A estreia de Borat 2: Fita de Cinema Seguinte trouxe uma inesperada reviravolta vinda do Cazaquistão do mundo real. O país, que é retratado de forma fictícia pelos filmes de Sacha Baron Cohen, resolveu adotar o bordão “Very Nice” (Muito Legal, em tradução livre) como slogan de turismo. O governo divulgou um vídeo com curtos comerciais de TV que apresentam suas belezas naturais e culturais com a famosa frase. Confira acima.
Vale lembrar que na época da estreia do primeiro filme de Borat, em 2006, o governo do Cazaquistão não teve uma reação muito positiva. A produção chegou a ser banida no país, além de inspirar uma série de campanhas de publicidade para “limpar” a visão que o mundo passou a ter do lugar. A recepção foi se transformando com o tempo, com muitas figuras políticas celebrando que o filme colocou o país no mapa.
Em um comunicado ao The New York Times, Sacha Baron Cohen celebrou a cultura do país. “Isso é uma comédia, e o Cazaquistão do filme não tem nada a ver com o do mundo real. Escolhi o Cazaquistão porque era um lugar que quase ninguém nos EUA conhecia, o que nos permitiu criar um mundo selvagem, cômico e falso. O Cazaquistão real é um belo país com uma sociedade orgulhosa e moderna - o oposto da versão de Borat”.
- Leia a crítica de Borat: Fita de Cinema Seguinte
- Como Borat mudou minha 7ª série - e possivelmente minha vida
Filmado em segredo, Borat 2: Fita de Cinema Seguinte já está disponível no Amazon Prime Video.