Cidade de Deus (2002) é considerado o grande clássico do cinema brasileiro. O filme de Fernando Meirelles, que narra o cotidiano violento de uma favela no Rio de Janeiro, foi vital para o amadurecimento do audiovisual nacional. Mas não foi só o Brasil que reparou o alto nível de qualidade da obra. O longa é referência no mundo todo. Não acredita? Então veja abaixo sete exemplos de produções, cineastas, atores e mais que se inspiraram em Cidade de Deus!
Luke Cage
A série de Luke Cage, na Netflix, é repleta de inúmeras referências à cultura negra, do Blaxploitation ao hip-hop. O criador e showrunner Cheo Hodari Coker também garante que o filme brasileiro foi vital na hora de imaginar o universo do seriado da Marvel, já que sugeriu para a Netflix que o programa seria uma mistura de “Barra Pesada [filme de 1998] com Cidade de Deus, com o tom de The Wire”. Ele explica: “Sou fã de Hype Williams há anos, e o filme Barra Pesada é bombástico em termos de estética e como ela se comunica com os vários aspectos da nossa cultura, como o hip-hop”, falou para a Vulture. “E Cidade de Deus é um dos meus filmes favoritos da vida justamente pela forma como lida com a história de uma parte do Rio. Tudo se conecta através da música e várias tramas diferentes.”
Michael B. Jordan
Na época que topou viver Killmonger em Pantera Negra (2018), o ator Michael B. Jordan explicou que o diretor Ryan Coogler - com quem já tinha trabalhado em Fruitvale Station: A Última Parada (2013) - lhe apresentou Cidade de Deus, que rapidamente se tornou favorito e inspiração. “Quando a gente fez “Fruitvale Station” vimos o filme várias vezes”, falou ao Globo. “E pensamos em como nós, frutos do gueto, conseguíamos entender, até sem som, os personagens do Rio de Janeiro. Fiz pesquisa para meu personagem vendo o filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, e ele se tornou um de meus favoritos na vida. Quando Ryan disse que ele queria que os meninos de "Cidade de Deus" se vissem na tela em “Pantera negra” ele resumiu de uma forma bem crua o sumo deste nosso papo.”
Ryan Coogler
Como disse Michael B. Jordan, Ryan Coogler é grande fã de Cidade de Deus. Na verdade, o diretor de Creed e Pantera Negra afirma que o longa foi fundamental para sua carreira como cineasta. "Vi muitos filmes com minha mãe quando era criança pois ela era um IMDB ambulante que sabe mínimos detalhes de cena até de um episódio de E.R. Plantão Médico. Mas o primeiro filme estrangeiro que vi foi Cidade de Deus. A ideia de ver um filme de gângster do Brasil era atraente. E fiquei impressionado com o filme ao ver rostos como o meu, que falavam como eu, mesmo sendo brasileiros", disse o diretor no Festival de Cannes.
Coringa
Cidade de Deus é inspiração até nas HQs! Um quadrinho do Coringa com roteiros de Brian Azzarello (100 Balas) e desenhos de Lee Bermejo traz o Palhaço Rei do Crime replicando a pose clássica de Dadinho no longa, com arma em mãos.
Cidade de Deus na música
Falando em Leandro Firmino, o próprio reprisou seu papel no clipe de “Come This Way”, do americano Chubby Chub, DJ do 50 Cent. No vídeo, Chub e o rapper Dynasty são confrontados por Zé Pequeno nas favelas do Rio do Janeiro. Além da presença do personagem, toda a estética do clipe é moldada pelo clássico de Fernando Meirelles.
Cidade de Deus nos animes
O impacto do filme brasileiro chegou até o Japão. O filme animado Tekkonkinkreet (2006) pode ter algumas semelhanças temáticas, ao ser ambientado em uma cidade improvisada paras as classes baixas que sofre riscos na mão dos poderosos, mas sua inspiração visual é confirmada. O diretor Michael Arias, colaborador das Irmãs Wachowski em Animatrix e mestre dos efeitos especiais, afirmou que olhou para Cidade de Deus na hora de incorporar a linguagem de câmera na mão ao anime.
“Escolhi câmera-na-mão a lá documentário, ao invés das composições que guiam animações tradicionais”, falou em suas anotações na época, disponíveis hoje em seu site oficial. “O trabalho de câmera ‘improvisado’ vai prender o filme na realidade e servir como uma ferramenta de expressão, ideal para mostrar as partes complicadas da vída nas ruas de Treasure Town [cidade do filme]. Assim como no brilhante Cidade de Deus, ou os filmes de Wong Kar Wei, nossos personagens devem estar pulando de cada quadro, e as locações devem estar inundadas por luz ou cobertas de sombras.”
Bônus: Cidade de Deus no Futebol internacional
Um jogador de base do clube holandês Feyenoord Rotterdam caiu nas graças dos brasileiros. Por seu potencial de estrela? Não, mas sim pelo seu nome: Zépiqueno Redmond. O menino de 13 anos foi batizado de acordo com o icônico personagem de Leandro Firmino.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários