Filmes

Crítica

O Beijo do Dragão | Crítica

Bafo do Dragão

29.11.2001, às 01H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

O que acontece quando se decide fazer um filme de artes-marciais típico de Hong Kong, com um chinês como ator principal, estilo hollywoodiano de ação e totalmente ambientado na França?

Acontece uma salada russa chamada O Beijo do Dragão (Kiss of the Dragon, França/EUA, 2001).

Tendo no papel principal o astro das artes-marciais Jet Li (Romeu tem que morrer, Máquina Mortífera 4), o filme tem objetivos modestos. Seu intuito é simplesmente passar de uma cena de luta para a outra, exigindo o menor esforço mental possível da audiência. Mesmo com barreiras tão simples pela frente, o filme falha miseravelmente.

As seqüências de ação, apesar das coreografias bem realizadas, são desnecessariamente ultra-violentas. Corpos cortados ao meio, dezenas de inocentes mortos, explosões de sangue (resultado do golpe-título do filme) e outras nojeiras do tipo caem bem para filmes de Jason e funcionaram no passado para o Rambo. Hoje em dia, a estética difundida por The Matrix já provou que para um bom filme do tipo, não são necessários rios de sangue.

Besteirol

Dirigido pelo estreante Chris Nahon (que até então só havia feito comerciais), produzido por Luc Besson (O 5º Elemento, Nikita) e co-roteirizado por Besson e Robert Mark Kamen (Karate Kid) sobre história "original" de Jet Li, o filme tem um script mais batido que omelete.

Um superpolicial é enviado para fora de seu país em uma missão. Chegando ao seu destino, cai numa armadilha e é acusado de um crime por policiais locais corruptos. Ele consegue escapar, mas ainda tem que provar sua inocência e acaba se deparando com alguém em quem pode confiar, uma linda mulher com problemas tão ruins quanto os dele.

Em O Beijo do Dragão, Jet Li interpreta o superpolicial Liu Jian e Bridget Fonda (Jackie Brown) a prostituta arrependida e boazinha, Jessica. O cúmulo do ridículo no filme é o momento em que Liu descobre que a sua amiguinha é testemunha do crime pelo qual ele foi acusado e pode inocentá-lo. Um detalhe... os dois se conhecem quando ela pede para usar o banheiro da loja onde Liu está se escondendo. Santa coincidência, Batman! Com milhares de lojas em Paris, ela tinha que entrar justamente na loja que ele estava?

Enfim, roteiro zero, péssimas interpretações e violência em demasia. Só vale a pena mesmo para fãs hardcore de artes marciais ou daqui uns anos na "Sessão Ninja" do Canal 21.

Nota do Crítico
Ruim
Beijo do Dragão
Kiss of the Dragon
Beijo do Dragão
Kiss of the Dragon

Ano: 2001

País: EUA, França

Classificação: 18 anos

Duração: 98 min

Direção: Chris Nahon

Elenco: Jet Li, Bridget Fonda, Tchéky Karyo, Max Ryan, Ric Young, Burt Kwouk, Laurence Ashley, Cyril Raffaelli

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.