Filmes

Artigo

Biografia: Guillermo Del Toro

Biografia: Guillermo Del Toro

29.11.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H16

Espinha do diabo

Blade II

Hellboy

Fascinado por filmes de terror, Guillermo Del Toro nasceu em 9 de outubro de 1964, na cidade de Guadalajara, México. Cresceu influenciado por cineastas como George A. Romero, Alfred Hitchcock, Mario Bava e as produções da companhia inglesa Hammer Films.

Nos anos 80 abriu sua primeira empresa, Necrofia, especializada em maquiagem para filmes de terror. Foi um passo para iniciar sua careira em direção. Seu longa-metragem de estréia foi Cronos (1993), ganhador do Prêmio Ariel de Oro (o Oscar mexicano) em várias categorias: direção, roteiro e melhor filme entre outros. A fita conta a história de um dono de uma loja de antiqüidades que descobre que um de seus pertences pode lhe dar juventude eterna. Em troca, porém, ele se torna sedento por sangue. Se você é fã de vampiros e filmes do gênero, vale a pena conferir. Por fim a produção foi a escolhida para representar o México na categoria Filme Estrangeiro do Oscar daquele ano.

Sua projeção no mercado internacional o levou à sua estréia em Hollywood. Mutação (Mimic - 1997), com Mira Sorvino, conta a história de um bicho criado geneticamente para destruir baratas, mas que acaba evoluindo e aterrorizando toda a cidade de Nova York. Depois de sofrer com diversas interferências por parte do estúdio e dos produtores, Guillermo retornou à sua origem em A Espinha do Diabo (2001). O filme, produzido por Pedro e Augustin Almodóvar foi realizado na Espanha. Novamente devido ao sucesso de crítica, foi convidado a dirigir a seqüência de Blade (1998), que em 2002 levou Wesley Snipes a vestir mais uma vez um sobretudo preto e girar sua espada para todos os lados para matar vampiros ao seu redor.

Chega então a hora de dar ao ator e amigo Ron Perlman, com quem já havia trabalhado em Cronos e Blade II, a chance de estrelar um longa. Fã incondicional de histórias em quadrinhos, Del Toro "matou" pela oportunidade de levar para as telas seu personagem favorito: Hellboy, criado por Mike Mignola. Foram vários anos discutindo com executivos de Hollywood e batendo o pé que Perlman era o ator ideal para encarnar o Vermelho. Hellboy (2004) foi tão bem aceito que uma continuação do filme já está em andamento.

Mas a consagração entre os críticos aconteceu com Labirinto do Fauno, fábula ambientada em 1944, logo após a vitória do general Francisco Franco no pós-guerra fascista. O filme foi elogiadíssimo em festivais e cimentou o nome de Del Toro entre os grandes cineastas da atualidade.

Católico fervoroso, Del Toro coleciona imagens de santos e anjos e uma de suas marcas registradas é colocá-los em seus filmes. Esta excentricidade chega a ser irônica se comparada ao seu gosto pelo terror e seus personagens demoníacos, com os quais sempre parece ficar tão confortável e feliz... como nas fotos ao lado.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.