O diretor Basel Adra, diretor de Sem Chão e vencedor do Oscar, fez um discurso na ONU a favor da Palestina e sobre o que está acontecendo no confronto contra Israel. Vale lembrar que recentemente, Hamdan Ballal, co-diretor do longa, foi sequestrado e agredido pelo exército israelita.
"Eu carrego a câmera desde que era adolescente. Comecei a filmar o que aconteceu na minha aldeia. A razão pela qual eu comecei a filmar foi porque tudo o que vi foram escavadeiras entrando em nossas comunidades e demolindo nossas casas. Eu queria que o mundo soubesse que vivemos nesta terra. Que existimos", comentou o diretor.
“I have carried the camera since I was a teenager. I started filming what happened to my village. The reason why I started filming because all I saw was bulldozers entering our communities and demolishing our homes. I wanted the world to know that we live in this land. That we… pic.twitter.com/D4pSvWd4uj
— State of Palestine (@Palestine_UN) April 3, 2025
"Continuamos nossa luta contra esses crimes e a ocupação israelense. Estamos firmes em nossa terra. Esta é uma luta que começou com meu avô contra a ocupação e o deslocamento israelense. É por isso que estou aqui e é por isso que fiz Sem Chão. Até que tenhamos nossa liberdade e vivamos em nossa terra com liberdade e dignidade. Espero que minha filha não tenha que fazer o mesmo trabalho e tenha todos os direitos como seres humanos. Não estou esperançosa, mas não desistiremos," comentou o diretor, que continuou o discurso.
“We are continuing our struggle against these crimes and the Israeli occupation. We are steadfast on our land. This is a struggle that started with my grandfather against Israeli occupation and displacement. This is why I am here and this is why I made “No Other Land”. Until we… pic.twitter.com/Ueei4IeyjP
— State of Palestine (@Palestine_UN) April 3, 2025
"Os colonos israelenses têm total impunidade. Isso mostra que esses crimes não estão acontecendo apenas porque os terroristas querem cometer crimes e nos atacar, os palestinos, o que é verdade, mas essa é uma política de Estado e uma estratégia para nos deslocar de nossas terras e construir assentamentos e postos avançados ilegais. Perdemos sete comunidades palestinas. Vilas inteiras foram deslocadas".
“The Israeli settlers have full impunity. This shows that these crimes are not just happening because terrorist setters want to commit crimes and attack us the Palestinians, which is true, but this a State policy and a strategy to displace us from our land and to build illegal… pic.twitter.com/O5tUaNBZ0y
— State of Palestine (@Palestine_UN) April 3, 2025
Sobre o filme
Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários