Grande sucesso dos cinemas em 2023, Barbie não escapou de algumas críticas voltadas ao seu discurso feminista, considerado raso por uma parcela do público. America Ferrera, que vive Gloria no longa, rebateu esses comentários, lembrando que muitas das pessoas atingidas pela produção não tinham conhecimento ou contato com a filosofia feminista. “Há muitas pessoas que precisam de um curso feminismo básico, há gerações inteiras de meninas que ainda estão crescendo e que não têm palavras para a cultura em que estão sendo criadas”, afirmou a atriz ao The New York Times.
Para Ferrera, “dizer algo que talvez seja fundamental ou, no ponto de vista de alguns, um ‘feminismo básico’, não é necessariamente uma simplificação excessiva. Presumir que todos estão no mesmo nível de conhecimento ou compreensão da experiência feminina que é uma simplificação excessiva.” A atriz ainda lembrou que “países inteiros baniram esse filme por um motivo”, referindo-se a territórios como Argélia, Vietnã, Kuwait e Líbano.
- America Ferrera comenta discurso poderoso em Barbie: "Profundamente impactada"
- Margot Robbie explica por que Ryan Gosling é o Ken ideal
- Margot Robbie conta o que a convenceu a viver a boneca
- Greta Gerwig “ainda não acredita” que a deixaram fazer o filme
- Por dentro da Barbielândia: Elenco e diretora revelam segredos do set de Barbie
Barbie, coestrelado por nomes como Margot Robbie, Ryan Gosling, Simu Liu, America Ferrera e Will Ferrell, saiu de cartaz nos cinemas brasileiros após ter arrecadado mais de US$1,4 bilhão globalmente. O filme está indicado em diversas categorias no Globo de Ouro e no Critic's Choice Awards.
Na história, a Barbie interpretada por Margot Robbie escapa da Barbieland para tentar resolver seu próprio problema de funcionamento. Acompanhada do Ken de Ryan Gosling no mundo real, ela tem um choque de realidade enquanto ele descobre o patriarcado – e, assim, coloca tudo em risco.
Barbie está disponível na HBO Max.