Esta Barbie ganhou muito dinheiro! O filme de Greta Gerwig estreou de forma explosiva ao redor do mundo, e quem conta essa história são os números de bilheteria. Abaixo, reunimos todos os recordes quebrados por Barbie ao longo de sua exibição.
A melhor bilheteria de estreia de 2023 nos EUA
Com US$ 155 milhões arrecadados em seus primeiros dias em cartaz nos Estados Unidos, Barbie bateu com alguma folga os US$ 146 milhões de Super Mario Bros. - O Filme para se tornar a melhor estreia do ano até agora no país.
A melhor bilheteria de estreia de um filme dirigido por mulher nos EUA
Um grande filme, ainda não assisti. #Barbie pic.twitter.com/xN4mstPlG7
— Captain Marvel BR (@CaptMarvelBR) April 4, 2023
Nessa disputa, a maior “rival” da boneca da Mattel é ninguém menos do que a Capitã Marvel, que arrecadou US$ 153 milhões em seu fim de semana de estreia nos EUA, e US$ 456 milhões mundialmente no mesmo período.
Em terras estadunidenses, Barbie ganhou a competição com seus US$ 155 milhões, mas Carol Danvers continua sendo a maioral nos cinemas mundiais - o filme estrelado por Margot Robbie arrecadou US$ 337 milhões ao redor do globo.
A melhor bilheteria de estreia de Margot Robbie e Ryan Gosling
Batendo os primeiros fins de semana de Esquadrão Suicida (US$ 133 milhões), estrelado por Robbie, e de Blade Runner 2049 (US$ 32 milhões), estrelado por Gosling, Barbie estabeleceu um novo auge para as carreiras de seus dois astros
A melhor bilheteria de estreia de um filme inspirado em brinquedo
Aí não teve para ninguém, né? A única franquia que bate de frente com os US$ 155 milhões de Barbie nesse subgênero é Transformers - e o filme dos robôs gigantes que estreou melhor nos EUA foi O Lado Oculto da Lua, em 2011, com US$ 115 milhões.
O 4º melhor fim de semana de bilheteria da história dos EUA
BARBENHEIMER by @ThatTallGinger. Available now on our web store: https://t.co/0h1EsnASzQ. pic.twitter.com/e9P7eGRiLC
— Layered Butter (@layered_butter) July 7, 2023
Aqui o crédito precisa ser dividido: foi graças ao fenômeno “Barbenheimer”, que levou mais de 200 mil americanos a encarar uma rara sessão dupla nos cinemas, que essa marca histórica para Hollywood foi alcançada.
Com os US$ 155 milhões de Barbie e os US$ 80 milhões de Oppenheimer, os cinemas americanos tiveram seu 4º melhor fim de semana da história - atrás apenas das ocasiões em que Vingadores: Ultimato, Vingadores: Guerra Infinita e Star Wars: A Ascensão da Força aportaram nos cinemas.
Como já aponta o fato de que Barbie arrecadou quase o dobro da bilheteria de seu “concorrente”, o filme estrelado por Margot Robbie foi o grande impulsionador deste fim de semana fenomenal nos cinemas americanos. Inclusive, 6% (ou US$ 5 milhões) da bilheteria do épico de Christopher Nolan veio de clientes que não conseguiram ingressos para Barbie, cujas sessões estavam concorridíssimas.
A maior pré-venda do ano no Ingresso.com
Barbie demorou apenas cinco dias para estilhaçar o recorde da plataforma, uma das maiores de venda de ingressos para cinema no Brasil. O aplicativo/site ainda informou que o filme teve uma performance comercial 166% melhor do que o próprio time do Ingresso.com estava esperando.
A maior pré-venda da história da Warner no Brasil
Ainda no campo das vendas antecipadas, Barbie impressionou ao se tornar o filme mais bem-sucedido da história da Warner Bros. Discovery no Brasil. Vale lembrar que o estúdio é o responsável por lançar franquias como Harry Potter e DC nos cinemas nacionais.
A 3ª melhor bilheteria de estreia da história do Brasil
4,1 milhões de brasileiros foram assistir a Barbie em seu primeiro fim de semana em cartaz - o terceiro maior número da história dos cinemas do país. Somente Vingadores: Ultimato (5,5 milhões) e Homem-Aranha: De Volta Para Casa (4,5 milhões) superam a boneca.
Primeira diretora solo no clube do bilhão
Em seu terceiro fim de semana, Barbie atingiu a aguardada marca do US$ 1 bilhão de dólares -- e Greta Gerwig se tornou a primeira diretora solo a entrar para o clube dos que comandaram um filme bilionário.
Vale lembrar que Capitã Marvel (US$ 1,1 bilhão, na 31ª posição geral das bilheterias), Frozen (US$ 1,2 bilhão, na 20ª posição) e Frozen II (US$ 1,4 bilhão, na 13ª posição) têm codiretoras mulheres. Anna Boden assinou o longa da Marvel ao lado de Ryan Fleck, enquanto Jennifer Lee dividiu crédito com Chris Buck em ambas as animações.