Filmes

Notícia

Um Herói | Asghar Farhadi é acusado de plagiar ideia de ex-aluna no filme

Se perder, jovem pode ser condenada a 74 chibatadas

Omelete
2 min de leitura
24.03.2022, às 22H04.

O cineasta Asghar Farhadi (O Apartamento) está sendo acusado de plágio por uma ex-aluna para criar seu filme Um Herói. A estudante Azadeh Masihzadeh afirma que Farhadi plagiou a premissa de um documentário que ela criou em um workshop com o cineasta, em 2014.

O THR conversou com a estudante e com outros alunos da turma, que confirmaram que o diretor ficou empolgado com o trabalho da jovem. "Lembro-me muito bem desse momento porque estávamos todos chocados — o Sr. Farhadi também ficou chocado — porque a história de Azadeh era tão interessante e ela mesma inventaria tudo", afirmou um dos colegas.

Em entrevista ao jornal, Masihzadeh afirmou que, em 2019, antes da produção de Um Herói, Farhadi pediu que ela assinasse um documento afirmando que seu documentário era ideia dele — e ela o fez. "Eu não deveria ter assinado, mas me senti sob grande pressão", disse ela ao THR. "O Sr. Farhadi é este grande mestre do cinema iraniano. Ele usou o poder que tinha sobre mim para me fazer assinar".

O cineasta nega a acusação e por meio de nota, seus advogados, ele encontrou inspiração em uma A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht. Pela lei do Irã, se a estudante não conseguir provar a acusação, receberá 74 chibatadas. Já o cineasta, se for condenado, ele pode ter que pagar toda a renda acumulada com o filme e até ser preso.

Confira a sinopse de Um Herói: "Rahim está na prisão devido a uma dívida que não pôde pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm de acordo com o plano".

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.