Montagem de Musical ou Comédia, Divertida Mente como Melhor Montagem de Animação (filme que levou o Oscar na categoria longa animado) e Amy como a Melhor Montagem de Documentário (filme que também levou o Oscar na sua categoria).

Os escolhidos do ACE este ano foram:

  • Melhor Montagem de Longa-Metragem: Lee Smith - Dunkirk

  • Melhor Montagem em Comédia ou Musical: Tatiana S. Riegel - Eu, Tonya

  • Melhor Montagem em Documentário: Joe Beshenkovsky, Will Znidaric e Brett Morgen - Jane

  • Melhor Montagem em Animação: Steve Bloom - Viva - A Vida é Uma Festa


VES (Visual Effects Society)

No ano passado, o Oscar de Melhores Efeitos Visuais foi para Mogli, o Menino Lobo,  que já havia sido premiado pelo Sindicato por seus Efeitos Visuais Fotorrealistas. Ainda em 2017, o VES reconheceu também Horizonte Profundo pelos Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista e Kubo e as Cordas Mágicas pelos Efeitos Visuais em Animação. Em 2016, o Oscar surpreendeu ao premiar Ex Machina, enquanto o prêmio do Sindicato dos Profissionais de Efeitos Visuais escolheu Star Wars: O Despertar da Força na categoria Efeitos Visuais Fotorrealistas e O Regresso na categoria Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista. O Bom Dinossauro venceu na categoria Efeitos Visuais em Animação.

Os escolhidos do VES este ano foram:

  • Efeitos Visuais Fotorrealistas: Planeta dos Macacos - A Guerra

  • Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista: Dunkirk

  • Efeitos Visuais em Animação: Viva - A Vida é Uma Festa (indicado como Melhor Animação e Melhores Efeitos Visuais)


ASC (American Society of Cinematographers)

O Sindicato dos diretores de fotografia não anteviu a vitória no Oscar 2017 de Linus Sandgren por La La Land: Cantando Estações, preferindo Greig Fraser por Lion - Uma Jornada para Casa. Já em 2016, escolheu Emmanuel Lubezki por O Regresso, acertando a escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o que também ocorreu em 2014 (também para Lubezki por Birdman), 2013 (também para Lubezki por Gravidade).

O escolhido do ASC este ano foi:

  • Melhor fotografia:  Roger Deakins - Blade Runner 2049


Conclusão: Pelo resultado dos prêmios dos sindicatos,  A Forma da Água continua como grande favorito nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, mas a premiação promete ser dividida, com Corra! sendo o favorito do ano para surpreender (e que já deve levar o prêmio de Melhor Roteiro Original). Eu, Tonya também é outro que deve receber atenção. Viva - A Vida é Uma Festa é o favorito para Melhor Animação, com Planeta dos Macacos - A Guerra saindo na frente na categoria Efeitos Visuais e Roger Deakins, o campeão de indicações sem vitória na história do Oscar, pode finalmente levar a estatueta de Melhor Fotografia.

A cerimônia de entrega do Oscar 2018 acontece em 4 de março, com cobertura completa do Omelete - conheça todos os indicados.

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