A uma semana do Oscar, o BAFTA 2022 premiou alguns dos principais candidatos ao prêmio mais cobiçado da indústria neste domingo (13). O grande vencedor da noite foi Ataque dos Cães, que faturou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. Esse é o segundo prêmio em dois dias vencido pela diretora Jane Campion, que na noite sábado também saiu vencedora do DGA Awards.
Assim como Ataque dos Cães, No Ritmo do Coração venceu em duas categorias: Troy Kotsur recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto Siân Heder levou o troféu de Melhor Roteiro Adaptado.
Mas o maior número de troféus foi vencido por Duna. O filme de Denis Villeneuve dominou as categorias técnicas, recebendo os prêmios de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção. Não bastasse, o Hans Zimmer no longa também foi celebrado como Melhor Trilha Sonora Original.
Quem também saiu premiado foi Will Smith. O astro venceu a concorrência de Leonardo DiCaprio, Benedict Cumberbatch e Mahershala Ali e recebeu o BAFTA de Melhor Ator por seu trabalho em King Richard: Criando Campeãs.
-
Belfast
-
Licorice Pizza
MELHOR FILME
-
After Love
-
Ali & Ava
-
Belfast
-
Boiling Point
-
Cyrano
-
Everybody's Talking About Jamie
-
Casa Gucci
-
Noite Passada em Soho
-
007 - Sem Tempo Para Morrer
-
Identidade
MELHOR FILME BRITÂNICO
-
Aleem Khan, por After Love
-
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
-
Audrey Diwan, por Happening
-
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
-
Jane Campion, por Ataque dos Cães
-
Julia Ducournau, por Titane
Melhor Direção
-
Lady Gaga, por Casa Gucci
-
Alana Haim, por Licorice Pizza
-
Emilia Jones, por No Ritmo do Coração
-
Renate Reinsve, por The Worst Person in the World
-
Joanna Scanlan, por After Love
-
Tessa Thompson, por Identidade
MELHOR ATRIZ
-
Citriona Balfe, por Belfast
-
Jessie Buckley, por A Filha Perdida
-
Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
-
Ann Dowd, por Mass
-
Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
-
Ruth Negga, por Identidade
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
-
Adeel Akhtar, por Ali & Ava
-
Mahershala Ali, por Swan Song
-
Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
-
Leonardo DiCaprio, por Não Olhe Para Cima
-
Stephen Gragam, por Boiling Point
-
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ATOR
-
Mike Faist, por Amor, Sublime Amor
-
Ciarán Hinds, por Belfast
-
Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
-
Woody Norman, por Sempre em Frente
-
Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
-
Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
MELHOR ATOR COADJUVANTE
-
Aaron Sorkin, por Apresentando os Ricardos
-
Kenneth Branagh, por Belfast
-
Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
-
Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
-
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
-
Siân Heder, por No Ritmo do Coração
-
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
-
Denis Villeneuve, por Duna
-
Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
-
Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
-
Aleem Khan, por After Love
-
James Cummings & Hester Ruoff, por Boiling Point
-
Jeymes Samuel, por Vingança & Castigo
-
Posy Dixon & Liv Procter, por Keyboard Fantasies
-
Rebecca Hall, por Identidade
MELHOR ESTREIA DE ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO
-
Drive My Car (Japão)
-
A Mão de Deus (Itália)
-
Mães Paralelas (Espanha)
-
Petite Maman (França)
-
The Worst Person in the World (Noruega)
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA
-
Becoming Cousteau
-
Cow
-
Flee
-
The Rescue
-
Summer of Soul (... ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
-
Encanto
-
Flee
-
Luca
-
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
MELHOR ANIMAÇÃO
-
Daniel Pemberton, por Apresentando os Ricardos
-
Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
-
Hans Zimmer, por Duna
-
Alexandre Desplat, por A Crônica Francesa
-
Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
MELHOR TRILHA SONORA
-
Boiling Point
-
Duna
-
A Mão de Deus
-
King Richard: Criando Campeãs
-
Amor, Sublime Amor
MELHOR ELENCO
-
Greig Fraser, por Duna
-
Dan Laustsen, por O Beco do Pesadelo
-
Linus Sandgren, por 007 - Sem Tempo Para Morrer
-
Ari Wegner, por Ataque dos Cães
-
Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
MELHOR FOTOGRAFIA
-
Úna Ní Dhonghaíle, por Belfast
-
Joe Walker, por Duna
-
Andy Jurgensen, por Licorice Pizza
-
Tom Cross & Elliot Graham, por 007 - Sem Tempo Para Morrer
-
Joshua L. Pearson, por Summer of Soul (... ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
MELHOR MONTAGEM/EDIÇÃO
-
Sarah Greenwood & Katie Spencer, por Cyrano
-
Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos, por Duna
-
Adam Stockhausen & Rena DeAngelo, por A Crônica Francesa
-
Tamara Deverell & Shane Vieau, por O Beco do Pesadelo
-
Adam Stockhausen & Rena DeAngelo, por Amor, Sublime Amor
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
-
Jenny Beavan, por Cruella
-
Massimo Cantini Parrini, por Cyrano
-
Robert Morgan & Jacqueline West, por Duna
-
Milena Canonero, por A Crônica Francesa
-
Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
MELHOR FIGURINO
-
Cruella
-
Cyrano
-
Duna
-
Os Olhos de Tammy Faye
-
Casa Gucci
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
-
Duna
-
Noite Passada em Soho
-
007 - Sem Tempo Para Morrer
-
Um Lugar Silencioso: Parte II
-
Amor, Sublime Amor
MELHOR SOM
-
Duna
-
Free Guy: Assumindo o Controle
-
Ghostbusters: Mais Além
-
Matrix Resurrections
-
007 - Sem Tempo Para Morrer
MELHORES EFEITOS VISUAIS
-
Affairs of the Art
-
Do Not Feed the Pigeons
-
Night of the Living Dead
MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICO
-
The Black Cop
-
Femme
-
The Palace
-
Stuffed
-
Three Meetings of the Extraordinary Committee