Depois de ter a classificação indicativa alterada para 18 anos, o filme Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola não terá de ser removido de plataformas de streaming e aquisição digital sob demanda. Em decisão da juíza Daniela Berwanger Martins, da 7ª Vara Federal do Rio, o despacho da Secretaria Nacional do Consumidor que vetava a exibição do long sob pena de multa de RS$50 mil por dia foi suspenso.
Segundo a Folha de S.Paulo, a magistrada considerou que a nova classificação indicativa tornava o veto à produção, inspirada em livro de Danilo Gentili, desnecessário.
- Ministério da Justiça muda classificação de filme de Danilo Gentili para 18 anos
- Globoplay diz que decisão de Ministério sobre filme de Gentili é censura
- Ministério da Justiça determina que plataformas tirem filme de Gentili do ar
Entenda o caso
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, em caráter cautelar, que as plataformas de streaming e de aluguel e compra digitais suspendam a oferta do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola. O motivo, segundo despacho no Diário Oficial da União, seria "a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista". O descumprimento da decisão resultará em multa diária de R$ 50 mil.
A determinação da pasta vem dias depois da adaptação do livro de Danilo Gentili, lançada em 2017, receber acusações de apologia à pedofilia nas redes sociais. A cena que circula no Twitter envolve o dono do manual que dá nome ao filme, interpretado por Fábio Porchat, em uma tentativa de abusar dos protagonistas.
Enquanto existem usuários que apoiam a decisão, outros apontam a possibilidade de ser uma estratégia dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) para desviar a atenção da alta nos preços dos combustíveis.
Sobre a polêmica, Gentili disse no Twitter: "tenho na minha carreira é que consegui desagradar com a mesma intensidade tanto petista quanto bolsonarista"; veja abaixo. Segundo a coluna do Leo Dias no Metrópoles, porém, ele explicou a pessoas próximas que a discussão sobre pedofilia no filme foi tirada de contexto, porque o filme denunciaria o comportamento padrão destes criminosos.
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola traz os jovens atores Bruno Munhoz e Daniel Pimentel como os estudantes Bernardo e Pedro, respectivamente, que se veem divididos entre as obrigações escolares, a necessidade de tirar boas notas e ter bom comportamento, e a falta de propósito em cumprir todas as normas de uma escola que adota medidas cada vez mais politicamente corretas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Após momentos de frustração, Pedro encontra no banheiro do colégio um diário contaminado com dicas para instaurar o caos na escola sem ser notado.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.