Enquanto o BAFTA 2024 foi maravilhoso para alguns, para outros, a coisa foi bem diferente. Barbie, Assassinos da Lua das Flores e Maestro foram completamente esnobados na premiação, não levando nenhum prêmio.
Indicado a cinco categorias, influindo melhor atriz para Margot Robbie e roteiro para Greta Gerwig, Barbie saiu de mãos abanando. Assim como o filme de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, indicado em nove categorias, como melhor filme, edição e elenco, que saiu sem levar nada.
Já Maestro, dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, foi indicado sete vezes em prêmios como melhor ator e direção — para Cooper, além de categorias técnicas, e também ficou chupando o dedo no BAFTA.
- BAFTA 2024: Veja a lista completa com todos os vencedores
- Veja o calendário com as próximas premiações
Na direção oposta, Oppenheimer, filme dirigido por Christopher Nolan, venceu sete das 13 categorias a que foi indicado. Entre os prêmios estão melhor direção para Nola, melhor ator para Cillian Murphy, fotografia e edição.
Em segundo lugar tivemos outro sucesso com Pobres Criaturas. O filme de Yorgos Lanthimos consagrou Emma Stone como melhor atriz e levou os vários prêmios visuais, como figurino, maquiagem e efeitos especiais.
Quem também fez sucesso foi Zona de Interesse, do diretor Jonathan Glazer, que venceu como melhor filme britânico, além de melhor som e filme em língua não-inglesa. Pelo voto popular, a atriz Mia McKenna-Bruce, de How to Have Sex, ganhou como artista revelação.